Instituto Bernardo Santareno
Viver Santarém
 
Viver Santarém
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Museu Municipal

 

 

 

Águas de Santarém

 

 

 
MEO Autarquias
 
 
Caminhos de Fátima
 
 
Instituto Bernardo Santareno

CRIAÇÃO

O Instituto Bernardo Santareno (IBS) foi criado pelo Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Francisco Moita Flores, em Abril de 2009, que na ocasião nomeou como seu Presidente, Vicente Batalha.

OBJECTIVO

Estudar, divulgar e prestigiar a obra de Bernardo Santareno, com especial enfoque, no seu teatro.


SEDE

 

O IBS está sediado na Sala de Leitura Bernardo Santareno, nas instalações do ex-Ginásio do Seminário, na Rua Pedro Canavarro da cidade de Santarém.
 
ACTIVIDADES

 

Para além de contactos e ligações com as Universidades, Institutos Politécnicos e Companhias e Grupos de Teatro, onde se desenvolvem estudos e teses sobre a obra do dramaturgo e se representam as suas peças, o IBS, em conjunto com a CMS, organiza:

 
PRÉMIO NACIONAL DE TEATRO BERNARDO SANTARENO

 

Esta é uma das iniciativas mais visíveis do IBS. Trata-se de um Prémio bienal, que teve a sua 1ª edição em 2007, para estímulo à criação teatral e ao aparecimento de novos dramaturgos em língua portuguesa. O seu valor é de 15 mil euros. A peça vencedora é objecto de publicação no ano seguinte.

O júri do Prémio Nacional de Teatro Bernardo Santareno 2011, constituído por Carmen Santos, atriz e encenadora, Fernando Dacosta, escritor, dramaturgo e jornalista, José Manuel Mendes, Presidente da Associação Portuguesa de Escritores e Vicente Batalha, Presidente do Instituto Bernardo Santareno, anunciou no dia 17 de Outubro, em conferência de imprensa, o nome do vencedor do Prémio.

O dramaturgo Armando Nascimento Rosa venceu o Prémio de 2011 com a peça “Em Viagem para Belle Reve”, pela “invulgar conjugação” de elementos cénicos e teatrais, de imaginação e escrita”, revelou Vicente Batalha, acrescentando que “a reconstituição histórica, psicológica e técnico-profissional do personagem de Egas Moniz, sobressai tanto no contexto como na elaboração formal, de grande exigência e qualidade”.

A edição de 2011 contou com 71 peças a concurso, oriundas de todo o País, e também do estrangeiro, de países como a Alemanha, a Irlanda, a Austrália e o Brasil.

 

“NOVEMBRO, MÊS DE SANTARENO”

É outra das iniciativas anuais mais importantes da actividade do IBS, desde 2006. Estende-se por todo o mês de Novembro, em Homenagem à vida e obra de Bernardo Santareno, nascido a 19 de Novembro de 1920, na cidade de Santarém.
Programa cultural que inclui, espectáculos de teatro, conferências e exposições, lançamento de publicações, entre outras actividades.


“GALA SANTARENO”

Incluída no programa cultural “Novembro, Mês de Santareno”, grande destaque ainda para a “Gala Santareno”, que se realiza no Teatro Sá da Bandeira, durante a qual são entregues os “Prémios Santareno de Teatro”, que visam distinguir a excelência no teatro português.

Os “Prémios Santareno de Teatro” são atribuídos nas categorias seguintes:

“Especial”
“Revelação”
“Interpretação”
“Espectáculo”
“Carreira”

O troféu, símbolo do “Prémio Santareno de Teatro”, é uma criação do artista plástico, José Coelho.


  
 
 
 
 
 
 

 

Consulte Também

Biografia de Bernardo Santareno

Consulte a Biografia de Bernardo Santareno seguindo este link

 
 
Notas de Imprensa
Constrangimentos financeiros impedem realização Novembro Mês de Santareno.pdf  -  2012-11-19
 
No dia do 92º aniversário do nascimento de Bernardo Santareno, a Câmara de Santarém,através do IBS,informa que devido aos constrangimentos financeiros, não foi possível viabilizar a realização, este ano, “Novembro Mês de Santareno”.
 
 
Vencedores do Prémio Santareno de Teatro apresentados em Santarém - 14-11-2011.pdf  -  2011-11-14
 
O vereador da cultura da Câmara de Santarém, Vitor Gaspar e o presidente do Instituto Bernardo Santareno, Vicente Batalha, apresentaram, dia 14 de Novembro, em Santarém, os vencedores de 2011 do Prémio Santareno de Teatro, nas suas diversas categorias.
 
 
Santarém comemora Novembro, Mês de Santareno - 28-10-2011.pdf  -  2011-10-28
 
Santarém volta a comemorar “Novembro, Mês de Santareno” - mês dedicado à memória do ilustre dramaturgo Bernardo Santareno.
 
 
 
 
 
 
 
 
Fale Connosco
Fale Connosco
 
 
 
 

Início

inalentejo

QREN

UE-FEDER