Ir para o conteúdo
  MENU

Câmara Municipal de Santarém

Página principal

Noticias

Sumidouros de CO2 em Santarém

As comemorações do Dia da Floresta Autóctone, começaram no passado dia 18 de novembro, na Casa do Ambiente, com a entrega de 650 árvore...

Read more

Noticias

Receba 2018 em Santarém com Diogo Piçarra e DJ Paulino Coelho ao Vivo

O cantor Diogo Piçarra é o cabeça de cartaz da passagem de ano 2017/2018, em Santarém, no Jardim da Liberdade.  O Concerto tem iní...

Read more

Noticias

Magia do Natal traz Concertos, Street Food e Mercadinho do Reino ao Centro Histórico de Santarém

Santarém recebe a 1ª edição do Reino do Natal, de 1 de dezembro de 2017 a 6 de janeiro de 2018, no Centro Histórico. O programa do Reino...

Read more

Noticias

Câmara de Santarém realiza última reabilitação fluvial de 2017

O Projeto “Reabilitar Troço a Troço” (RTT) constitui a aposta do Município de Santarém na gestão sustentável dos rec...

Read more

Noticias

Caminho de Santiago passa por Santarém

Este milenar caminho também passa por Santarém. Os caminhos de Santiago são percursos muito antigos, realizados desde o século IX e que s&ati...

Read more

Agenda

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
  SEGUIR

Plano Gerontológico Municipal




PLANO GERONTOLÓGICO MUNICIPAL




Contadores de MemóriasPasseios dos AvósQuarto CrescenteTeleassistência DomiciliáriaGIAIS -Grupo Interinstitucional de Apoio a Pessoas Idosas do Concelho de SantarémComissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas e/ou Dependentes

PROJETO CONTADORES DE MEMÓRIAS

Inserido nas Ofertas de Recursos Educativos do Município de Santarém e enquadrado no Plano Gerontológico Municipal, o Projeto “Contadores de Memórias” é dinamizado pela Divisão de Ação Social e Saúde e assenta numa perspetiva de intergeracionalidade.

Tem como objetivo a aprendizagem intergeracional com base na transmissão de saberes e ofícios tradicionais, contribuindo para o aumento da solidariedade intergeracional, para a promoção de um envelhecimento ativo e bem-sucedido e para a atenuação do isolamento/solidão da população idosa do concelho de Santarém.

Este projeto desenvolve-se através de encontros intergeracionais nas escolas de ensino pré-escolar e 1.º ciclo, designados de Oficinas de Mestre, onde dão-se a conhecer saberes e ofícios que têm vindo a sofrer alterações e/ou mesmo a desaparecer, transmitidos por Mestres detentores do saber tradicional.

Os encontros intergeracionais valorizam a importância da partilha de saberes entre gerações e a valorização do património cultural imaterial (tradições herdadas dos nossos antepassados e transmitidas entre gerações). Promovem, ainda, o respeito pelas/os mais velhas/os, assim como o reconhecimento de diferentes aprendizagens baseadas na experiência, nas tradições e nos valores.

PASSEIOS DOS AVÓS

A Câmara Municipal de Santarém, em parceria com as Juntas de Freguesia e as Organizações de Economia Social do concelho, promove anualmente a realização dos Passeios dos Avós.

Objetivos:

Proporcionar troca de saberes e experiências entre a população idosa, contribuindo para o estreitamento de laços afetivos, assim como proporcionar o conhecimento de locais de interesse cultural, natural e turístico.



Quem pode participar?

Pode participar a população idosa residente no concelho de Santarém.

Como participar:

Através da inscrição na Junta de Freguesia da área de residência ou na Instituição de Apoio a Idosos, caso o/a participante seja utente.

QUARTO CRESCENTE

O Programa Quarto Crescente é um programa que visa promover o alojamento de estudantes do ensino superior, durante um ano letivo, em domicílios de seniores residentes na cidade de Santarém, assente numa perspetiva intergeracional, de combate à solidão e revitalização da cidade. Pretende-se que o/a sénior disponibilize um quarto no seu domicílio para um/a estudante do ensino superior, com o compromisso de o/a estudante fazer o acompanhamento ao/à sénior.


Este Programa tem como objetivos:

  • a) Combater a solidão;
  • b) Acompanhar e apoiar os/as seniores na promoção do seu bem-estar e qualidade de vida;
  • c) Colaborar e/ou assegurar no acesso à prestação de cuidados de saúde, bens e serviços necessários, companhia, entre outros;
  • d) Promover a intergeracionalidade entre jovens e seniores;
  • e) Revitalizar a cidade de Santarém;
  • f) Promover condições de alojamento a estudantes do ensino superior.

Programa promovido pelo Município de Santarém, em estreita colaboração com a Federação Académica de Santarém, o Instituto Politécnico de Santarém, a União de Freguesias da Cidade de Santarém, o Centro Social Interparoquial de Santarém, o Centro de Solidariedade Social – CCD Social de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém.

Para mais informações:

Telefone: 243 304 400

Email:

SERVIÇO DE TELEASSISTÊNCIA DOMICILIÁRIA

O Serviço de Teleassistência Domiciliária pretende dar resposta às situações vividas pela população idosa que se encontra em situação de dependência, isolamento e vulnerabilidade.

Os serviços são prestados aos/às utentes 24 horas por dia, 365 dias por ano, bastando simplesmente pressionar o botão de alarme, que pode ser utilizado no pulso (tipo relógio) ou como medalhão pendurado ao pescoço.

Envio de ambulâncias, polícia, bombeiros, contacto com familiares ou outras pessoas que possam prestar auxílio de que o/a utente necessita e, ainda, a voz amiga que ajuda a combater a solidão, são exemplos dos serviços prestados.


 Requisitos para atribuição do Serviço de Teleassistência Domiciliária:

  • Ter residência permanente no Concelho de Santarém;
  • Possuir idade igual ou superior a 65 anos de idade;
  • Viver só ou em situação de isolamento permanente ou temporário;
  • Possuir rede fixa de telefone no local de instalação do equipamento de Teleassistência;
  • Rendimento per capita do agregado familiar inferior ao da Retribuição Mínima Mensal Garantida em vigor.

As pessoas abrangidas por este Serviço apenas suportarão o custo de uma chamada local sempre que acionarem o botão de alarme, assim como os serviços em que seja necessário o envio de médico, enfermeiro ou de qualquer outro profissional ao domicílio do/a utente.

As pessoas interessadas deverão preencher a Ficha de Sinalização e entregá-la na Divisão de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Santarém (Ex- Escola Prática de Cavalaria) ou enviá-la para o endereço eletrónico .

Ficha de Inscrição

GIAIS – Grupo Interinstitucional de Apoio a Pessoas Idosas do Concelho de Santarém.

É um grupo de trabalho constituído pelo Município de Santarém e pelas 17 organizações de economia social com valência de apoio a pessoas idosas, a designar:


  • Associação de Solidariedade Social e de Melhoramentos de Amiais de Baixo;
  • Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém;
  • CCD Social de Santarém;
  • Centro de Apoio à Família de Abitureiras;
  • Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira;
  • Centro de Solidariedade Social N. Sra. Luz;
  • Centro Educativo e de Solidariedade da Fonte Boa;
  • Centro Social da Freguesia da Moçarria;
  • Centro Social de Apoio à Comunidade de Casével;
  • Centro Social Interparoquial de Santarém;
  • Centro Social Paroquial Santa Margarida de Abrã;
  • Centro Social Paroquial Sta. Marta de Alcanhões;
  • Centro Social Serra do Alecrim;
  • Lar Evangélico Nova Esperança;
  • Santa Casa da Misericórdia de Alcanede;
  • Santa Casa da Misericórdia de Pernes;
  • Santa Casa da Misericórdia de Santarém.

Tem como missão a promoção do envelhecimento ativo através da prática regular e sistemática de atividades de animação sociocultural, com vista ao convívio interinstitucional, fomentando a participação, a partilha de experiências, a promoção do bem-estar e a qualidade de vida. Pretende ainda ser um espaço de divulgação, reflexão e partilha de boas práticas ligadas à anciania.

Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas e/ou Dependentes

No Município de Santarém a população idosa com 65 ou mais anos, em 2011, representa a 23% da população total residente. No contexto nacional este peso é de 19%.

Relativamente ao índice de envelhecimento, em 2011, no Município de Santarém é de 159,3%, número de idosos/as por cada 100 indivíduos com 0-14 anos. Em Portugal este indicador é de 127,8%. De referir que em 1960 o índice de envelhecimento do país era de 27,3%.

No Diagnóstico Social do Concelho de Santarém (2014) são identificados sete problemas chave que envolvem o grupo dos idosos/as: isolamento geográfico e solidão, dificuldades económicas, falta de apoio familiar e violência, insuficiente flexibilidade das respostas sociais, más condições de habitabilidade, analfabetismo e iliteracia e a perspetiva social do idoso como pessoa sem direito de representação própria.

Neste âmbito, e só ao nível dos maus tratos a pessoas idosas, registaram-se no Gabinete de Atendimento à Vítima de Santarém em 2011, 47 pessoas idosas (com 60 anos ou mais) vítimas de crime. Em 2010, este número foi de 32 pessoas. No contexto nacional, em 2011 e segundo a APAV, houve 749 pessoas idosas vítimas de crime (“14 pessoas por semana, uma média de 2 por dia”).

Importa referir que no passado dia 25 de agosto foi publicada em Diário da República a Resolução do Conselho de Ministros n.º 63/2015, que aprova a Estratégica de Proteção ao Idoso, reconhecendo a importância desta temática, nomeadamente, a necessidade da promoção dos direitos humanos das pessoas idosas.

Por outro lado, em 2001, existiam 4155 pessoas com deficiência no concelho (perda ou alteração de uma estrutura ou de uma função psicológica, fisiológica ou anatómica), o que representava uma taxa de deficiência da população residente de 6,50%. 42,75% das pessoas com deficiência apresentavam um grau de incapacidade. Destas pessoas, 15% tinham um grau de incapacidade atribuído entre os 60% e os 80%.

No Diagnóstico Social são apontados alguns problemas: falta de respostas para pessoas adultas com deficiência, preocupação dos progenitores relativamente ao futuro dos filhos/as com deficiência, dificuldades de mobilidade e acessibilidade em edifícios públicos e via pública, “aproveitamento” por terceiros das pessoas com deficiência, instituições educativas sem condições físicas e humanas para a integração de crianças/adolescentes com deficiência, atitude desfavorável perante as turmas inclusivas, tecido empresarial e legislação pouco facilitadores do acompanhamento parental à pessoa com deficiência, dificuldades na inserção profissional dos cidadãos e cidadãs com deficiência e na manutenção do emprego e os processos de tutoria morosos e burocráticos.

Impõe-se, assim, a definição de uma estratégia municipal para as pessoas idosas e dependentes que passe por uma abordagem integrada e sistémica dos problemas, das necessidades e das caraterísticas destes grupos.

A CMPPID foi criada através da Deliberação Camarária de 11/01/2016 e terá a seguinte constituição:

  • a) Um/a representante da Câmara Municipal;
  • b) Um/a representante da Segurança Social;
  • a) Um/a representante do Agrupamento de Centros de Saúde Lezíria;
  • b) Um/a representante do Hospital Distrital de Santarém;
  • c) Um/a representante da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima;
  • d) Um/a representante da Polícia de Segurança Pública;
  • e) Um/a representante da Guarda Nacional Republicana;
  • f) Um/a representante do Tribunal de Santarém;
  • g) Um/a representante das Misericórdias do Município;
  • h) Um/a representante das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Município;
  • i) Um/a representante das Instituições do Município de Apoio às Pessoas com Deficiência;
  • j) Um/a representante das Instituições do Município de Apoio às Pessoas com Doença Mental;
  • k) Um/a representante das Juntas de Freguesia do Concelho.


Contactos

  • Município

  • Freguesias

  • Empresas Municipais

  • Segurança

  • Saúde e Serviços Sociais

  • Serv. Judiciais

  • Serv. Públicos

  • Serviço de Higiene e Limpeza

     800 207 776

  • Serviços de Cemitérios

     243 352 034
     

  • Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil

    243 304 652

  • Posto de Turismo

     243 304 437
     

  • Biblioteca Municipal Braamcamp Freire

    243 330 240 
     

  • Divisão de Ação Social e Saúde

     243 304 400

  • BLV- Banco Local de Voluntariado

     243 304 400
     

  • Serviço de Atendimento a Familiares e a Doentes de Alzheimer

    243 304 400

  • Câmara Municipal de Santarém

    243 304 200

  • Programa Rede Social – CLASS

     243 304 424
     

  • Gabinete de Psicologia da Criança e do Adolescente

     243 304 400
     

  • Gabinete de Apoio ao Imigrante e Minorias Étnicas

     243 304 400

  • Secção de Receitas

     243 304 217
     

  • Tesouraria

     243 304 214
     

  • Divisão de Espaços Públicos e Ambiente

    243 304 250

  • Divisão de Planeamento e Urbanismo

    243 304 627 243 304 613

  • Divisão de Educação e Juventude

    243 304 400

  • Ambiente e Sustentabilidade - Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade

    243 304 400

  • Serviço de Atendimento da Divisão de Ação Social e Saúde

    243 304 400

  • Divisão de Obras e Projetos

    243 304 241 243 304 297

  • Divisão de Recursos Humanos e Administração

    243 304 200

  • NIAC - Núcleo de Informação Autárquica ao Consumidor

    . 243 304 408 
     

  • Serviço de Sanidade e Higiene Pública Veterinária

     243 304 230
     

  • Relações Públicas e Comunicação

    243 304 400

  • Assembleia Municipal de Santarém

    243 304 223
     

  • Gabinete Técnico Florestal

    243 333 122

  • Departamento Técnico e Gestão Territorial

    243 304 628

  • Sala de Leitura Bernardo Santareno

     243 304 649
     

  • Departamento de Administração e Finanças

    243 304 200

  • Bombeiros Municipais de Santarém

    243 333 122 / 243 333 091

  • Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes

     243 304 400/243 304 409

  • RLIS – Rede Local de Intervenção Social

     914 516 813

     

  • Casa do Ambiente

    243 321 183

  • Loja do Cidadão

    707 241 107

  • Teatro Sá da Bandeira

    243 309 460

     

  • Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão

    243 304 662

     

  • União de Freguesias da cidade de Santarém

    243 321 531

  • Junta de Freguesia de Gançaria

    243 405 164

  • União das freguesias de Casével e Vaqueiros

    243 441 253

  • União das Freguesias de Azoia Cima e Tremês

    243 479 923

  • Junta de Freguesia de Moçarria

    243 499 592

     

  • Junta de Freguesia de Póvoa da Isenta

    243 769 350

  • União das Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira

    243 441 857

  • Junta de Freguesia de Arneiro das Milhariças

    243 449 807

  • Junta de Freguesia de Vale de Santarém

    243 769 614

  • União das Freguesias da Romeira e Várzea

    243 469 758

  • Junta de Freguesia de Pernes

    243 440 570 

     

  • Junta de Freguesia de Amiais de Baixo

    249 870 787

  • União Freguesias de Achete, Azoia Baixo e Póvoa Santarém

    243 469 555

  • Junta de Freguesia de Abrã

    243 400 548

     

  • Junta de Freguesia de Alcanede

    243 400 313

  • Junta de Freguesia de Abitureiras

    243 469 599

  • Junta de Freguesia de Alcanhões

    243 429 794

  • Junta de Freguesia de Almoster

    243 491 404

  • Pavilhão e Nave Desportiva Municipal

     243 300 908

  • A.S. - Empresa das Águas de Santarém - EM, S.A.

    243 30 50 50

  • Piscinas do Sacapeito

     243 300 905

  • Complexo Aquático Municipal

     243 300 900
     

  • Viver Santarém

    243 300 900

     

  • Proteção Civil Municipal

    243 333 122/ 243 333 091

  • Bombeiros Municipais de Santarém

     243 333 122 / 243 333 091 

  • Polícia de Segurança Pública

    243 322 022/23/24

  • Guarda Nacional Republicana Brigada 2 - Grupo Territorial de Santarém

    243 300 070

     

  • Bombeiros Voluntários De Santarém

    243377900

     

  • Serviço Municipal de Proteção Civil

    800 222 122

  • Hospital Distrital de Santarém

     243 300 200 

  • Centro Regional de Segurança Social

    243 330 400

  • Administração Regional de Saúde

    243 300 700

  • Unidade de Saúde Familiar do Planalto (Centro de Saúde de Santarém)

    243 303 231/32/33 

  • Unidade de Saúde familiar de S. Domingos (C.S. Santarém)

    243 330 600/601

  • Santa Casa da Misericórdia de Santarém

    243 305 260

  • Cruz Vermelha Portuguesa

     243 323 374
     

  • APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

    243 356 505

     

  • GAV - Gabinete de Apoio à Vítima de Santarém

    243 356 505

  • Procuradoria da Instância Local Criminal de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Instrução Criminal de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central Criminal de Santarém

    243 305 150

  • DIAP

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central do Trabalho de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central Cível de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Comércio de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Família e Menores de Santarém

    243 305 150

  • CTT – Estação

    243 309 730

  • Portugal Telecom, Comunicações S.A.

    243 500 900

  • EDP - LTE - Eletricidade de Portugal

    808 505 505 (linha comercial)

    800 506 506 (avarias

  • Rodotejo

    243 333 200

  • CP - Caminhos-de-ferro Portugueses

    243 333 180

    www.cp.pt

  • Museu Diocesano de Santarém

    243 304 065

  • Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas – CNEMA

    243 300 300