Viver Santarém

Caminhos de Fátima

2015-03-31  -  2015-04-01

Hora do Conto nas férias da Páscoa

hora do conto sala de leitura

31 mar. e 01 abr. | Histórias

Hora do Conto nas férias da Páscoa

Hora do Conto é uma atividade de promoção da leitura da Sala de Leitura Bernardo Santareno, dirigida a crianças da faixa etária do 1º ciclo e pré-escolar.

Ouvir histórias estimula a atenção, a memória, cultiva a sensibilidade, ajuda, por vezes, a resolver conflitos emocionais e estimula o imaginário da criança e é neste sentido que a Sala de Leitura, promove, mais uma vez, nas férias da páscoa este projeto.

Contactos para inscrição: tel. 243 304 649 ou 914 416 330 | e-mail: slbernardosantareno@cm-santarem.pt

Local: Sala de Leitura Bernardo Santareno

Sala de Leitura Bernardo Santareno

2015-03-31  -  2015-03-31

Audição de Apresentação do Medley Projeto Notas Soltas

audição de apresentação do medley projeto notas soltas

31 mar. | Música

Audição de Apresentação do Medley Projeto Notas Soltas

Os participantes do VIII Estágio do Projeto Notas Soltas sobem ao palco do Teatro Sá da Bandeira, num espetáculo conjunto, dinâmico e alegre.

(Música) (Duração) 90’ (Classificação) M/06 (entrada gratuita) condicionada à lotação da sala

Local: Teatro Sá da Bandeira

Teatro Sá da Bandeira

2015-04-01  -  2015-04-30

Arquivo Histórico Municipal-Mostra Documental | “Falam documentos de outras eras”

falam documentos

01 a 30 abr. | Arquivo Histórico Municipal-Mostra Documental

“Falam documentos de outras eras”

“Folha de registo da despesa que se fez com os reparos da Calçada de Som Nicolao em semana finda em 13 de Marco de 1819, elaborada por Domingos Joze da Costa, escrivão. A despesa foi paga por José Matias, rendeiro do Real d’Água da Câmara, a  Manuel da Fonseca, mestre das Obras públicas, por mando de Joaquim Rafael do Valle, Cavaleiro da Ordem de Cristo e Desembargador Provedor da Vila de Santarém.” (conforme original – BMS)

Horário: segunda a sexta-feira das 09h30 às 18h00

Local: Biblioteca Municipal Anselmo Braamcamp Freire

Biblioteca Municipal Anselmo Braamcamp Freire

2015-04-01  -  2015-04-30

Exposição Bibliográfica | Comemoração do Dia Internacional do Jazz (30 de abril)

dia internacional do Jazz

01 a 30 abr. | Exposição Bibliográfica

Comemoração do Dia Internacional do Jazz (30 de abril)

A Comemoração do Dia Internacional do Jazz tem como objetivo relembrar a importância do género musical como contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. O Jazz, associado à luta pela liberdade e a abolição da escravatura, apela à criatividade e improvisação. Teve a sua origem nos Estados Unidos da América, através da comunidade afro-americana no século XIX.

Horário: segunda a sexta-feira das 09h30 às 18h00

Local: Biblioteca Municipal Anselmo Braamcamp Freire

Biblioteca Municipal Anselmo Braamcamp Freire

Projeto Sénior | Mala de Estórias

mala de estórias

01 a 30 abr. | Projeto Sénior

Mala de Estórias

Mala de Estórias visa promover a leitura e o livro junto do público ancião. É um projeto itinerante, que se insere no universo da mediação entre o livro, a leitura e a educação pelas expressões, sejam elas: musical, visual ou plástica, nas instituições de terceira idade do concelho de Santarém. Cada mala contém um tema. Subordinado ao tema surgem livros, objetos e atividades próprias e adequadas à população sénior, explorando as potencialidades do livro, que se pretende dinâmico e interativo. Pela mão da animadora, esta mala visita lares de idosos e centros de dia, locais onde haja a curiosidade de as abrir e conhecer.

Para mais informações: Sala de Leitura Bernardo Santareno | tel. 243 304 649 e 914 416 330

E-mail: slbernardosantareno@cm-santarem.pt

Instituições de terceira idade do concelho de Santarém

2015-04-01  -  2015-04-30

Projeto | “Livros Viajantes”

livros viajantes

01 a 30 abr. | Projeto

“Livros Viajantes”

De uma velha mala de viagem, guardada no sótão, a animadora tira um livro… E nasce uma história…

Ler histórias a crianças abre-lhes os horizontes, estimula a imaginação e o desenvolvimento da linguagem. E é muito divertido!

Este é objetivo do projeto Livros Viajantes, descobrir como fazer da aprendizagem e da leitura algo divertido, mágico e neste caso uma preciosa ajuda terapêutica no processo de cada criança, contribuindo para a sua evolução e melhoria.

Este projeto destina-se às crianças do Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital de Santarém.

E-mail: slbernardosantareno@cm-santarem.pt

Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital de Santarém

Projeto de Leitura | Crescer na biblioteca

Crescer na biblioteca

01 a 30 abr. | Projeto de Leitura

Crescer na biblioteca

Crescer na biblioteca é um projeto de promoção da leitura e  conhecimento do espaço da Sala de Leitura Bernardo Santareno, destinado às crianças do pré-escolar e 1.º ciclo.  Numerosos estudos nacionais e internacionais têm sido realizados em torno da importância da leitura, revelando-se as suas vantagens logo nos primeiros anos de vida do ser humano, mesmo quando a criança ainda não sabe ler mas escuta a voz do adulto  que lhe conta histórias e lhe proporciona, deste modo, o primeiro contacto com os livros. Com este projeto a biblioteca vai ao encontro desta necessidade.

Tel. 243 304 649 e 914 416 330 | E-mail: slbernardosantareno@cm-santarem.pt

Local: Sala de Leitura Bernardo Santareno