Ir para o conteúdo
  MENU

Câmara Municipal de Santarém

Página principal

Noticias

Câmara de Santarém adota medidas para poupar água

A Câmara de Santarém, à semelhança de outras Câmaras do País, está atenta e muito preocupada com a segunda situaç&at...

Read more

Noticias

Câmara de Santarém anuncia hasta pública para concessão de Quiosque

A Câmara de Santarém vai realizar uma hasta pública, no dia 6 de dezembro, às 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com vi...

Read more

Noticias

Santarém Recebe Viatura Médica de Emergência e Reanimação

O Hospital Distrital de Santarém recebeu, hoje, dia 22 de novembro, uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), entregue pelo ...

Read more

Noticias

Inauguração da Feira Nacional de Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência e Incapacidades

A inauguração da Feira Nacional de Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência e Incapacidades teve lugar esta terç...

Read more

Noticias

Sumidouros de CO2 em Santarém

As comemorações do Dia da Floresta Autóctone, começaram no passado dia 18 de novembro, na Casa do Ambiente, com a entrega de 650 árvore...

Read more
  SEGUIR

Biblioteca Municipal

 

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTARÉM

 

 

ORGÂNICAÁREAS E SERVIÇOSO LIVRO E A LEITURAHISTÓRIAFUNDOSMISSÃOVISÃOVALORESOBJECTIVOS

ORGÂNICA:


A Biblioteca Municipal de Santarém e a Sala de Leitura Bernardo Santareno encontram-se integradas no Serviço Municipal de Bibliotecas Arquivo e Património Cultural da Câmara Municipal de Santarém.

A Rede Municipal de Bibliotecas de Santarém é constituída pela Biblioteca Municipal Braamcamp Freire, sita no palácio dos Barões de Almeirim - Rua Braamcamp Freire; a Sala de Leitura Bernardo Santareno a funcionar no edifício do antigo Ginásio do Seminário - Rua Pedro Canavarro e ainda as Bibliotecas de Freguesia de Alcanede, Pernes, Povoa de Santarém, Tremês e Biblioteca Salgueiro Maia (Ribeira de Santarém).

Esta rede, em permanente construção, visa o alargamento e intervenção da Biblioteca Municipal no concelho de Santarém com o objetivo de permitir a todos os munícipes o acesso à informação, à educação e ao lazer, contribuindo assim, para o pleno exercício da cidadania. 


Conheça as atividades da Biblioteca Municipal de Santarém e da Sala Leitura Bernardo Santareno através do Facebook.


Aceda ao Catálogo Online

ÁREAS E SERVIÇOS:


  • Informação e Referência
  • Leitura Geral
  • Empréstimo
  • Espaço Infantil
  • Leitura informal de periódicos
  • Internet
  • Reproduções  

 ACTIVIDADES NO ÂMBITO DA PROMOÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA:


  • Exposições
  • Mostras bibliográficas/evocativas
  • Apresentação/Lançamentos livros
  • Encontros com autores
  • Conferências
  • Cursos Breves/Formação

Projetos no âmbito da promoção da leitura: Baús de Leitura; Crescer na Biblioteca; Viagens em 4Ls, Livros Viajantes, Da Palavra à Leitura e Mala de estórias.

SABE- Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares.

Documentos digitalizados: Consulta/Impressão – Jornais “Santareno”- 1889; “Correio da Extremadura” actual “Correio do Ribatejo” – 1891 a 1954. 

HISTÓRIA


A Biblioteca Municipal de Santarém foi inaugurada dia 13 de Junho de 1880 na presença do Presidente da Câmara, Paulino da Cunha e Silva, do Governador Civil, Júlio Lourenço Pinto e da Comissão Popular composta por ilustres da cidade.

A Biblioteca, que abriu ao público em 23 de Setembro de 1880, possuía, em 31 de Dezembro, 835 títulos num total de 1539 volumes, sendo o número de leitores 54. Florentino José Rodrigues foi o seu primeiro bibliotecário cargo que exerceu até à data do seu falecimento (10 de Março de 1906).

Com a Implantação da República, também a Biblioteca Camões foi alvo de reestruturação.

Em Dezembro de 1913, o bibliotecário José Pedroso solicitou a exoneração do seu cargo. Em sua substituição foi nomeado, a 13 de Janeiro de 1914, Laurentino Veríssimo. A Biblioteca retomou um novo fôlego aumentando o número de títulos em parte devido às doações obtidas pelo bibliotecário. Também o número de leitores aumentou significativamente. Em 16 de Outubro de 1915, a Secretaria-geral das Bibliotecas e Arquivos Nacionais remeteu à Biblioteca 103 títulos num total de 143 volumes.

Durante a década de 20, as festas de encerramento do ano lectivo da Escola Primária Superior decorreram numa das salas da Biblioteca assim como exposições e conferências sobre temas diversos. A 5 de Outubro de 1923, foi aí distribuído um bodo aos pobres a fim de comemorar o 13.º aniversário da proclamação da República.

Em 1923, segundo uma Acta da Câmara, Laurentino Veríssimo preocupado em salvaguardar a memória da cidade solicitou “… que os documentos antigos em manuscrito que existam nos arquivos da Câmara transitem para a biblioteca municipal, o que julga de muito útil engrandecimento daquele estabelecimento.” Como resposta, ficou a aguardar “…a oportunidade para quando se instalar a Biblioteca “Anselmo Braamcamp Freire”, para onde será removida a biblioteca municipal que ficará a cargo do município.”

A morte de Anselmo Braamcamp Freire, em 1921, permitiu que a cidade recebesse um importante legado que para além do palacete de família incluía livros, manuscritos e obras de arte. O facto do testamento do benemérito permitir a integração da biblioteca municipal levou à sua transferência entre Janeiro e 14 de Abril de 1926 para o palacete Braamcamp. Nesse período, a Biblioteca Camões contava com 14 992 volumes e tinha 3155 leitores.

As duas bibliotecas inauguradas a 20 de Abril de 1926 passaram a conviver no mesmo espaço mas com bibliotecários e filosofias diferentes. Manuel Granado Vidal e Laurentino Veríssimo mantiveram a organização das bibliotecas que representavam desde o registo à catalogação dos livros e manuscritos. Veríssimo acumulava o papel de encarregado do Museu.

No final da década de 50, os fundos das duas bibliotecas foram fechados e criou-se a Biblioteca Municipal de Santarém, dirigida primeiro por Alzira Proença e posteriormente por Bertino Coelho Martins. Presentemente, o fundo da biblioteca é constituído por cerca de 120 000 títulos.

Além das anteriores remodelações que a casa já tinha sofrido, em 1977 voltou a ser alvo de uma recuperação e ampliação que se tornava cada vez mais urgente, dado a crescente afluência de público. Assim, de 1977 a 1989, a Biblioteca Municipal de Santarém esteve instalada no edifício do Arquivo Distrital de Santarém.

Actualmente, nesta casa, funciona a Biblioteca Municipal de Santarém e está igualmente aberto ao público o espaço da Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire, tratando-se de espaços fisicamente distintos. 

FUNDOS


Livraria Anselmo Braamcamp Freire

A livraria de Anselmo Braamcamp Freire é composta por cerca de 10 000 volumes de grande riqueza histórica e cultural. Destacam-se títulos como a primeira edição raríssima de Ásia de João de Barros (1552 a 1615); a Segunda parte da Crónica de Damião de Góis (1566), com a assinatura do cronista e o manuscrito original de Thesouro da nobreza de Portugal por Frei de Santo António e Silva.

 

Biblioteca Camões

O fundo desta biblioteca é constituído por cerca de 10 000 volumes doados por personalidades da cidade como Laurentino Veríssimo, cónego Duarte Dias, Manuel António das Neves e Ernestino Paiva Sá Nogueira entre outros.

 

José de Almeida e Vasconcelos

A doação foi feita em vida pelo advogado e benemérito constituindo um fundo de cerca de 4000 volumes.

 

António Ginestal Machado

Doação feita em 2008 pelos descendentes do político e educador. O fundo é constituído por cerca de 1200 títulos.

 

Outras Doações

O fundo da Biblioteca Municipal conta com outros importantes legados de personalidades ligadas à história de Santarém: Adelaide Félix, Virgílio Arruda, Manuela Azevedo, entre outros. 

MISSÃO


A Biblioteca Municipal de Santarém tem como missão criar condições tendentes à promoção da educação, da cultura, da informação e do lazer em torno do livro e da leitura, de modo gratuito e de acordo com os princípios consignados pelo Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas.  

VISÃO


Contribuir para o pleno desenvolvimento da comunidade onde se integra, promovendo valores humanos fundamentais no exercício dos direitos humanos e da cidadania. 

VALORES


Qualidade; Conhecimento; Inovação: Acessibilidade; Liderança; Identidade; Responsabilidade Social; Cidadania. 

OBJECTIVOS 


- Elevar os níveis de literacia dos portugueses através da promoção da leitura, assumida como factor de desenvolvimento individual e de progresso colectivo.

- Proporcionar a todos os munícipes o livre acesso à cultura e à informação possibilitando o uso de equipamentos de tecnologias de informação e comunicação.

- Facultar a consulta e leitura de livros, periódicos, documentos audiovisuais, multimédia e electrónicos.

- Promover actividades de forma a dar resposta às necessidades de informação, cultura, lazer, aquisição de competências, educação e qualificação das pessoas.

- Conservar, valorizar, promover e difundir o património respeitante ao fundo local, contribuindo para reforçar a identidade cultural da região.

- Difundir e facilitar documentação e informação em diversos suportes satisfazendo as necessidades do cidadão.

A Biblioteca Municipal de Santarém é membro da Rede de Bibliotecas da UNESCO desde 23 de setembro de 2014.

Horários e ContactosDocumentosCatálogo BibliográficoCatálogo de Livros para Venda

Horário: 2ª a 6ª Feira das 9h30 às 18h00

Horário de Verão (Julho e Agosto): 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 

Horário do Espaço Internet: 9h30 às 17h45

Morada: Rua Braamcamp Freire
2000-094 Santarém

Telefone: 243 330 240
Fax: 243 304 479
E-mail:

Anselmo Braancamp Freire


Consulte aqui uma breve biografia de Anselmo Braancamp Freire.

Consulte aqui o Catálogo Bibliográfico da Rede Municipal de Bibliotecas de Santarém.

 

Rede Municipal de Bibliotecas

Consulte aqui o Catálogo de Livros Disponíveis para Venda na Biblioteca Municipal de Santarém.

 

 

Contactos

  • Município

  • Freguesias

  • Empresas Municipais

  • Segurança

  • Saúde e Serviços Sociais

  • Serv. Judiciais

  • Serv. Públicos

  • Serviço de Higiene e Limpeza

     800 207 776

  • Serviços de Cemitérios

     243 352 034
     

  • Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil

    243 304 652

  • Posto de Turismo

     243 304 437
     

  • Biblioteca Municipal Braamcamp Freire

    243 330 240 
     

  • Divisão de Ação Social e Saúde

     243 304 400

  • BLV- Banco Local de Voluntariado

     243 304 400
     

  • Serviço de Atendimento a Familiares e a Doentes de Alzheimer

    243 304 400

  • Câmara Municipal de Santarém

    243 304 200

  • Programa Rede Social – CLASS

     243 304 424
     

  • Gabinete de Psicologia da Criança e do Adolescente

     243 304 400
     

  • Gabinete de Apoio ao Imigrante e Minorias Étnicas

     243 304 400

  • Secção de Receitas

     243 304 217
     

  • Tesouraria

     243 304 214
     

  • Divisão de Espaços Públicos e Ambiente

    243 304 250

  • Divisão de Planeamento e Urbanismo

    243 304 627 243 304 613

  • Divisão de Educação e Juventude

    243 304 400

  • Ambiente e Sustentabilidade - Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade

    243 304 400

  • Serviço de Atendimento da Divisão de Ação Social e Saúde

    243 304 400

  • Divisão de Obras e Projetos

    243 304 241 243 304 297

  • Divisão de Recursos Humanos e Administração

    243 304 200

  • NIAC - Núcleo de Informação Autárquica ao Consumidor

    . 243 304 408 
     

  • Serviço de Sanidade e Higiene Pública Veterinária

     243 304 230
     

  • Relações Públicas e Comunicação

    243 304 400

  • Assembleia Municipal de Santarém

    243 304 223
     

  • Gabinete Técnico Florestal

    243 333 122

  • Departamento Técnico e Gestão Territorial

    243 304 628

  • Sala de Leitura Bernardo Santareno

     243 304 649
     

  • Departamento de Administração e Finanças

    243 304 200

  • Bombeiros Municipais de Santarém

    243 333 122 / 243 333 091

  • Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes

     243 304 400/243 304 409

  • RLIS – Rede Local de Intervenção Social

     914 516 813

     

  • Casa do Ambiente

    243 321 183

  • Loja do Cidadão

    707 241 107

  • Teatro Sá da Bandeira

    243 309 460

     

  • Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão

    243 304 662

     

  • União de Freguesias da cidade de Santarém

    243 321 531

  • Junta de Freguesia de Gançaria

    243 405 164

  • União das freguesias de Casével e Vaqueiros

    243 441 253

  • União das Freguesias de Azoia Cima e Tremês

    243 479 923

  • Junta de Freguesia de Moçarria

    243 499 592

     

  • Junta de Freguesia de Póvoa da Isenta

    243 769 350

  • União das Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira

    243 441 857

  • Junta de Freguesia de Arneiro das Milhariças

    243 449 807

  • Junta de Freguesia de Vale de Santarém

    243 769 614

  • União das Freguesias da Romeira e Várzea

    243 469 758

  • Junta de Freguesia de Pernes

    243 440 570 

     

  • Junta de Freguesia de Amiais de Baixo

    249 870 787

  • União Freguesias de Achete, Azoia Baixo e Póvoa Santarém

    243 469 555

  • Junta de Freguesia de Abrã

    243 400 548

     

  • Junta de Freguesia de Alcanede

    243 400 313

  • Junta de Freguesia de Abitureiras

    243 469 599

  • Junta de Freguesia de Alcanhões

    243 429 794

  • Junta de Freguesia de Almoster

    243 491 404

  • Pavilhão e Nave Desportiva Municipal

     243 300 908

  • A.S. - Empresa das Águas de Santarém - EM, S.A.

    243 30 50 50

  • Piscinas do Sacapeito

     243 300 905

  • Complexo Aquático Municipal

     243 300 900
     

  • Viver Santarém

    243 300 900

     

  • Proteção Civil Municipal

    243 333 122/ 243 333 091

  • Bombeiros Municipais de Santarém

     243 333 122 / 243 333 091 

  • Polícia de Segurança Pública

    243 322 022/23/24

  • Guarda Nacional Republicana Brigada 2 - Grupo Territorial de Santarém

    243 300 070

     

  • Bombeiros Voluntários De Santarém

    243377900

     

  • Serviço Municipal de Proteção Civil

    800 222 122

  • Hospital Distrital de Santarém

     243 300 200 

  • Centro Regional de Segurança Social

    243 330 400

  • Administração Regional de Saúde

    243 300 700

  • Unidade de Saúde Familiar do Planalto (Centro de Saúde de Santarém)

    243 303 231/32/33 

  • Unidade de Saúde familiar de S. Domingos (C.S. Santarém)

    243 330 600/601

  • Santa Casa da Misericórdia de Santarém

    243 305 260

  • Cruz Vermelha Portuguesa

     243 323 374
     

  • APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

    243 356 505

     

  • GAV - Gabinete de Apoio à Vítima de Santarém

    243 356 505

  • Procuradoria da Instância Local Criminal de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Instrução Criminal de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central Criminal de Santarém

    243 305 150

  • DIAP

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central do Trabalho de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central Cível de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Comércio de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Família e Menores de Santarém

    243 305 150

  • CTT – Estação

    243 309 730

  • Portugal Telecom, Comunicações S.A.

    243 500 900

  • EDP - LTE - Eletricidade de Portugal

    808 505 505 (linha comercial)

    800 506 506 (avarias

  • Rodotejo

    243 333 200

  • CP - Caminhos-de-ferro Portugueses

    243 333 180

    www.cp.pt

  • Museu Diocesano de Santarém

    243 304 065

  • Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas – CNEMA

    243 300 300