Ir para o conteúdo
  MENU

Município de Santarém

Página principal

Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

sexta-feira:

Na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, às 22h00, o Teatro Sá da Bandeira recebe Tiago Bettencourt, inserido no Festival “Montepio às vezes o amor”. Esgotado.

Tiago Bettencourt é um nome incontornável da música portuguesa. Autor de várias composições de referência da nova música portuguesa, foi há mais de dez anos que embarcou naquela que seria a sua primeira aventura em estúdio, com os Toranja, marcando para sempre o panorama musical português.

O seu último álbum, “A Procura”, o sexto da sua carreira, é uma busca incessante do artista pelos vários quadrantes musicais característicos do próprio e mais além ainda; uma viagem entre a acústica trovadoresca, a pop e as electrónicas discretas. Um disco marcado pelas colaborações de Márcia, Vanessa da Mata e os singles “Se me deixasses ser”, “Partimos a Pedra” e “Diz Sim feat. Vanessa da Mata”.

De resto, as letras têm o dom de nos transportar numa visão, num sentimento e para determinados momentos, porque são os momentos que nos definem, nesse instante perene no qual o tempo e o espaço parecem não existir, que reforçam o cunho próprio deste vocalista, multi-instrumentista e produtor.

Às 22h00 têm início as Festas em Honra do Mártir São Sebastião, em Amiais de Baixo, com Welcome Party by Dj Rex. Às 23h00 há Baile com a Banda Geração XXI e às 00h00 tem início o Concerto com Virgem Suta. Pelas 01h30 continua o baile com a Banda Geração XXI. A partir das 03h30 há Dance Sessions by Dj Kaya / Dj Pedro Machado.

A tradição mais antiga e que mais orgulha a população de Amiais de Baixo é, sem dúvida, a sua festa anual em honra do Mártir São Sebastião, realizada desde 1847.

Reza a história que esta festividade é uma alusão ao "martírio dos homens de Amiais, obrigados a longos períodos de ausência passados nos pinhais", referência a este povo de serradores, que apenas vinham a casa no Natal, na Festa ou na Páscoa.

As Festas foram evoluindo com a própria povoação e nos últimos anos da década de 70, assistiram a uma profunda evolução: apareceram os coretos desmontáveis em metal, em vez dos antigos coretos de madeira, surgiram os vistosos arcos em substituição das habituais lâmpadas penduradas e começaram a ser regra os grandes espetáculos musicais com artistas de renome, nacionais e internacionais.

Também o Fogo-de-Artificio evoluiu da beleza e simplicidade de algumas "rodas-de-fogo" e de uns quantos foguetes de lágrimas, para um Fogo-de-Artifício de uma complexidade monumental, inigualável no distrito.

Atualmente, os pontos altos da Festa são: as alvoradas; a "Espera da Música", quando no sábado à tarde, se faz a receção, com Fogo-de-Artificio, à banda musical que abrilhantará as festas pelas ruas todos os dias; a “Procissão dos Archotes” de sábado à noite, quando o povo vai buscar o Arcanjo S. Miguel à capela do cemitério e depois o conduz à Igreja Matriz (procissão galardoada em 2010, no Recorde do Guiness, como a maior procissão de archotes do mundo); no domingo, a procissão de cariz religioso, na qual as imagens religiosas percorrem as principais ruas da vila e o povo pode cumprir as suas promessas e ofertas aos santos; na segunda-feira, a última procissão com a recondução do S. Miguel ao cemitério e a sentida despedida prestada pelos outros santos e pela população.

sábado:

No sábado, dia 8 de fevereiro, a partir das 14h00, prosseguem as Festas em Honra do Mártir São Sebastião, em Amiais de Baixo, com Abertura da Quermesse. Às 14h30 há Animação com a Bandinha da Moca e às 15h30, tem lugar a Chegada da Orquestra Filarmónica 12 de Abril – Travassô com queima de Fogo-de-Artificio diurno.

Às 17h30 há Animação de rua com a Bandinha da Moca e às 20h30 tem início a Procissão ao cemitério com archotes. Pelas

21h30 há Arraial, abrilhantado pela Orquestra Filarmónica 12 de Abril – Travassô e Grandioso Fogo-de-Artifício. A partir das

23h30 há Baile com a Banda Bico D’Obra e às 00h30tem início o Concerto com os Calema. Pelas 02h00 continua o baile com a Banda Bico D’Obra e às 03h30 há Dance Sessions by Dj Kristof / Dj Gonçalo Ferro.

Das 14h00 às 19h00 há Seminário "Transmissão do conhecimento teórico/prático do Mestre Georges Stobbaerts", por Ondina Viana*, na Federação Portuguesa de Yoga, no Campo Infante da Câmara.

Falar sobre o ensino do Mestre Georges Stobbaerts, tanto a parte teórica como a prática, é um privilégio.

Descobri o Yoga há 40 anos em Oeiras, onde resido, não com o Mestre, mas com uma outra professora.

Desde a primeira aula soube de imediato que era esta modalidade que queria e, até hoje, nunca mais me desliguei. É o meu caminho.

Quis saber mais. Naquele tempo não havia qualquer informação e os livros eram escassos, mas sabia que o yoga não se resumia a posturas.

E foi precisamente através de um livro do Mestre que soube então do Budokan de Portugal, em Cascais, um Centro muito agradável para onde me mudei.

Foi uma mudança estranha, muito diferente daquilo a que estava habituada, mas foi aí que iniciei o meu crescimento espiritual.

Hoje não entendo como se pode praticar yoga sem a transmissão da via espiritual.

Como sabemos há posturas lindíssimas, até muito rebuscadas, mas desprovidas de "alma".

O meu Mestre dizia: "Todo o movimento tem de ser habitado".

Pois é tão diferente esta prática quando se entende a essência de cada movimento, de cada postura.

Estive com o meu Mestre durante 15 anos, mas sempre dando aulas. Algo muito importante quando um professor, ou ainda aluno, continua ao lado do seu Mestre.

Mas naturalmente haverá um momento em que nos vamos desligando desse apoio para caminharmos pelo nosso pé. Continuamos o nosso caminho, o ensinamento ficou e é esse que vou transmitindo nas minhas aulas, perpetuando-o desse modo.

Assim, dia 15, Sábado, entre as 14h e as 19h, faremos um mini Satsang na sede da FPY, em Santarém, onde vamos conversar sobre as mudanças que a prática do yoga nos proporciona, tanto a nível espiritual como físico.

Iremos fazer um trabalho, que não será um trabalho habitual, que nunca esqueci de uma das aulas do meu Mestre e que considero essencial: COMO ABRIR A CINTURA ESCAPULAR.

A interligação entre colegas vai ser essencial para que possam corrigir-se entre si e assim entenderem os possíveis erros que possam existir.

Com muito gosto irei esclarecer as dúvidas que existirem e que acharem por bem partilhar, pois só assim poderemos aprender mais e melhor.

* Ondina Viana foi aluna do Mestre Georges Stobbaerts, é professora de Yoga da Federação Portuguesa de Yoga e praticante há mais de 30 anos.

INSCRIÇÕES ABERTAS para mais um dos muitos seminários com que a Federação Portuguesa de Yoga comemorará durante todo o ano de 2020 os seus 20 anos de existência.

Para mais informações:

Tlf: 243 321 715

domingo:

No domingo, dia 16 de fevereiro, às 08h30, prosseguem as Festas em Honra do Mártir São Sebastião, em Amiais de Baixo, com Alvorada.

Às 09h30 tem início o Peditório acompanhado pela Orquestra Filarmónica 12 de Abril – Travassô e pelas 14h00 tem lugar a abertura da Quermesse.

Às 15h00 há Procissão com todas as imagens, Missa Solene e Arraial e às 20h30 há Arraial, abrilhantado pela Orquestra Filarmónica 12 de Abril – Travassô. Pelas 23h00 há Baile com Banda Acesso e às 00h00 há Concerto com Rebeca. Às 01h30 continua o baile com Banda Acesso e às 03h00 há Dance Sessions by Dj Rex.

Às 11h00 tem início a Caminhada por Santarém, com início no Convento de S. Francisco, organizada pela Viver Santarém. Gratuito. Os interessados em participar devem comparecer no Convento de S. Francisco, às 10h45. Não é necessário fazer inscrição. Mais informações em www.viversantarem.pt

As “Caminhadas da Viver Santarém” são uma atividade gratuita, que alia o desporto à cultura. É um convite para toda a população para a prática de exercício físico e para a criação de hábitos de vida saudáveis. Pretende-se proporcionar momentos de convívio e de contacto com o património natural, histórico e cultural da cidade de Santarém.

Às 13h30 tem início o 4º Encontro Regional - Pólo Aquático - Programa Nacional de Talentos, no Complexo Aquático Municipal de Santarém. Gratuito.

Este Programa, possibilita o encontro dos melhores jogadores de Pólo Aquático, convocados pelo Diretor Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Natação. Estes encontros têm como principal objetivo, contribuir para um maior desenvolvimento de competências destes jogadores, nesta modalidade.

A decorrer:

Até dia 15 de fevereiro, visite a Exposição “Personagens do Imaginário – Exposição de Desenhos da autoria de André Margalho”, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00 e aos sábados, das 09h30 às 12h30.

André Margalho, natural de Santarém (1981) e residente na Vila da Marmeleira (Concelho de Rio Maior), desde tenra idade mostrou o interesse pelo desenho e arte no geral.

Aluno Universitário – Curso de Arquitetura , o qual foi forçado a interromper acabando por não o concluir motivado por problemas de saúde de foro mental, reparte hoje o seu dia a dia com a FARPA- Associação de Familiares e Amigos do Doente Psicótico, onde permanece num projeto de reabilitação, e a Sala de Leitura Bernardo Santareno, através do projeto “Da Palavra à Leitura”, implementado desde 2014 , cujo primordial destaque é o de fomentar e animar a leitura em pessoas com ausência de algumas capacidades cognitivas que as impossibilitem de realizar todos esses processos.

André Margalho pretende mostrar através das suas “Personagens Imaginárias” que a sua Criatividade (no desenho) aliada a uma forte Felicidade que existe em si, são duas forças que têm contribuído para a sua recuperação e inclusão na sociedade.

De 15 de fevereiro a 3 de março, visite a Exposição de Pintura “Paisagens”, que reúne um conjunto de obras de Albertina Silva, na Galeria do Círculo Cultural Scalabitano.

Pintora autodidata, realista, apresenta um conjunto de óleos sobre tela que ficam patentes até ao dia 03 de março.

Oportunidade para conhecer o trabalho desta criadora que o Círculo se orgulha de apresentar.

Até dia 28 de fevereiro, visite a mostra Bibliográfica “António Gedeão – Aniversário de Morte”, na Biblioteca Municipal Braamcamp Freire, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00.

António Gedeão, pseudónimo de Rómulo Vasco da Gama de Carvalho, faleceu a 19 de fevereiro de 1997, na cidade de Lisboa de onde era natural.

Foi professor, profissão que exerceu com paixão, e um conceituado poeta português. A sua obra literária é, na sua maioria, poesia, todavia também se aventurou a escrever teatro, ensaio e ficção.

A sua obra poética revela uma geração reprimida por um regime e atormentada por uma guerra. Publicou o seu primeiro livro de poesia “Movimento Perpétuo”, em 1956, e o último “Novos Poemas Póstumos”, em 1990.

Até dia 29 de fevereiro, visite a mostra Bibliográfica “O Carnaval”, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, de segunda a sexta-feira das 09h30 às 18h00 e sábados 09h30 às 12h30.

O Carnaval, comemorado em fevereiro ou início de março, é uma festividade do cristianismo ocidental que se realiza antes da estação litúrgica da Quaresma, 47 dias antes da Páscoa.

Esta festividade é maioritariamente celebrada com desfiles na rua, o uso de máscaras e toda a criatividade encenada por parte da população, como as sátiras aos políticos e/ou outros acontecimentos da vida social.

Em Portugal, o Carnaval é celebrado em todo o país. Destacamos os carnavais de Podence e Lazarim que incorporam tradições pagãs, como o “careto”. Os “Caretos” figuras enigmáticas do Nordeste Transmontano foram classificadas como Património Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2019.

Até dia 1 de março, visite a exposição “Diálogos”, na Casa Madre Luiza Andaluz, Largo do Milagre.

O instantâneo e absorvente ritmo do nosso dia a dia, ainda nos deixa espaço para “Diálogos”, uma exposição que procura conectar os objetos da coleção da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima com os dilemas da nossa atualidade. A exposição temporária “Diálogos”, presente na Casa Madre Luiza Andaluz, termina no dia 01 de Março de 2020. Para encerrar a exposição, convidamos o público a visitar gratuitamente a exposição, a casa e espaços geralmente fechados ao público, nomeadamente o antigo quarto de Luiza Andaluz, a capela de Nossa Senhora das Vitórias e o coro alto da capela.

Encerramento: 1 de março de 2020, 15h.

Entidade: Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima

Preço: Gratuito

Até dia 31 de março, visite a Coleção de arte contemporânea “Manuela de Azevedo”, na Biblioteca Municipal Braamcamp Freire. Patente de segunda a sexta-feira das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Na Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire encontra-se em exposição parte do espólio artístico da jornalista Manuela Ferreira de Azevedo, doado à Câmara Municipal de Santarém no final da década de 80, espólio esse que contempla reconhecidos artistas nacionais e internacionais.

De 1 de Janeiro até ao final de março está em destaque trimestral uma obra da autoria de Francisco d`Almada: “Casario”, Serigrafia a cores s/ papel, datada de 1983.

Até dia 30 de abril, visite a Exposição Colégio Andaluz, um símbolo escalabitano”, no Centro de Recursos da Escola Superior de Educação de Santarém.

“No Instituto Politécnico de Santarém, a exposição “Colégio Andaluz, um símbolo escalabitano” revela a história do Colégio Andaluz, uma das mais conhecidas obras de Luiza Andaluz e um dos melhores colégios europeus dos anos sessenta. A exposição localiza-se no Centro de Recursos da Escola Superior de Educação e vai estar patente durante o ano letivo 2019/20, no âmbito das comemorações do 40º aniversário da Escola”.

Em permanência:

Visite o Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças, de quarta-feira a domingo, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, sob marcação através do telefone: 243 377 290 ou 912 578 970.

No Núcleo Museológico do Tempo encontra-se em exposição temporária um relógio de mesa, do início do século XX, em terracota policromada, representando duas crianças. Este relógio é proveniente da coleção de relojoaria do Museu Municipal de Santarém e está patente até 31 de agosto de 2019.

Sujeito a marcação através dos contatos: tel. 243 377 290 / 912 578 970

Visite o Centro de Interpretação Urbi Scallabis – USCI, no Jardim Portas do Sol, de quarta-feira a domingo, das 09h30 às 12h15 e das 14h00 às 17h15. Contato: tel.- 243 357 288.

Instalado no Jardim Portas do Sol, o Centro de Interpretação Urbi Scallabis concilia, de forma harmoniosa, a dimensão turística e a vertente científica, fruto de um aprofundado trabalho de estudo e investigação.

A área expositiva oferece uma fácil abordagem no domínio inovador da interatividade, que lhe permite, à distância de um toque digital, identificar e localizar o valor do património arquitetónico, a riqueza da tumulária, a abundância da heráldica e a qualidade da azulejaria que a cidade ostenta e que, muitas vezes, os escalabitanos e os turistas desconhecem.

Contactos

  • Município

  • Freguesias

  • Empresas Municipais

  • Segurança

  • Saúde e Serviços Sociais

  • Serv. Judiciais

  • Serv. Públicos

  • Serviço de Higiene e Limpeza

     800 207 776

  • Serviços de Cemitérios

     243 352 034
     

  • Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil

    243 304 652

  • Posto de Turismo

     243 304 437
     

  • Biblioteca Municipal Braamcamp Freire

    243 330 240 
     

  • Divisão de Ação Social e Saúde

     243 304 400

  • BLV- Banco Local de Voluntariado

     243 304 400
     

  • Serviço de Atendimento a Familiares e a Doentes de Alzheimer

    243 304 400

  • Câmara Municipal de Santarém

    243 304 200

  • Programa Rede Social – CLASS

     243 304 424
     

  • Gabinete de Psicologia da Criança e do Adolescente

     243 304 400
     

  • Gabinete de Apoio ao Imigrante e Minorias Étnicas

     243 304 400

  • Secção de Receitas

     243 304 217
     

  • Tesouraria

     243 304 214
     

  • Divisão de Espaços Públicos e Ambiente

    243 304 200

  • Divisão de Planeamento e Urbanismo

    243 304 627 243 304 613

  • Divisão de Educação e Juventude

    243 304 400

  • Ambiente e Sustentabilidade - Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade

    243 304 400

  • Serviço de Atendimento da Divisão de Ação Social e Saúde

    243 304 400

  • Divisão de Obras e Projetos

    243 304 241 243 304 297

  • Divisão de Recursos Humanos e Administração

    243 304 200

  • NIAC - Núcleo de Informação Autárquica ao Consumidor

    . 243 304 408 
     

  • Serviço de Sanidade e Higiene Pública Veterinária

     243 304 230
     

  • Relações Públicas e Comunicação

    243 304 400

  • Assembleia Municipal de Santarém

    243 304 223
     

  • Gabinete Técnico Florestal

    243 333 122

    Seg, Qua e Sex: 09h30 às 12h30

  • Departamento Técnico e Gestão Territorial

    243 304 628

  • Sala de Leitura Bernardo Santareno

     243 304 649
     

  • Departamento de Administração e Finanças

    243 304 200

  • Bombeiros Municipais de Santarém

    243 333 122 / 243 333 091

  • Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes

     243 304 400/243 304 409

  • RLIS – Rede Local de Intervenção Social

     914 516 813

     

  • Casa do Ambiente

    243 321 183

  • Loja do Cidadão

    707 241 107

  • Teatro Sá da Bandeira

    243 309 460

     

  • Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão

    243 304 662

     

  • União de Freguesias da cidade de Santarém

    243 321 531

  • Junta de Freguesia de Gançaria

    243 405 164

  • União das freguesias de Casével e Vaqueiros

    243 441 253

  • União das Freguesias de Azoia Cima e Tremês

    243 479 923

  • Junta de Freguesia de Moçarria

    243 499 592

     

  • Junta de Freguesia de Póvoa da Isenta

    243 769 350

  • União das Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira

    243 441 857

  • Junta de Freguesia de Arneiro das Milhariças

    243 449 807

  • Junta de Freguesia de Vale de Santarém

    243 769 614

  • União das Freguesias da Romeira e Várzea

    243 469 758

  • Junta de Freguesia de Pernes

    243 440 570 

     

  • Junta de Freguesia de Amiais de Baixo

    249 870 787

  • União Freguesias de Achete, Azoia Baixo e Póvoa Santarém

    243 469 555

  • Junta de Freguesia de Abrã

    243 400 548

     

  • Junta de Freguesia de Alcanede

    243 400 313

  • Junta de Freguesia de Abitureiras

    243 469 599

  • Junta de Freguesia de Alcanhões

    243 429 794

  • Junta de Freguesia de Almoster

    243 491 404

  • Pavilhão e Nave Desportiva Municipal

     243 300 908

  • A.S. - Empresa das Águas de Santarém - EM, S.A.

    243 30 50 50

  • Piscinas do Sacapeito

     243 300 905

  • Complexo Aquático Municipal

     243 300 900
     

  • Viver Santarém

    243 300 900

     

  • Proteção Civil Municipal

    243 333 122/ 243 333 091

  • Bombeiros Municipais de Santarém

     243 333 122 / 243 333 091 

  • Polícia de Segurança Pública

    243 322 022

  • Guarda Nacional Republicana Brigada 2 - Grupo Territorial de Santarém

    243 300 070

     

  • Bombeiros Voluntários De Santarém

    243377900

     

  • Serviço Municipal de Proteção Civil

    800 222 122

  • Hospital Distrital de Santarém

     243 300 200 

  • Centro Regional de Segurança Social

    243 330 400

  • Administração Regional de Saúde

    243 300 700

  • Unidade de Saúde Familiar do Planalto (Centro de Saúde de Santarém)

    243 303 231/32/33 

  • Unidade de Saúde familiar de S. Domingos (C.S. Santarém)

    243 330 600/601

  • Santa Casa da Misericórdia de Santarém

    243 305 260

  • Cruz Vermelha Portuguesa

     243 323 374
     

  • APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

    243 356 505

     

  • GAV - Gabinete de Apoio à Vítima de Santarém

    243 356 505

  • Procuradoria da Instância Local Criminal de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Instrução Criminal de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central Criminal de Santarém

    243 305 150

  • DIAP

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central do Trabalho de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central Cível de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Comércio de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Família e Menores de Santarém

    243 305 150

  • CTT – Estação

    243 309 730

  • Portugal Telecom, Comunicações S.A.

    243 500 900

  • EDP - LTE - Eletricidade de Portugal

    808 505 505 (linha comercial)

    800 506 506 (avarias

  • Rodotejo

    243 333 200

  • CP - Caminhos-de-ferro Portugueses

    243 333 180

    www.cp.pt

  • Museu Diocesano de Santarém

    243 304 065

  • Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas – CNEMA

    243 300 300