Ir para o conteúdo
  MENU

Câmara Municipal de Santarém

Página principal

Noticias

Atendimento Jurista da DECO dias 4 e 18 de setembro

O atendimento do jurista da DECO realiza-se nos próximos dias 4 e 18 de setembro, das 09h30 às 12h30, nas instalações da antiga Escola Pr&aacu...

Read more

Noticias

Consulte aqui a Programação do “Verão In.Str… é um espanto!” de 25 a 31 de agosto

  No dia 25 agosto, às 21h45, o “Verão In.Str… é um espanto!” brinda Santarém com um concerto dos Charruas, na Pra&cc...

Read more

Noticias

Câmara de Santarém reconhecida pela CDP – Driving Sustainable Economies pela aposta em políticas de mitigação e adaptação às Alterações…

A Câmara de Santarém foi reconhecida pela CDP – Driving Sustainable Economies pela sua aposta em políticas de mitigação e adapta&c...

Read more

Noticias

Consulte aqui a programação do “Verão In.Str… é um espanto!” de 18 a 24 de agosto

A iniciativa “Verão In.Str… é um espanto!” continua com a sua programação e já na próxima sexta-feira, dia 18...

Read more

Noticias

10 dias para provar!...Tomate, Azeite e Alho

  Diz o povo na sua ancestral sabedoria: No Tomate, Azeite e Alho Cada um seu restaurante Se este aqui não lhe serve Visite outro mais adiante Os restau...

Read more

Agenda

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
Data : 2017-08-01
2
Data : 2017-08-02
3
Data : 2017-08-03
4
Data : 2017-08-04
5
Data : 2017-08-05
6
Data : 2017-08-06
7
Data : 2017-08-07
8
Data : 2017-08-08
9
Data : 2017-08-09
10
Data : 2017-08-10
11
Data : 2017-08-11
12
Data : 2017-08-12
13
Data : 2017-08-13
14
Data : 2017-08-14
15
Data : 2017-08-15
16
Data : 2017-08-16
17
Data : 2017-08-17
18
Data : 2017-08-18
19
Data : 2017-08-19
20
Data : 2017-08-20
21
Data : 2017-08-21
26
Data : 2017-08-26
  SEGUIR

Projetos / Iniciativas

Plano de Ação para o Centro Histórico de Santarém

Projetos / Iniciativas para o Centro Histórico de Santarém

Eixos estruturantes e sub-eixos


1. Consolidação Urbana

  • 1.1. Reabilitação do edificado
    • 1.1.1. Conservação e reutilização de edifícios municipais
    • 1.1.2. Parcerias com entidades públicas e privadas detentoras de imóveis no CH, com vista à conservação/reabilitação dos seus edifícios, mediante disponibilização de incentivos
    • 1.1.3. Incentivar ações de reabilitação de edifícios particulares

  • 1.2. Regeneração do espaço público
    • 1.2.1. Conservação prioritária
    • 1.2.2. Requalificação de elementos estruturantes
    • 1.2.3. Renovação e reutilização de equipamentos existentes e a criar
    • 1.2.4. Acessibilidades e mobilidade urbana

  • 2.1. Estabilização e salvaguarda das encostas de Santarém – Plano Geral Estabilização das Encostas de Santarém (PGEES)

  • 2.2. Valorização do património arqueológico, artístico e arquitetónico, imóvel e móvel

2. Desenvolvimento Sustentável e Empreendedorismo

  • 2.1. Economia criativa
    • 2.1.1. Estimular o comércio tradicional e de proximidade através da disponibilização de edifícios/equipamentos municipais para organização de mercados específicos e clusters.
    • 2.1.2. Promover o empreendedorismo qualificado e criativo, incentivando a instalação de atividades no âmbito das novas tecnologias, indústrias não poluentes ou que se distingam das atividades maioritárias no CH.

  • 2.2. Cidadania Ativa
    • 2.2.1. Projeto "Carimbo”
      Criação de uma caderneta destinada a registar o carimbo "Encontrei-te" (um por atividade), por forma a potenciar e valorizar a participação nas atividades culturais/desportivas/ sociais que decorram no Centro Histórico. Preconiza-se uma apropriação de hábitos de participação da sociedade civil nas iniciativas que são dinamizadas pelos vários agentes associativos. Conforme os participantes vão registando determinado número de carimbos, vão sendo reconhecidos com a atribuição de prémios, a definir em parceria com o comércio do Centro Histórico.
    • 2.2.2. Projeto "Free Net”
      Facultar internet gratuita aos munícipes e turistas que visitem o Centro Histórico. Preconiza-se que o utilizador, ao aceder à rede gratuita, tenha acesso imediato a um portal que reúna as informações sobre o Centro Histórico (monumentos, museus, restauração, alojamento, atividades, …). Para tal, o utilizador dirige-se ao Posto de Turismo, onde lhe é atribuída uma password, com a validade temporária desejada.
    • 2.2.3. Projeto "Seguro no Centro”
      Instalação de câmaras de videovigilância que se constituam como um equipamento a ser utilizado por forças de segurança, como complemento à sua ação, objetivando-se a segurança dos transeuntes no espaço do “Centro Histórico”.
    • 2.2.4. Projeto "O Centro Sem Beatas”
      “Portugal Sem Beatas” é um projeto que tem na sua génese a preocupação primeira da limpeza urbana nos espaços públicos. O Município irá, como parceiro, desenvolver ações de sensibilização e de recolha de beatas no Centro Histórico, complementando com o desenvolvimento de estratégias de minimização de um problema que, neste momento, é um resíduo e que pode ser transformado em recurso.
    • 2.2.5. Projeto "Chato é…”
      Campanha de sensibilização para que os transeuntes que circulam com animais de companhia desenvolvam a consciência de que é necessário que procedam à recolha dos dejetos dos mesmos. A contaminação biológica dos espaços públicos, com matéria fecal canina, contendo formas parasitárias infetantes, é um fator e risco para a poluição em geral e para as crianças em particular, pelo que é necessário minimizar as contaminação e proteger a saúde pública.
    • 2.2.6. Projeto “Desporto no Centro”
      Dinamizar atividades desportivas informais, em espaço público e/ou equipamentos municipais nos finais de tarde e fins-de-semana. Concertação de atividades com clubes, ginásios e coletividades como forma de promoção de estilos de vida saudáveis.

  • 2.3. Coesão e inclusão social
    • 2.3.1. Projeto Quarto Crescente
      Promovido pelo Município de Santarém, em estreita colaboração com a Federação Académica de Santarém: visa promover o alojamento de estudantes do ensino superior, durante um ano letivo, em domicílios de seniores situados na cidade de Santarém, assenta numa perspetiva inter geracional, de combate à solidão e revitalização da cidade.
      Atualmente, este projeto está a ser divulgado junto dos públicos-alvo, parceiros sociais e grupos sócio caritativos da sociedade civil.
    • 2.3.2. Cartão Sénior Municipal
      Com o objetivo de apoiar os idosos e sensibilizar o setor privado para a responsabilidade social e participação cívica solidária, o Cartão Sénior Municipal (CSM) é uma mais-valia para os idosos com idade igual ou superior aos 60 anos, cujos rendimentos sejam inferiores ao estipulado para a Remuneração Mínima Mensal Garantida, que por falta de meios, se vêm limitados no acesso a uma situação financeira e social mais digna.
      Os Portadores deste Cartão beneficiam de acessos gratuitos e reduções na aquisição de diversos bens e serviços, sendo de destacar que:
      - Existem 32 entidades aderentes que concedem benefícios aos portadores do CSM: farmácias, talhos, peixaria, óticas, laboratórios de análises, Hospital Privado e outras lojas diversas;
      - Os descontos que concedem são de acordo com as possibilidades de cada entidade e situam-se entre 5% e 50%;
      - 42% das entidades aderentes situam-se no Centro Histórico de Santarém.
    • 2.3.3. Serviço de Teleassistência Domiciliária
      Responde a situações vividas pela população idosa que se encontra em situação de dependência, isolamento e vulnerabilidade; cada equipamento tem um botão de emergência que pode ser usado no pulso ou ao peito e que acionado permite o contato imediato com uma Central Telefónica que funciona 24h/dia nos 365 dias do ano. Esta Central encaminha as situações através de contatos com familiares, com serviços de emergência médica, entre outros.
      De registar que:
      - existem 60 equipamentos instalados no concelho;
      - 10% dos equipamentos estão instalados em domicílios situados no Centro Histórico;
    • 2.3.4. Voluntariado de Proximidade
      Projeto baseado nas relações de proximidade, no sentido de prestar apoio pessoal e social a pessoas idosas, em contexto domiciliário, que encontram em situação de isolamento e solidão. Este projeto é desenvolvido, semanalmente, por voluntários (conversar, escutar, acompanhar nas idas ao médico, passear, auxiliar nas compras, entre outras).
      - Projeto já desenvolvido, atualmente em fase de reativação.

3. Cultural, Património e Turismo

  • 3.1. Criação e programação cultural
    • 3.1.1. In Str (PDF);
    • 3.1.2. Implementar uma plataforma de trabalho conjunto com os Agentes Culturais do território e aqueles que adiram a este processo de intervenção;
    • 3.1.3. Desenvolver uma programação cultural para o centro Histórico afirmando a Santarém como cidade de Cultura;
    • 3.1.4. Promover articuladamente com os Agentes Culturais um ambiente de criação artística, facilitadora do aparecimento e consolidação de novos talentos;
    • 3.1.5. Potenciar produtos e serviços culturais locais com criatividade e competitividade, sublinhando a importância da associação do nome da cidade, como marca de qualidade, aos produtos culturais que da mesma emanam, assumindo a expressão “Feito em Santarém”;
    • 3.1.6. Inserir as preocupações e as temáticas deste Plano de Ação, na programação cultural dos equipamentos municipais;
    • 3.1.7. Estabelecer redes de cooperação com organizações de cidadãos, não estritamente da área cultural, mas também de outras áreas, nomeadamente os que trabalhem para a solidariedade.

  • 3.2. Património Cultural
    • 3.2.1. Valorização e evidenciação da excecionalidade artística, histórica e humana de espaços, vivências e ritos consolidados neste território;
    • 3.2.2. Promoção de iniciativas de diversa índole que contribuam para o reforço dos mecanismos da identidade e da coesão social, contribuindo para o aumento da autoestima dos habitantes do Centro Histórico e de Santarém;

  • 3.3. Turismo
    • 3.3.1 Turismo Religioso;
    • 3.3.2 Desenvolvimento de um Plano de Uso Público;
    • 3.3.3 Concretização de um processo de animação turística, tirando partido de ações em curso, ou outras que se possam vir a organizar;
    • 3.3.4 Implementação de ações de estruturação da oferta;
    • 3.3.5 Promoção de estudo de caracterização do visitante / Turista do centro Histórico de Santarém;
    • 3.3.6 Potenciar todos os meios disponíveis para promover o Centro Histórico como destino turístico.

Contactos

  • Município

  • Freguesias

  • Empresas Municipais

  • Segurança

  • Saúde e Serviços Sociais

  • Serv. Judiciais

  • Serv. Públicos

  • Serviço de Higiene e Limpeza

     800 207 776

  • Serviços de Cemitérios

     243 352 034
     

  • Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil

    243 304 652

  • Posto de Turismo

     243 304 437
     

  • Biblioteca Municipal Braamcamp Freire

    243 330 240 
     

  • Divisão de Ação Social e Saúde

     243 304 400

  • BLV- Banco Local de Voluntariado

     243 304 400
     

  • Serviço de Atendimento a Familiares e a Doentes de Alzheimer

    243 304 400

  • Câmara Municipal de Santarém

    243 304 200

  • Programa Rede Social – CLASS

     243 304 424
     

  • Gabinete de Psicologia da Criança e do Adolescente

     243 304 400
     

  • Gabinete de Apoio ao Imigrante e Minorias Étnicas

     243 304 400

  • Secção de Receitas

     243 304 217
     

  • Tesouraria

     243 304 214
     

  • Divisão de Espaços Públicos e Ambiente

    243 304 250

  • Divisão de Planeamento e Urbanismo

    243 304 627 243 304 613

  • Divisão de Educação e Juventude

    243 304 400

  • Ambiente e Sustentabilidade - Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade

    243 304 400

  • Serviço de Atendimento da Divisão de Ação Social e Saúde

    243 304 400

  • Divisão de Obras e Projetos

    243 304 241 243 304 297

  • Divisão de Recursos Humanos e Administração

    243 304 200

  • NIAC - Núcleo de Informação Autárquica ao Consumidor

    . 243 304 408 
     

  • Serviço de Sanidade e Higiene Pública Veterinária

     243 304 230
     

  • Relações Públicas e Comunicação

    243 304 400

  • Assembleia Municipal de Santarém

    243 304 223
     

  • Gabinete Técnico Florestal

    243 333 122

  • Departamento Técnico e Gestão Territorial

    243 304 628

  • Sala de Leitura Bernardo Santareno

     243 304 649
     

  • Departamento de Administração e Finanças

    243 304 200

  • Bombeiros Municipais de Santarém

    243 333 122 / 243 333 091

  • Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes

     243 304 400/243 304 409

  • RLIS – Rede Local de Intervenção Social

     914 516 813

     

  • Casa do Ambiente

    243 321 183

  • Loja do Cidadão

    707 241 107

  • Teatro Sá da Bandeira

    243 309 460

     

  • Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão

    243 304 662

     

  • União de Freguesias da cidade de Santarém

    243 321 531

  • Junta de Freguesia de Gançaria

    243 405 164

  • União das freguesias de Casével e Vaqueiros

    243 441 253

  • União das Freguesias de Azoia Cima e Tremês

    243 479 923

  • Junta de Freguesia de Moçarria

    243 499 592

     

  • Junta de Freguesia de Póvoa da Isenta

    243 769 350

  • União das Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira

    243 441 857

  • Junta de Freguesia de Arneiro das Milhariças

    243 449 807

  • Junta de Freguesia de Vale de Santarém

    243 769 614

  • União das Freguesias da Romeira e Várzea

    243 469 758

  • Junta de Freguesia de Pernes

    243 440 570 

     

  • Junta de Freguesia de Amiais de Baixo

    249 870 787

  • União Freguesias de Achete, Azoia Baixo e Póvoa Santarém

    243 469 555

  • Junta de Freguesia de Abrã

    243 400 548

     

  • Junta de Freguesia de Alcanede

    243 400 313

  • Junta de Freguesia de Abitureiras

    243 469 599

  • Junta de Freguesia de Alcanhões

    243 429 794

  • Junta de Freguesia de Almoster

    243 491 404

  • Pavilhão e Nave Desportiva Municipal

     243 300 908

  • A.S. - Empresa das Águas de Santarém - EM, S.A.

    243 30 50 50

  • Piscinas do Sacapeito

     243 300 905

  • Complexo Aquático Municipal

     243 300 900
     

  • Viver Santarém

    243 300 900

     

  • Proteção Civil Municipal

    243 333 122/ 243 333 091

  • Bombeiros Municipais de Santarém

     243 333 122 / 243 333 091 

  • Polícia de Segurança Pública

    243 322 022/23/24

  • Guarda Nacional Republicana Brigada 2 - Grupo Territorial de Santarém

    243 300 070

     

  • Bombeiros Voluntários De Santarém

    243377900

     

  • Serviço Municipal de Proteção Civil

    800 222 122

  • Hospital Distrital de Santarém

     243 300 200 

  • Centro Regional de Segurança Social

    243 330 400

  • Administração Regional de Saúde

    243 300 700

  • Unidade de Saúde Familiar do Planalto (Centro de Saúde de Santarém)

    243 303 231/32/33 

  • Unidade de Saúde familiar de S. Domingos (C.S. Santarém)

    243 330 600/601

  • Santa Casa da Misericórdia de Santarém

    243 305 260

  • Cruz Vermelha Portuguesa

     243 323 374
     

  • APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

    243 356 505

     

  • GAV - Gabinete de Apoio à Vítima de Santarém

    243 356 505

  • Procuradoria da Instância Local Criminal de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Instrução Criminal de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central Criminal de Santarém

    243 305 150

  • DIAP

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central do Trabalho de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central Cível de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Comércio de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Família e Menores de Santarém

    243 305 150

  • CTT – Estação

    243 309 730

  • Portugal Telecom, Comunicações S.A.

    243 500 900

  • EDP - LTE - Eletricidade de Portugal

    808 505 505 (linha comercial)

    800 506 506 (avarias

  • Rodotejo

    243 333 200

  • CP - Caminhos-de-ferro Portugueses

    243 333 180

    www.cp.pt

  • Museu Diocesano de Santarém

    243 304 065

  • Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas – CNEMA

    243 300 300