Recital de Piano - Marta Menezes: Homenagem a Vianna da Motta

MARTA MENEZES
RECITAL DE PIANO
Homenagem a Vianna da Motta
120 Anos da Banda Filarmónica de Alcanede
Recital de piano inserido numa série de actividades promovidas pela Sociedade Filarmónica Alcanedense (SFA), para comemorar os 120 anos da Banda Filarmónica de Alcanede visando trazer a Alcanede e Santarém momentos musicais ligados à música erudita, acrescentando valor à oferta cultural do concelho.
Vencedora do 1º Prémio no Concurso Beethoven no Royal College of Music (Londres, 2013) e no Concurso Internacional de Piano de Nice Côte D'Azur "Simone Delbert-Février" (2013), Marta Menezes conta ainda com outros prémios em concursos internacionais em Portugal, Espanha e França.
Apresenta-se regularmente em recital, a solo e em música de câmara, tendo actuado em diversos países na Europa, em Cabo Verde e nos Estados Unidos. Das temporadas mais recentes, destacam-se os seus recitais no Centro Cultural de Belém, na Rádio Antena 2, na Chopin Society of Connecticut (EUA) e o concerto de abertura do festival internacional Lisbon Music Fest. Na passada temporada, Marta apresentou-se pela primeira vez na China, numa série de oito concertos em seis diferentes cidades, que terminou com dois concertos de lotação esgotada em Pequim.
Como solista, colaborou com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, com a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, com a Camerata MusArt, com a Camerata Amicis, com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, com a Orchestre Régional de Cannes e com a Student Orchestra da Jacobs School of Music (Universidade de Indiana), sob a direcção dos maestros Pedro Neves, Vasco Azevedo, Gareguin Aratiounian, Carlos Silva, Nikolay Lalov, Nicolas Simon e Louis Lohraseb, respectivamente.
Marta tem um papel activo na divulgação da música portuguesa em Portugal e no estrangeiro. Fez a estreia de várias obras de compositores portugueses contemporâneos e desenvolveu vários projectos dedicados a este repertório.
Recebeu, em 2014, a "Medalha de Prata de Valor e Distinção" pelo seu percurso enquanto pianista, atribuída pelo Instituto Politécnico de Lisboa.
Em 2015 editou o seu primeiro CD, com o apoio da Fundação GDA, com obras de L. v. Beethoven e F. Lopes-Graça, que recebeu o prémio Global Music Award nos EUA: “Silver Medal - Outstanding Achievement” nas categorias de classical piano e emerging artisa, tendo sido também eleito fan favorite.
PROGRAMA
Beethoven (1770-1827)
32 Variações em Dó menor, WoO 80
F. Chopin (1810-1849)
Sonata nº 3 em Si menor, op. 58
I. Allegro maestoso
II. Scherzo: Molto vivace
III. Largo
IV. Finale: Presto non tanto
J. Vianna da Motta (1868-1948)
Meditação
Balada op. 16
F. Liszt (1811-1886)
Rapsódia Húngara nº 10
Música | Duração 60’ | Classificação M/06 | Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete no local, limitada à lotação da sala.
Org. Sociedade Filarmónica Alcanedense
Todas as datas
- 2018-11-17 21:30 - 22:30