Ir para o conteúdo
  MENU

Município de Santarém

Página principal

Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

sexta-feira:

Esta sexta-feira, dia 28 de junho, às 18h00, a Sala de Leitura Bernardo Santareno recebe a Palestra “De facto o que é o Autismo?”, com a Palestrante Teresa Pires Marques. organizada pela Clínica de Acupuntura Faustino Santos, em colaboração com a Câmara de Santarém.

Nesta sessão vão ser abordados temas como: Perturbação do Desenvolvimento e da Aprendizagem (PDA); Perturbação da Comunicação e da Relação (PCR); Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) Um olhar diferente sobre o PDA / PCR / TEA

. TEA é uma Perturbação no Desenvolvimento dos marcos essenciais ao crescimento emocional saudável

. TEA é uma Perturbação da Aprendizagem como consequência do não-desenvolvimento emocional, essencial à cognição/aprendizagem

. Um olhar diferente sobre o processo terapêutico do TEA

. Cada criança tem um caminho único, próprio, para o diagnóstico do TEA

. Cada criança tem um caminho único, próprio, para o processo terapêutico:

. Para adquirir os marcos emocionais “perdidos”;

. Para superar os sintomas;

. Para ler e identificar, em si e no outro, pistas emocionais, desenvolver empatia e pensamento criativo;

. Para aprender a relacionar-se, a amar os outros, a comunicar e pensar de maneira criativa e lógica

Teresa Pires Marques - Fisioterapeuta e licenciada em Educação Física com especialização em Educação Especial e Reabilitação (FMH - UTL). Docente do Departamento de Educação Especial e Reabilitação na faculdade de Motricidade Humana e na Escola Superior de Educação de Santarém - Instituto Politécnico de Santarém, na área das Necessidades Educativas Especiais. Formadora no âmbito da formação contínua de professores/educadores, técnicos e auxiliares de educação, nas áreas de Educação Especial e Intervenção Precoce.

sábado:

Este sábado, dia 29 de junho, às 09h30, integrado no In.Santarém 2019 - Festival de Artes e Cultura, tem lugar a Visita e Percursos - Santarém entre Torres, com início no Jardim Portas do Sol e término no Mercado Municipal. O percurso contempla uma visita Torre sineira e ao corredor nobre - Santarém entre Torres - Santarém vista de cima.

A visita à Torre Sineira e ao corredor nobre da Diocese, tem o custo de €3,20/pessoa. Duração da visita: cerca de 2h30.

Das 10h00 às 12h00, integrado no In.Santarém 2019 - Festival de Artes e Cultura, há Animação Desportiva para Crianças, promovida pela DECATHLON, no Jardim Portas do Sol. Das 11h00 às 12h00 há Yoga para Todos.

Estas Aulas abertas de Yoga, são asseguradas pela AMA - Associação Movimento Aberto, para participantes de todas as idades, respirando a paz e o silêncio da manhã, no reencontro de cada um consigo próprio, espraiando a vista pela lezíria além Tejo.


O In. Str… não só propõe bons momentos aos habitantes Scalabitanos e aos visitantes, como também propõe momentos de relaxamento e de diversão para todas as idades. Oferecemos um programa exclusivo à prática de exercício físico ao ar livre.

Das 10h00 às 13h00, o Centro Histórico de Santarém recebe os Percursos e Tradição, que conta com a participação do Rancho Folclórico Casais Revelhos. Esta iniciativa está integrada no In.Santarém 2019 - Festival de Artes e Cultura.
O In. Str… não só propõe bons momentos aos habitantes scalabitanos e aos visitantes, como também propõe momentos de relaxamento e de diversão para todas as idades. Oferecemos um programa exclusivo à prática de exercício físico ao ar livre.
- Aulas abertas de Yoga, asseguradas pela AMA - Associação Movimento Aberto, para participantes de todas as idades, respirando a paz e o silêncio da manhã, no reencontro de cada um consigo próprio, espraiando a vista pela lezíria além Tejo.

Às 21h30, a Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário) acolhe o Espetáculo de Dança “O Baile” com Conceção, Direção e Coreografia de Aldara Bizarro. Esta iniciativa está integrada no In. Santarém 2019 - Festival de Artes e Cultura.

O Baile é um espetáculo de dança que envolve a comunidade. Uma experiência que pretende encenar um baile inspirado nos antigos bailes de Aldeia e de Bairro, habitualmente organizados por coletividades, que tinham música ao vivo e que, na sua maior parte, eram o acontecimento mais importante para o grupo que participava e que o organizava.

Artur Fernandes cria a música do projeto e utiliza o seu instrumento de eleição, o acordeão, compõe a música para o grupo, não só para ser tocada pelo seu trio, ao vivo, mas também por uma banda local de 10 músicos que faça também parte do projeto.

Ficha Técnica: CONCEPÇÃO, DIREÇÃO E COREOGRAFIA Aldara Bizarro | INTERPRETAÇÃO/ CO-CRIAÇÃO Costanza Givone, Isabel Costa, Bruno Rodrigues, Manuel Henriques e Susana Gaspar | CRIAÇÃO MUSICAL Artur Fernandes | INTERPRETAÇÃO MUSICAL Artur Fernandes, (concertina), Marco Figueiredo (piano) e Miguel Calhaz (contrabaixo) | DESENHO DE LUZ Francisco Tavares Teles | OPERADOR DE LUZ João Teixeira | OPERADOR DE SOM Miguel Dias | VÍDEO Catarina Santos.

O Baile é uma iniciativa integrada no programa do Serralves em Festa, realizada em parceria com o Manobras no Porto - Centro Histórico 2011/2012. É uma produção de Jangada com financiamento da DGArtes- apoios bienais 2012.

(Dança) (Duração) 60’

Às 21h30 tem início o XXXV Festival de Folclore do Bairro, nas Fontainhas, junto ao Centro Cultural e Recreativo, organizado pelo Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Grainho e Fontaínhas, que conta com a presença dos seguintes grupos: Rancho Folclórico "Os Camponeses" de Santana do Mato (Coruche); Grupo Folclórico das Lavradeiras de São Pedro de Merufe (Monção – Alto Minho); Rancho Folclórico Sampaense (Oliveira do Hospital- Beira Serra); Rancho Folclórico de Fortios (Portalegre) e Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Graínho e Fontainhas (Santarém). Entradas Gratuitas

Às 23h00, passa o Filme “Cinema da Meia Noite” - O Baile, de Ettore Scolao, no Pátio das Palmeiras do Seminário. Esta iniciativa está integrada no In. Santarém 2019 - Festival de Artes e Cultura.

A dança do tempo no tempo da dança. Por um salão de baile, enquanto os pares dançam, desfilam 50 anos da história da França: desde a década de 30 do século passado, da euforia da Frente Popular, até aos anos 80, passando pela Ocupação, Resistência e Maio de 68. Acompanhando a evolução musical, chega-se ao rock e ao disco.
Filme com Christophe Allwright, Aziz Arbia, Marc Berman, Régis Bouquet, do género musical, produção conjunta de ITA/FRA, 1982

domingo:

Este domingo, dia 30 de junho, tem lugar a 3ª Maratona BTT – Trilho dos Mazorros, com partida do recinto das Festas da Póvoa da Isenta, organizada pela Sartim – Associação Desportiva. O evento é constituído por dois percursos alternativos de 35 e 60 km´s. Com novos trilhos e com umas paisagens de encher o olho, estão reunidas as condições para um excelente dia de BTT. Mais informações em: https://www.races2go.com/?task=item&action=display&id=2042

A decorrer:

Até dia 29 de junho, visite a Exposição Bibliográfica “Vamos ler… Margarida Rebelo Pinto”, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00 e aos sábados, das 09h30 às 12h30.

Margarida Rebelo Pinto nasceu em junho de 1965, tendo demonstrado desde criança o querer ser escritora. Iniciou a sua atividade de jornalista em várias publicações como “Diário de Noticias”, “O Independente”, “Marie Claire” e “Se7e”.

O seu primeiro livro, o romance “Sei Lá” (1998) atingiu grande sucesso de vendas em Portugal, o que lhe permitiu, no ano 1999, ter vencido o Prémio literário FNAC.

Margarida Rebelo Pinto paralelamente à escrita dedica-se também ao guionismo e mantém até à presente data uma produção literária regular.

Até dia 21 de setembro visite a Exposição Cartografia Sentimental, no Palácio Landal.

Exposição Cartografia Sentimental é um projeto expositivo híbrido, que explorará a relação das pessoas com a cidade, nomeadamente, com a zona histórica, criando tangentes a questões como a Topofilia, das cidades que se modificam todos os dias e de como transformamos espaços em lugares.

Em permanência:

Visite o Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças, de quarta-feira a domingo, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, sob marcação através do telefone: 243 377 290 ou 912 578 970.

“Painel de azulejos que representa um mostruário de relógio com numeração romana e decoração figurativa dos ventos (éolos ou querubins azuis), nos quatro cantos da composição. É emoldurado por cercadura com decoração geometrizante e simétrica a azul, amarelo, verde e manganês e meios óvulos. O espaço interior é preenchido com uma representação do sol com seus raios em branco e amarelo sobre fundo azul, dividindo o círculo em vinte e quatro partes iguais”.

Visite o Centro de Interpretação Urbi Scallabis – USCI, no Jardim Portas do Sol, de quarta-feira a domingo, das 09h30 às 12h15 e das 14h00 às 17h15. Contato: tel.- 243 357 288.

Instalado no Jardim Portas do Sol, o Centro de Interpretação Urbi Scallabis concilia, de forma harmoniosa, a dimensão turística e a vertente científica, fruto de um aprofundado trabalho de estudo e investigação.

A área expositiva oferece uma fácil abordagem no domínio inovador da interatividade, que lhe permite, à distância de um toque digital, identificar e localizar o valor do património arquitetónico, a riqueza da tumulária, a abundância da heráldica e a qualidade da azulejaria que a cidade ostenta e que, muitas vezes, os escalabitanos e os turistas desconhecem.

Contactos

  • Município

  • Freguesias

  • Empresas Municipais

  • Segurança

  • Saúde e Serviços Sociais

  • Serv. Judiciais

  • Serv. Públicos

  • Serviço de Higiene e Limpeza

     800 207 776

  • Serviços de Cemitérios

     243 352 034
     

  • Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil

    243 304 652

  • Posto de Turismo

     243 304 437
     

  • Biblioteca Municipal Braamcamp Freire

    243 330 240 
     

  • Divisão de Ação Social e Saúde

     243 304 400

  • BLV- Banco Local de Voluntariado

     243 304 400
     

  • Serviço de Atendimento a Familiares e a Doentes de Alzheimer

    243 304 400

  • Câmara Municipal de Santarém

    243 304 200

  • Programa Rede Social – CLASS

     243 304 424
     

  • Gabinete de Psicologia da Criança e do Adolescente

     243 304 400
     

  • Gabinete de Apoio ao Imigrante e Minorias Étnicas

     243 304 400

  • Secção de Receitas

     243 304 217
     

  • Tesouraria

     243 304 214
     

  • Divisão de Espaços Públicos e Ambiente

    243 304 250

  • Divisão de Planeamento e Urbanismo

    243 304 627 243 304 613

  • Divisão de Educação e Juventude

    243 304 400

  • Ambiente e Sustentabilidade - Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade

    243 304 400

  • Serviço de Atendimento da Divisão de Ação Social e Saúde

    243 304 400

  • Divisão de Obras e Projetos

    243 304 241 243 304 297

  • Divisão de Recursos Humanos e Administração

    243 304 200

  • NIAC - Núcleo de Informação Autárquica ao Consumidor

    . 243 304 408 
     

  • Serviço de Sanidade e Higiene Pública Veterinária

     243 304 230
     

  • Relações Públicas e Comunicação

    243 304 400

  • Assembleia Municipal de Santarém

    243 304 223
     

  • Gabinete Técnico Florestal

    243 333 122

    Seg, Qua e Sex: 09h30 às 12h30

  • Departamento Técnico e Gestão Territorial

    243 304 628

  • Sala de Leitura Bernardo Santareno

     243 304 649
     

  • Departamento de Administração e Finanças

    243 304 200

  • Bombeiros Municipais de Santarém

    243 333 122 / 243 333 091

  • Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes

     243 304 400/243 304 409

  • RLIS – Rede Local de Intervenção Social

     914 516 813

     

  • Casa do Ambiente

    243 321 183

  • Loja do Cidadão

    707 241 107

  • Teatro Sá da Bandeira

    243 309 460

     

  • Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão

    243 304 662

     

  • União de Freguesias da cidade de Santarém

    243 321 531

  • Junta de Freguesia de Gançaria

    243 405 164

  • União das freguesias de Casével e Vaqueiros

    243 441 253

  • União das Freguesias de Azoia Cima e Tremês

    243 479 923

  • Junta de Freguesia de Moçarria

    243 499 592

     

  • Junta de Freguesia de Póvoa da Isenta

    243 769 350

  • União das Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira

    243 441 857

  • Junta de Freguesia de Arneiro das Milhariças

    243 449 807

  • Junta de Freguesia de Vale de Santarém

    243 769 614

  • União das Freguesias da Romeira e Várzea

    243 469 758

  • Junta de Freguesia de Pernes

    243 440 570 

     

  • Junta de Freguesia de Amiais de Baixo

    249 870 787

  • União Freguesias de Achete, Azoia Baixo e Póvoa Santarém

    243 469 555

  • Junta de Freguesia de Abrã

    243 400 548

     

  • Junta de Freguesia de Alcanede

    243 400 313

  • Junta de Freguesia de Abitureiras

    243 469 599

  • Junta de Freguesia de Alcanhões

    243 429 794

  • Junta de Freguesia de Almoster

    243 491 404

  • Pavilhão e Nave Desportiva Municipal

     243 300 908

  • A.S. - Empresa das Águas de Santarém - EM, S.A.

    243 30 50 50

  • Piscinas do Sacapeito

     243 300 905

  • Complexo Aquático Municipal

     243 300 900
     

  • Viver Santarém

    243 300 900

     

  • Proteção Civil Municipal

    243 333 122/ 243 333 091

  • Bombeiros Municipais de Santarém

     243 333 122 / 243 333 091 

  • Polícia de Segurança Pública

    243 322 022

  • Guarda Nacional Republicana Brigada 2 - Grupo Territorial de Santarém

    243 300 070

     

  • Bombeiros Voluntários De Santarém

    243377900

     

  • Serviço Municipal de Proteção Civil

    800 222 122

  • Hospital Distrital de Santarém

     243 300 200 

  • Centro Regional de Segurança Social

    243 330 400

  • Administração Regional de Saúde

    243 300 700

  • Unidade de Saúde Familiar do Planalto (Centro de Saúde de Santarém)

    243 303 231/32/33 

  • Unidade de Saúde familiar de S. Domingos (C.S. Santarém)

    243 330 600/601

  • Santa Casa da Misericórdia de Santarém

    243 305 260

  • Cruz Vermelha Portuguesa

     243 323 374
     

  • APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

    243 356 505

     

  • GAV - Gabinete de Apoio à Vítima de Santarém

    243 356 505

  • Procuradoria da Instância Local Criminal de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Instrução Criminal de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central Criminal de Santarém

    243 305 150

  • DIAP

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central do Trabalho de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central Cível de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Comércio de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Família e Menores de Santarém

    243 305 150

  • CTT – Estação

    243 309 730

  • Portugal Telecom, Comunicações S.A.

    243 500 900

  • EDP - LTE - Eletricidade de Portugal

    808 505 505 (linha comercial)

    800 506 506 (avarias

  • Rodotejo

    243 333 200

  • CP - Caminhos-de-ferro Portugueses

    243 333 180

    www.cp.pt

  • Museu Diocesano de Santarém

    243 304 065

  • Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas – CNEMA

    243 300 300