Ir para o conteúdo
  MENU

Câmara Municipal de Santarém

Página principal

Noticias

Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

sexta-feira: Esta sexta-feira, dia 17 de novembro, às 21h30, o Veto Teatro Oficina apresenta a Tertúlia “À Nossa!... Branco ou Tinto?”, ...

Read more

Noticias

Câmara de Santarém recebe prémio “Autarquias + Familiarmente Responsáveis” pelo 7º ano consecutivo

A Câmara de Santarém vai receber o prémio «Autarquias + Familiarmente Responsáveis 2016», no dia 29 de novembro, às 17h00, n...

Read more

Noticias

1ª Fase da Empreitada de requalificação da Avenida D. Afonso Henriques já está consignada

A 1ª Fase da Empreitada de requalificação da Avenida D. Afonso Henriques já está consignada. Esta 1ª Fase, com prazo de execu&ccedi...

Read more

Noticias

“Santarém em Cena” é o tema da próxima Visita Guiada promovida pela Câmara de Santarém

“Santarém em Cena” é o tema da última visita guiada prevista para este ano, promovida pela Câmara de Santarém, que tem lugar...

Read more

Noticias

Santarém Comemora Dia da Floresta Autóctone

As comemorações do Dia da Floresta Autóctone têm início no dia 18 de novembro, às 11h00, na Casa do Ambiente, com a entrega ...

Read more

Agenda

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
  SEGUIR

Agenda 21 Local

O que é a Agenda 21?Como Participar?Participação PúblicaPlano de AçãoDocumentação de Apoio

O que é a Agenda 21?

A Agenda 21 Local é um instrumento para a promoção do desenvolvimento sustentável a nível local que tem como objetivo a construção de comunidades sustentáveis ou seja, comunidades socialmente justas e inclusivas, com uma economia local forte e estável, utilizando os recursos naturais de forma sustentável e com o envolvimento das pessoas, exigindo uma governação inteligente do território.

O conceito de Agenda 21 surgiu na Conferência sobre Ambiente e Desenvolvimento que teve lugar no Rio de Janeiro em 1992. Desta Cimeira, resultou a Declaração do Rio de onde se destaca o Capítulo 28 por ser exclusivamente dedicado à Agenda 21, Programa Global para o Desenvolvimento Sustentável. Neste capítulo as autarquias locais são encorajadas e desafiadas a promoverem a sua própria agenda para a sustentabilidade. Em 1994, em Aalborg (Dinamarca), na Conferência das Cidades e Vilas Europeias Sustentáveis são definidas, no âmbito do documento conhecido como "Carta de Aalborg", as estratégias de implementação da "Agenda 21", considerando-se essencial que as autoridades locais, em conjunto com empresas, grupos, associações, cidadãos definam as estratégias de atuação que visem a proteção dos recursos ambientais numa perspetiva de melhoria das condições sociais e económicas.

A Agenda 21 Local de Santarém tem uma forte orientação para estimular a participação pública ativa dos cidadãos e de atores relevantes da sociedade bem como entidades públicas e privadas para se criarem as condições necessárias e suficientes ao apoio à decisão do investimento público. Esta decisão deve ser alicerçada nos conhecimentos técnicos e próxima da vontade dos cidadãos que habitam no concelho numa lógica de ”Habitar, Trabalhar e Lazer” (in Carta de Atenas).

 

Pretende-se que a Agenda 21 Local de Santarém seja alicerçada nos pilares que enformam o Conceito de Crescimento Sustentável:

  • Criar uma economia mais competitiva, de baixo teor em carbono e eficiente na utilização sustentável dos recursos;
  • Proteger o ambiente, reduzir as emissões e impedir a perda da biodiversidade;
  • Tirar partido da liderança da Europa no desenvolvimento de novas tecnologias ecológicas e de novos métodos de produção;
  • Criar redes elétricas inteligentes e eficientes;
  • Tirar partido das redes à escala da União Europeia para que as empresas (especialmente as pequenas empresas da indústria transformadora) disponham de uma vantagem competitiva adicional;
  • Melhorar o ambiente empresarial, nomeadamente para as PME;
  • Ajudar os consumidores a fazer escolhas ecológicas com conhecimento de causa.

 

Carta Aalborg

No dia 21 de Março de 2013, com a assinatura da Carta de Aalborg Commitments, o Município de Santarém lançou a Agenda 21 Local de Santarém assumindo o seu compromisso com a Sustentabilidade, recorrendo a um processo participativo para definir um programa de ações adequadas às potencialidades do seu Território.

No âmbito da construção da Estratégia para a Sustentabilidade do Município de Santarém e na procura de soluções inovadoras para os desafios societais que a Europa enfrenta atualmente, de modo a promover a competitividade económica, a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida dos cidadãos, o Município aderiu à Plataforma “Smart Cities and Stakeholder Platform” da Comissão Europeia em Dezembro de 2013.

Como Participar?

A participação ativa e o acompanhamento do desenvolvimento da Agenda 21 Local de Santarém por parte dos cidadãos e entidades locais é fundamental para o seu sucesso por isso deixe-nos a sua opinião:

Envie-nos a sua opinião
Preencha todos os campos obrigatórios
 

Participação Pública

Este projeto de participação pública tem uma dinâmica inovadora que envolve grupos de interesse de várias áreas com potencial de estimular o Desenvolvimento Sustentável no Município, nomeadamente:

  • Fóruns participativos com a utilização da metodologia “focus group”;
  • Inquéritos online no site da Câmara Municipal de Santarém (colocar ligação para o inquérito);
  • Questionários.

Fóruns Participativos:

21.03.2013 : Fórum Industrial

Fórum Industrial O “Fórum industrial” contou com a participação de vários empresários do Concelho de Santarém, que identificaram os principais constrangimentos nomeadamente, a morosidade nos licenciamentos, a pouca pró-atividade em torno do tecido empresarial e as deficitárias vias de comunicação a norte do Concelho, entre outros, assim como as potencialidades do Concelho, a agricultura, a indústria da pedra e o Tejo.


16.09.2013 : Fórum Economia Local: Turismo Sustentável

Fórum Economia Local: Turismo Sustentável No “Fórum Economia Local: Turismo Sustentável” estiveram presentes empresários do ramo da hotelaria, restauração e comércio, que identificaram como principais constrangimentos ao desenvolvimento do Turismo no Concelho, a burocracia, a falta de estratégia e a falta de acompanhamento técnico e como potencialidades, a gastronomia, o património móvel, o património cultural e religioso.


23.05.2014 : Fórum Agrícola e Pecuário - Novas Oportunidades de Riqueza Local

Fórum Agrícola e Pecuário - Novas Oportunidades de Riqueza Local O “Fórum Agrícola e Pecuário — Novas Oportunidades de Riqueza Local” teve como 1.ª parte o objetivo de incentivar à reflexão sobre a temática do fórum tendo contado com a participação da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Regional (DGADR) e do Gabinete de Planeamento e Políticas (GPP). A Sessão Participativa foi dedicada à realização da metodologia focus group e à identificação dos constrangimentos e potencialidades para o desenvolvimento das atividades agrícola e pecuária no Concelho. Os representantes de associações, universidades, produtores pecuários e agricultores deram o seu contributo na identificação dos constrangimentos e potencialidades para o desenvolvimento das atividades agrícola e pecuária no Concelho de Santarém, tendo ficado identificado a necessidade de criar uma marca, promover o associativismos, aplicar o conhecimento científico aos problemas reais e agilizar os procedimentos administrativos para captar mais investimento.


18.09.2014 : Fórum Segurança

Fórum Segurança O quarto fórum da Agenda 21 Local de Santarém “Fórum Segurança” abordou o conceito de safety – controlo de riscos naturais e security - controlo das ameaças humanas). A dinâmica participativa “Focus Group” permitiu recolher o contributo de forças de segurança, entidades prestadoras de cuidado de saúde e de serviços sociais e juntas de freguesia na identificação das vulnerabilidades do concelho e na definição de medidas para a construção de um território mais resiliente. Das principais vulnerabilidades identificadas destacam-se os incêndios florestais, a preocupação com as barreiras de Santarém e os riscos de inundação provocados pela falta de limpeza das linhas de água bem como o aumento da criminalidade, sendo reconhecida a necessidade de apostar no envolvimento, formação e sensibilização da população e de melhorar a articulação das entidades competentes para uma resposta célere e eficiente.


18.12.2014 : Fórum Cidadão

Fórum Cidadão O “Fórum Cidadão” realizou-se no Convento de S. Francisco com focus nas potencialidades de emprego e como combater o desemprego. Contou com a presença da Exma Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Santarém e do Exmo Senhor Presidente da ACAF Portugal. A dinâmica participativa incidiu no preenchimento do Inquérito por Questionário tendo sido priorizado por ordem decrescente de relevância os setores de atividade/áreas de atuação para o desenvolvimento de politicas públicas de estimulo ao empreendedorismo, a saber: Agricultura; Ambiente; Valorização dos recursos naturais; Promoção do turismo; Indústria transformadora; Energias renováveis; Comércio e serviços; Ensino; Serviços de apoio social; Saúde; Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida; Pecuária; Espaços públicos; Indústria extrativa; Floresta; Rede viária e Transportes públicos.


07.05.2015 : Fórum Jovem

Fórum Jovem A Agenda 21 Local de Santarém é um instrumento de mobilização da participação pública para a tomada de decisão, alicerçada no conhecimento, estando o sucesso desta dinâmica associado ao envolvimento da população foi escolhida a Semana da Juventude 2015 para auscultar a opinião dos jovens scalabitanos. A metodologia participativa consistiu na realização de Fóruns em contexto de sala de aula, onde os alunos foram convidados a debater questões relacionadas com o Ambiente, Economia e a Sociedade.


20.05.2015 : Fórum Sénior

Fórum Sénior O “Fórum Sénior” realizou-se em parceria com a UTIS—Universidade da Terceira Idade de Santarém e teve como objetivo auscultar esta faixa etária sobre quais os fatores que influenciam a sua Qualidade de Vida, que medidas indicariam para promover a cidadania ativa na idade sénior e quais os problema ambientais que mais os preocupam atualmente.


01.06.2015 : Fórum Criança

Fórum Criança A iniciativa contou com a participação de 180 crianças, com idades entre os 6 e 12 anos de idade, as quais responderam a três questões acerca do território onde vivem: O que mais gostas na tua Terra?; O que não gostas na tua Terra?; Como gostarias que fosse a tua Terra?. Os resultados foram elucidativos nas suas preocupações com os espaços públicos e de lazer, mas sobretudo no que diz respeito à problemática da limpeza urbana, à degradação dos equipamentos públicos, bem como à premente melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade. Relevam, ainda, a necessidade de preservar e valorizar os recursos naturais.


Inquéritos:

A participação de todos na identificação dos principais problemas e potencialidades é fundamental para definir o Plano de Acção da Agenda 21 Local de Santarém pelo que foi colocado no site da autarquia um inquérito por questionário direcionado à população geral.

Sendo a Agenda 21 Local um processo participativo e dinâmico que pretende assegurar a responsabilização e mobilização de todos na gestão partilhada do desenvolvimento sustentável do Concelho foram realizados inquéritos por questionário aos Presidentes de Junta das Freguesias do Concelho.

 

Plano de Ação

O Plano de Ação reflete o exercício de sustentabilidade do Município e os diferentes pontos de vista recolhidos junto dos atores chave da comunidade: autoridades locais, associações, entidades, empresas, cidadãos, que, em conjunto, elaboraram o Diagnóstico de Sustentabilidade do Município e identificaram ações com vista a uma melhoria progressiva da qualidade de vida atual e futura.

Atualmente encontra-se em elaboração o Diagnóstico de Sustentabilidade do Município de Santarém.

Contactos

  • Município

  • Freguesias

  • Empresas Municipais

  • Segurança

  • Saúde e Serviços Sociais

  • Serv. Judiciais

  • Serv. Públicos

  • Serviço de Higiene e Limpeza

     800 207 776

  • Serviços de Cemitérios

     243 352 034
     

  • Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil

    243 304 652

  • Posto de Turismo

     243 304 437
     

  • Biblioteca Municipal Braamcamp Freire

    243 330 240 
     

  • Divisão de Ação Social e Saúde

     243 304 400

  • BLV- Banco Local de Voluntariado

     243 304 400
     

  • Serviço de Atendimento a Familiares e a Doentes de Alzheimer

    243 304 400

  • Câmara Municipal de Santarém

    243 304 200

  • Programa Rede Social – CLASS

     243 304 424
     

  • Gabinete de Psicologia da Criança e do Adolescente

     243 304 400
     

  • Gabinete de Apoio ao Imigrante e Minorias Étnicas

     243 304 400

  • Secção de Receitas

     243 304 217
     

  • Tesouraria

     243 304 214
     

  • Divisão de Espaços Públicos e Ambiente

    243 304 250

  • Divisão de Planeamento e Urbanismo

    243 304 627 243 304 613

  • Divisão de Educação e Juventude

    243 304 400

  • Ambiente e Sustentabilidade - Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade

    243 304 400

  • Serviço de Atendimento da Divisão de Ação Social e Saúde

    243 304 400

  • Divisão de Obras e Projetos

    243 304 241 243 304 297

  • Divisão de Recursos Humanos e Administração

    243 304 200

  • NIAC - Núcleo de Informação Autárquica ao Consumidor

    . 243 304 408 
     

  • Serviço de Sanidade e Higiene Pública Veterinária

     243 304 230
     

  • Relações Públicas e Comunicação

    243 304 400

  • Assembleia Municipal de Santarém

    243 304 223
     

  • Gabinete Técnico Florestal

    243 333 122

  • Departamento Técnico e Gestão Territorial

    243 304 628

  • Sala de Leitura Bernardo Santareno

     243 304 649
     

  • Departamento de Administração e Finanças

    243 304 200

  • Bombeiros Municipais de Santarém

    243 333 122 / 243 333 091

  • Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes

     243 304 400/243 304 409

  • RLIS – Rede Local de Intervenção Social

     914 516 813

     

  • Casa do Ambiente

    243 321 183

  • Loja do Cidadão

    707 241 107

  • Teatro Sá da Bandeira

    243 309 460

     

  • Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão

    243 304 662

     

  • União de Freguesias da cidade de Santarém

    243 321 531

  • Junta de Freguesia de Gançaria

    243 405 164

  • União das freguesias de Casével e Vaqueiros

    243 441 253

  • União das Freguesias de Azoia Cima e Tremês

    243 479 923

  • Junta de Freguesia de Moçarria

    243 499 592

     

  • Junta de Freguesia de Póvoa da Isenta

    243 769 350

  • União das Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira

    243 441 857

  • Junta de Freguesia de Arneiro das Milhariças

    243 449 807

  • Junta de Freguesia de Vale de Santarém

    243 769 614

  • União das Freguesias da Romeira e Várzea

    243 469 758

  • Junta de Freguesia de Pernes

    243 440 570 

     

  • Junta de Freguesia de Amiais de Baixo

    249 870 787

  • União Freguesias de Achete, Azoia Baixo e Póvoa Santarém

    243 469 555

  • Junta de Freguesia de Abrã

    243 400 548

     

  • Junta de Freguesia de Alcanede

    243 400 313

  • Junta de Freguesia de Abitureiras

    243 469 599

  • Junta de Freguesia de Alcanhões

    243 429 794

  • Junta de Freguesia de Almoster

    243 491 404

  • Pavilhão e Nave Desportiva Municipal

     243 300 908

  • A.S. - Empresa das Águas de Santarém - EM, S.A.

    243 30 50 50

  • Piscinas do Sacapeito

     243 300 905

  • Complexo Aquático Municipal

     243 300 900
     

  • Viver Santarém

    243 300 900

     

  • Proteção Civil Municipal

    243 333 122/ 243 333 091

  • Bombeiros Municipais de Santarém

     243 333 122 / 243 333 091 

  • Polícia de Segurança Pública

    243 322 022/23/24

  • Guarda Nacional Republicana Brigada 2 - Grupo Territorial de Santarém

    243 300 070

     

  • Bombeiros Voluntários De Santarém

    243377900

     

  • Serviço Municipal de Proteção Civil

    800 222 122

  • Hospital Distrital de Santarém

     243 300 200 

  • Centro Regional de Segurança Social

    243 330 400

  • Administração Regional de Saúde

    243 300 700

  • Unidade de Saúde Familiar do Planalto (Centro de Saúde de Santarém)

    243 303 231/32/33 

  • Unidade de Saúde familiar de S. Domingos (C.S. Santarém)

    243 330 600/601

  • Santa Casa da Misericórdia de Santarém

    243 305 260

  • Cruz Vermelha Portuguesa

     243 323 374
     

  • APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

    243 356 505

     

  • GAV - Gabinete de Apoio à Vítima de Santarém

    243 356 505

  • Procuradoria da Instância Local Criminal de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Instrução Criminal de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central Criminal de Santarém

    243 305 150

  • DIAP

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central do Trabalho de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central Cível de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Comércio de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Família e Menores de Santarém

    243 305 150

  • CTT – Estação

    243 309 730

  • Portugal Telecom, Comunicações S.A.

    243 500 900

  • EDP - LTE - Eletricidade de Portugal

    808 505 505 (linha comercial)

    800 506 506 (avarias

  • Rodotejo

    243 333 200

  • CP - Caminhos-de-ferro Portugueses

    243 333 180

    www.cp.pt

  • Museu Diocesano de Santarém

    243 304 065

  • Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas – CNEMA

    243 300 300