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Nova-Velha Dança _ Verónica Metello

Categoria
Teatro Sá da Bandeira
Data
2017-05-20 16:00
Local
Teatro Sá da Bandeira - Rua João Afonso n.º 7, 2000-055 Santarém
Telefone
243 309 460
Email

16h00 | Masterclass – Performance Art em Portugal com Verónica Metello

18h30 | Performances

Reacting to Time - Portugueses na Performance de Vânia Rovisco

NotForgetNotForgive de Carlota Lagido

Moustachu de Sónia Baptista

Dança Concreta de Daniel Pizamiglio

Conversa com os artistas, António Olaio, Clara Menéres, Ana Bigotte Vieira e Verónica Metello.

Nos anos 2000, pressentiu-se na dança uma vontade indelével de recuperação de arquivos, discursos, estéticas e corporalidades. Desde então, tem-se insistindo em “reenactments”, “reposições”, “reativações”, que reivindicam um presente trans-histórico, trespassado pela memória e por reflexões sobre o seu papel nas artes performativas contemporâneas. Muito disto se faz agora porque ficaram histórias por contar, coisas por registar, que assumem hoje contornos de contracultura não transmitida aos olhos da história oficial.

Em 1984, dez anos depois do 25 de Abril, o artista António Olaio apresentava a performance Il faut danser Portugal, que significa literalmente, “Há que dançar Portugal”. Isto dez anos antes de Alexandre Melo questionar se os portugueses tinham corpo e já anunciando, ou exigindo, um conjunto de reconfigurações da experiência da corporalidade “nacional”, como defende o investigador e dramaturgista André Lepecki.

Vânia Rovisco, artista multidisciplinar e bailarina, tem vindo a inquirir formas de transmissão de corporalidade num projeto de reação temporal, alicerçado numa investigação sobre o movimento da performance em Portugal. Para este ciclo, a artista propõe transmitir o trabalho de António Olaio — Il faut danser Portugal (1984) aos alunos do Curso Profissional de Artes do Espetáculo — Interpretação, da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado.

Sob a mesma batuta de Há que Dançar Portugal convidam-se 3 artistas de 3 gerações distintas, cujo trabalho coreográfico se cruza com aquilo que poderíamos insinuar serem operações da performance para, através dos seus trabalhos, se refletir sobre esta relação.

Carlota Lagido, bailarina-arquivo da obra de várias gerações de coreógrafos, apresenta uma das suas primeiras experiências coreográficas notforgetnotforgive, de 1999, originalmente criada para um wc masculino.

Sónia Baptista — coreógrafa, bailarina e escritora — revisita um dos haikus (俳句), nome dado a uma forma curta de poesia japonesa, da sua peça homónima de 2002.

Moustachu, subtítulo: Lamento da Mulher não Barbada, ou Ser Mulher é ter Pêlo Onde se Quer, dialoga inevitavelmente com a peça de Duchamp, L.H.O.O.Q., 1919, onde este acrescentava um bigode e uma pera à famosa Mona Lisa.

Por fim, Daniel Pizamiglio, bailarino e coreógrafo fortalezense radicado em Lisboa, convoca o movimento da poesia concreta e uma certa ontologia da dança enquanto evento da efemeridade e do desaparecimento em Dança Concreta, performance realizada no final do curso PEPCC do Fórum Dança, onde se cruza com Vânia Rovisco e Sónia Baptista.

O programa é complementado com uma intervenção da investigadora Verónica Metello sobre a história da performance no território das artes visuais em Portugal, que dará azo a um debate alargado sobre a porosidade entre conceitos de dança e performance, com vários convidados, dos quais os artistas e percursores da performance em Portugal, António Olaio e Clara Menéres, (Grupo ACRE), entre outros a anunciar.

(Performances) (Duração) 90’ (Classificação) M/06 (Preço) 5€ (lotação limitada)

Local: Incubadora D’artes

Patente até 17 jun.

 

Exposição/Instalação/Investigação | Bar-Galeria TSB

Para uma Timeline a haver - genealogias da dança enquanto prática artística em Portugal

Ana Bigotte Vieira, João dos Santos Martins

Construindo na galeria do Teatro Sá da Bandeira uma cronologia para a dança em Portugal, Para uma Timeline a haver é um exercício coletivo de investigação e de sinalização de marcos relativos ao desenvolvimento e disseminação da dança como prática artística em Portugal nos séculos XX e XXI, com especial incidência na segunda metade do século XX.

Exposição | Piano-Bar TSB

Dança do Existir - Retrospetiva em imagens do trabalho coreográfico de Vera Mantero

Cerca de 30 fotografias traçando o percurso da coreógrafa, das suas primeiras criações às mais recentes. A exposição integra ainda a consulta de registos videográficos de alguns dos trabalhos da coreógrafa.

Fotos de lcino Gonçalves, Dirk Rose, Henrique Delgado, José Fabião, Jorge Gonçalves, João Tuna, Laurent Philippe

Curadoria e investigação: Ana Bigotte Vieira, João dos Santos Martins | Coordenação do projeto de ativação: Ana Bigotte Vieira | Produção: Associação Parasita | Apoio: Fundação Calouste Gulbenkian | Parceria: Instituto de História Contemporânea, Centro de Estudos de Teatro | Design: Ana Schefer e Teo Furtado | Apoio à pesquisa: Pedro Cerejo, Sílvia Pinto Coelho | Agradecimentos: Paula Caspão, Maria José Fazenda, Daniel Tércio.

Conversas com Ana Bigotte Vieira e Activação da Timeline

20 mai. | António Olaio, Clara Menéres, Verónica Metello, Vânia Rovisco, Carlota Lagido, Daniel Pizzamiglio, Sónia Baptista e convidados a anunciar

17 jun. | Ana Rita Teodoro e Carlos Manuel Oliveira

Nova-Velha Dança: Curadoria e direção: João dos Santos Martins | Produção executiva e assessoria de imprensa: Patrícia Azevedo da Silva | Coordenação do projeto “Para uma Timeline a Haver”: Ana Bigotte Vieira | Design gráfico: Ana Schefer, Teo Furtado | Produção: Associação Parasita | Coapresentação: Teatro Sá da Bandeira | Equipa Teatro Sá da Bandeira: Coordenação e Programação Pedro Barreiro | Produção Rodrigo Melo | Equipa Técnica Tiago Correia, Ricardo B. Marques | Frente de casa Fernando Romão, José Maria Moreira | Apoios Institucionais: TSB, Incubadora D’Artes, Câmara Municipal de Santarém | Apoio ao projeto “Para uma Timeline a Haver”: Fundação Calouste Gulbenkian, Instituto de História Contemporânea, Centro de Estudos de Teatro | Escolas associadas: Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, Escola E.B, 2 e 3 D. João II | Parcerias: O Espaço do Tempo, Musibérica, Materiais Diversos, Circular Associação Cultural | Projeto subsidiado pela República Portuguesa / Direção Geral das Artes

Horário: quarta-feira a sábado das 16h00 às 19h00 (em noites de espetáculo abre uma hora antes do mesmo)

 
 

Todas as datas

  • 2017-05-20 16:00
 

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    . 243 304 408 
     

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     243 300 900
     

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  • Serviço Municipal de Proteção Civil

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  • Hospital Distrital de Santarém

     243 300 200 

  • Centro Regional de Segurança Social

    243 330 400

  • Administração Regional de Saúde

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  • Unidade de Saúde Familiar do Planalto (Centro de Saúde de Santarém)

    243 303 231/32/33 

  • Unidade de Saúde familiar de S. Domingos (C.S. Santarém)

    243 330 600/601

  • Santa Casa da Misericórdia de Santarém

    243 305 260

  • Cruz Vermelha Portuguesa

     243 323 374
     

  • APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

    243 356 505

     

  • GAV - Gabinete de Apoio à Vítima de Santarém

    243 356 505

  • Procuradoria da Instância Local Criminal de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Instrução Criminal de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central Criminal de Santarém

    243 305 150

  • DIAP

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central do Trabalho de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central Cível de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Comércio de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Família e Menores de Santarém

    243 305 150

  • CTT – Estação

    243 309 730

  • Portugal Telecom, Comunicações S.A.

    243 500 900

  • EDP - LTE - Eletricidade de Portugal

    808 505 505 (linha comercial)

    800 506 506 (avarias

  • Rodotejo

    243 333 200

  • CP - Caminhos-de-ferro Portugueses

    243 333 180

    www.cp.pt

  • Museu Diocesano de Santarém

    243 304 065

  • Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas – CNEMA

    243 300 300

     

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