Ir para o conteúdo
  MENU

Câmara Municipal de Santarém

Página principal

Noticias

Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

quinta-feira:   Esta quinta-feira, 7 de dezembro, às 18h30, tem lugar a CII ASSEMBLEIA DE INVESTIGADORES - “S. Francisco de Assis, leitor da Bí...

Read more

Noticias

Poluição no Tejo leva Executivo Municipal a visita de barco até à Foz do Rio Alviela em busca de soluções…

Sobre o tema "Soluções locais para o Rio Tejo", a Câmara Municipal de Santarém (CMS) organizou esta quarta-feira, dia 6, pelas 09h30, uma visit...

Read more

Noticias

Obra de Requalificação do Miradouro da Rafoa entregue

A empreitada de requalificação do Miradouro da Rafoa foi entregue ontem, dia 5 de dezembro, e tem como objetivo recuperar a área do miradouro, manten...

Read more

Noticias

Atendimento do Gabinete de Orientação ao Endividamento dos Consumidores dia 28 de dezembro

O atendimento do Gabinete de Orientação ao Endividamento dos Consumidores - GOEC, tem lugar no dia 28 de dezembro (quinta-feira), das 10h00 às 12h30...

Read more

Noticias

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemorado em Santarém

Santarém comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, sob o lema “Todos Temos um Dom!”, organizado pelas Plataformas Supraconcelhias...

Read more

Agenda

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
17
18
24
25
31
  SEGUIR

Sala de Leitura Bernardo Santareno

 

 

SALA DE LEITURA BERNARDO SANTARENO

 

 

HISTÓRIAÁREAS E SERVIÇOSATIVIDADES

HISTÓRIA:


A Sala de Leitura Bernardo Santareno foi inaugurada no dia 25 de abril de 1981 no Jardim Sá da Bandeira e encerrou 25 anos depois, para permitir as obras de requalificação do Campo Sá da Bandeira.

Reabriu no dia 23 de outubro de 2008 após terem sido concluídas as obras de intervenção no requalificado Jardim da Liberdade.


Conheça as atividades da Biblioteca Municipal de Santarém e da Sala Leitura Bernardo Santareno através do Facebook.

ÁREAS E SERVIÇOS:


  • Informação e Referência
  • Leitura Geral
  • Empréstimo
  • Espaço Infantil
  • Sala do Conto
  • Leitura de periódicos
  • Internet 

Conheça as atividades da Biblioteca Municipal de Santarém e da Sala Leitura Bernardo Santareno através do Facebook.

 ACTIVIDADES:


Conheça os projetos/atividades da Sala de Leitura Bernardo Santareno. 


Conheça as atividades da Biblioteca Municipal de Santarém e da Sala Leitura Bernardo Santareno através do Facebook.


OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA

Escrita CriativaProjeto direcionado às crianças que frequentem o 4.º ano de escolaridade, tendo como objetivos:

Desenvolver o gosto pela escrita e pela leitura;

Despertar a criatividade e a imaginação usando técnicas trabalho em grupo e individuais;

Dinamizar a ação de forma que promova a escrita como uma atividade divertida e lúdica;

Experimentar as palavras e adaptá-las em vários contextos.

A Escrita Criativa pode ser entendida como um conjunto de métodos que visam criar o prazer pela escrita. O professor deve ser um colaborador nesse processo e proporcionar em sala de aula atividades enriquecedoras e estimulantes, usando diversas estratégias de ensino/aprendizagem. 


BAÚS DE LEITURA

Baús de LeituraO projeto “Baús de Leitura” tem como primordial objetivo contemplar e criar a oportunidade de aproximar e envolver as crianças com o livro e a leitura e contribuir para a sua formação como cidadãos. Este contributo incentiva a criança para a importância de hábitos de leitura e toda a informação enriquecedora facultada através do livro, fator primordial para o seu crescimento e desenvolvimento da competência literária e da leitura.

A ação consiste na entrega/empréstimo aos Jardins-de-infância e Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, de Baús contendo livros selecionados e adaptados às idades das crianças.

O empréstimo é efetuado para o Ano letivo em curso, com a componente de que no final de cada período letivo proceder-se-á à troca dos referidos Baús.

A primeira entrega na escola é acompanhada com uma sessão de animação de leitura, efetuada pelas técnicas de Animação Cultural afetas ao Projeto. O empréstimo dos livros visa ainda, envolver as próprias professoras/educadoras para uma utilização e dinamização do livro e da leitura no contexto das atividades afetas à sala de aula, proporcionando deste modo a possibilidade de levar a Biblioteca à Escola e às crianças. 


CRESCER NA BIBLIOTECA

Crescer na Biblioteca“Crescer na Biblioteca” consiste num projeto que visa dinamizar a leitura e promover o livro, cativar novos leitores e dar a conhecer o espaço da Sala de Leitura Bernardo Santareno.

 De forma divertida e diferente, pretende criar nas crianças o hábito pela leitura e ainda dar-lhes a conhecer a importância da Biblioteca no contexto do mundo do livro e da cultura em geral.

As sessões desenrolam-se na Sala da “Hora do Conto” instalada na Sala de Leitura Bernardo Santareno, um espaço que, através das atividades apresentadas, criam na criança momentos divertidos de fantasia, estimulando em simultâneo a própria criatividade.

A atividade é assegurada pelas Técnicas de Animação Cultural afetas ao serviço, cujo trabalho visa apresentar e divulgar numa diversidade de autores e livros, uma dinâmica com técnicas de exploração das histórias, direcionadas e adaptadas às idades das crianças. 


VIAGENS EM 4L'S

Viagens em 4L's“Viagens em 4 Ls” consiste numa viagem ao mundo do livro e da leitura.

 Este projeto visa promover o livro e a leitura, lançar desafios numa viagem efetuada nas escolas do concelho de Santarém, cujos principais “passageiros” que a integram são – Letras, Livros, Leitura e Leitores.

É um projeto direcionado para a comunidade escolar com o objetivo de estimular, criar e desenvolver competências de compreensão leitora através da conceção de diversas dinâmicas e exercícios à roda da leitura e dos livros.

A ação do projeto desenrola-se na escola, sala de aula ou lugar adaptado para o efeito. A Técnica de Animação Cultural responsável pela atividade, deslocar-se-á à escola numa periodicidade de quinze em quinze dias durante 1 período letivo.

A duração da ação na sala de aula tem a durabilidade de 90 minutos, aproximadamente, e visa envolver as crianças na dinamização apresentada em cada atividade preparada para o efeito.


DA PALAVRA À LEITURA

Da Palavra à LeituraAtravés de um projeto de promoção da leitura, pretende-se fomentar a inclusão das pessoas com doença mental, derrubar a barreira da falta de informação, trabalhar no sentido da sua participação na sociedade e tentar incorporar hábitos de leitura de qualidade para sua vida quotidiana.

A instituição em que se está a desenvolver este projeto é a FARPA - Associação de Familiares e Amigos do Doente Psicótico.

 

Projetos Fora de Portas da Biblioteca


MALA DE ESTÓRIAS / Destinado à Anciania

Mala de EstóriasMala de Estórias é um projeto direcionado aos utentes e residentes dos Centros de Dia e em regime de ERPI (Estrutura Residencial para pessoas idosas) com o objetivo de estimular neles a função intelectual, desenvolver e potenciar o seu desenvolvimento pessoal e fomentar a partilha de vivências. A partir de várias obras, tiram-se lições de vida, recordam-se acontecimentos passados e registam-se memórias vivas.

Os livros vão ao seu encontro numa mala antiga que saiu do sótão para este fim, e em cada viagem, o conteúdo da mala é atualizado segundo as preferências e os pedidos dos utentes, técnicos e familiares.

Este é um projeto que leva a biblioteca até aos anciãos, que leva momentos de leitura, lazer e afetividade e que pretende ser uma ação salutar para quebrar a rotina dos utentes e residentes nas Instituições e Residências.

Um projeto de todos e para todos…com muitas estórias de vida para partilhar.


LIVROS VIAJANTES / Destinado às crianças do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência

Livros ViajantesLivros Viajantes é um projeto que visa promover o livro infantil, mas tem como objetivo primordial contribuir para o processo de aprendizagem e de socialização, possibilitando e potenciando o desenvolvimento cognitivo, linguístico, afetivo, social e cultural de cada criança do Hospital Dia - Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital Distrital de Santarém, EPE.

Direciona-se às crianças, mas também aos seus familiares e através das dinamizações e das práticas sociais, educativas e pedagógicas que implementa, pretende ser um espaço de partilha de livros, contos, valores e carinhos. Partilha-se com as crianças momentos mágicos de histórias, onde todos estão ligados por uma teia de afetos e que aspira ser uma preciosa ajuda terapêutica no processo de cada criança.

Vamos descobrir como fazer da aprendizagem e da leitura algo divertido, mágico e neste caso uma preciosa ajuda terapêutica no processo de cada criança. Com ações de leitura mensais, este projeto viaja da Biblioteca para o Hospital e do Hospital para a Biblioteca…num vai e vem de livros.

 

Horários e ContactosCatálogo Bibliográfico

Horário da Sala de Leitura: 2ª a 6ª Feira das 9h30 às 18h00

Sábados das 9h30 às 12h30

Encerra aos sábados nos meses de julho e agosto

Horário do Espaço Internet: 9h30 às 17h45

Morada: Rua Pedro Canavarro (Antigo Ginásio do Seminário)
2000-030 Santarém

 

Telefone: 243 304 649
Telemóvel: 914 416 330

E-mail:

Consulte aqui o Catálogo Bibliográfico da Rede Municipal de Bibliotecas de Santarém.

 

Rede Municipal de Bibliotecas

 

 

Contactos

  • Município

  • Freguesias

  • Empresas Municipais

  • Segurança

  • Saúde e Serviços Sociais

  • Serv. Judiciais

  • Serv. Públicos

  • Serviço de Higiene e Limpeza

     800 207 776

  • Serviços de Cemitérios

     243 352 034
     

  • Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil

    243 304 652

  • Posto de Turismo

     243 304 437
     

  • Biblioteca Municipal Braamcamp Freire

    243 330 240 
     

  • Divisão de Ação Social e Saúde

     243 304 400

  • BLV- Banco Local de Voluntariado

     243 304 400
     

  • Serviço de Atendimento a Familiares e a Doentes de Alzheimer

    243 304 400

  • Câmara Municipal de Santarém

    243 304 200

  • Programa Rede Social – CLASS

     243 304 424
     

  • Gabinete de Psicologia da Criança e do Adolescente

     243 304 400
     

  • Gabinete de Apoio ao Imigrante e Minorias Étnicas

     243 304 400

  • Secção de Receitas

     243 304 217
     

  • Tesouraria

     243 304 214
     

  • Divisão de Espaços Públicos e Ambiente

    243 304 250

  • Divisão de Planeamento e Urbanismo

    243 304 627 243 304 613

  • Divisão de Educação e Juventude

    243 304 400

  • Ambiente e Sustentabilidade - Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade

    243 304 400

  • Serviço de Atendimento da Divisão de Ação Social e Saúde

    243 304 400

  • Divisão de Obras e Projetos

    243 304 241 243 304 297

  • Divisão de Recursos Humanos e Administração

    243 304 200

  • NIAC - Núcleo de Informação Autárquica ao Consumidor

    . 243 304 408 
     

  • Serviço de Sanidade e Higiene Pública Veterinária

     243 304 230
     

  • Relações Públicas e Comunicação

    243 304 400

  • Assembleia Municipal de Santarém

    243 304 223
     

  • Gabinete Técnico Florestal

    243 333 122

  • Departamento Técnico e Gestão Territorial

    243 304 628

  • Sala de Leitura Bernardo Santareno

     243 304 649
     

  • Departamento de Administração e Finanças

    243 304 200

  • Bombeiros Municipais de Santarém

    243 333 122 / 243 333 091

  • Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes

     243 304 400/243 304 409

  • RLIS – Rede Local de Intervenção Social

     914 516 813

     

  • Casa do Ambiente

    243 321 183

  • Loja do Cidadão

    707 241 107

  • Teatro Sá da Bandeira

    243 309 460

     

  • Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão

    243 304 662

     

  • União de Freguesias da cidade de Santarém

    243 321 531

  • Junta de Freguesia de Gançaria

    243 405 164

  • União das freguesias de Casével e Vaqueiros

    243 441 253

  • União das Freguesias de Azoia Cima e Tremês

    243 479 923

  • Junta de Freguesia de Moçarria

    243 499 592

     

  • Junta de Freguesia de Póvoa da Isenta

    243 769 350

  • União das Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira

    243 441 857

  • Junta de Freguesia de Arneiro das Milhariças

    243 449 807

  • Junta de Freguesia de Vale de Santarém

    243 769 614

  • União das Freguesias da Romeira e Várzea

    243 469 758

  • Junta de Freguesia de Pernes

    243 440 570 

     

  • Junta de Freguesia de Amiais de Baixo

    249 870 787

  • União Freguesias de Achete, Azoia Baixo e Póvoa Santarém

    243 469 555

  • Junta de Freguesia de Abrã

    243 400 548

     

  • Junta de Freguesia de Alcanede

    243 400 313

  • Junta de Freguesia de Abitureiras

    243 469 599

  • Junta de Freguesia de Alcanhões

    243 429 794

  • Junta de Freguesia de Almoster

    243 491 404

  • Pavilhão e Nave Desportiva Municipal

     243 300 908

  • A.S. - Empresa das Águas de Santarém - EM, S.A.

    243 30 50 50

  • Piscinas do Sacapeito

     243 300 905

  • Complexo Aquático Municipal

     243 300 900
     

  • Viver Santarém

    243 300 900

     

  • Proteção Civil Municipal

    243 333 122/ 243 333 091

  • Bombeiros Municipais de Santarém

     243 333 122 / 243 333 091 

  • Polícia de Segurança Pública

    243 322 022/23/24

  • Guarda Nacional Republicana Brigada 2 - Grupo Territorial de Santarém

    243 300 070

     

  • Bombeiros Voluntários De Santarém

    243377900

     

  • Serviço Municipal de Proteção Civil

    800 222 122

  • Hospital Distrital de Santarém

     243 300 200 

  • Centro Regional de Segurança Social

    243 330 400

  • Administração Regional de Saúde

    243 300 700

  • Unidade de Saúde Familiar do Planalto (Centro de Saúde de Santarém)

    243 303 231/32/33 

  • Unidade de Saúde familiar de S. Domingos (C.S. Santarém)

    243 330 600/601

  • Santa Casa da Misericórdia de Santarém

    243 305 260

  • Cruz Vermelha Portuguesa

     243 323 374
     

  • APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

    243 356 505

     

  • GAV - Gabinete de Apoio à Vítima de Santarém

    243 356 505

  • Procuradoria da Instância Local Criminal de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Instrução Criminal de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central Criminal de Santarém

    243 305 150

  • DIAP

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central do Trabalho de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central Cível de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Comércio de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Família e Menores de Santarém

    243 305 150

  • CTT – Estação

    243 309 730

  • Portugal Telecom, Comunicações S.A.

    243 500 900

  • EDP - LTE - Eletricidade de Portugal

    808 505 505 (linha comercial)

    800 506 506 (avarias

  • Rodotejo

    243 333 200

  • CP - Caminhos-de-ferro Portugueses

    243 333 180

    www.cp.pt

  • Museu Diocesano de Santarém

    243 304 065

  • Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas – CNEMA

    243 300 300