Viver Santarém

MEO Autarquias

Caminhos de Fátima

2014-09-20  -  2014-09-30

C de… Cores | Inauguração da Exposição de Artes Plásticas “Lugares e Memórias” de Francisco Camilo

exposição lugares e memórias

20 set. | Exposição

Artista plástico multifacetado e já com diversos trabalhos expostos, quer ao nível da Pintura, quer da Escultura e da Street Art, o jovem Scalabitano Francisco Camilo apresenta desta vez um trabalho desenvolvido especificamente para a comemoração de mais umas Jornadas Europeias do Património. Exposição patente até 9 de outubro

Informações: Círculo Cultural Scalabitano | Tlf. 243.321150/918926506 (14H-20H) | circuloscalabitano@gmail.com

Local: Hall e Bar – Círculo Cultural Scalabitano (Entrada livre)

Hall e Bar – Círculo Cultural Scalabitano

Passeio matinal “As Aves em redor de Santarém” para observação de aves

passeio matinal

20 set. | Passeio

Passeio matinal “As Aves em redor de Santarém” para observação de aves

Santarém fica situada entre o rio Tejo e o planalto calcário de Santo António, numa região rica em habitats naturais e semi-naturais. O rio, a lezíria, o bairro, as florestas de sobro e carvalho e matos mediterrânicos albergam uma fauna e flora variada, que podemos descobrir em qualquer altura do ano. De entre as espécies que poderemos observar, destacam-se as aves, pela variedade e beleza das plumagens e comportamentos. Poderemos encontrar dezenas de espécies. Entre as quais, as aves de rapina, como a águia-de-asa-redonda, a águia-calçada e o peneireiro-cinzento, aves aquáticas, como a garça-branca-pequena e o colhereiro, e uma variedade de espécies pequenas e coloridas, como a poupa, o pisco-de-peito-ruivo ou a escrevedeira. Tudo isto não muito longe da cidade.

Para o passeio os participantes devem trazer: binóculos, câmara fotográfica, roupa e calçado prático, chapéu, protetor solar e água.

Informação: CCS, 243.321150, circuloscalabitano@gmail.com

Local: Paul das Salgadas (entre Secorio e Casais do Paul)

Paul das Salgadas (entre Secorio e Casais do Paul)

Visita guiada - O Brasil em Santarém

O brasil em Santarém

20 set. | Visita Guiada

O Brasil em Santarém

Inicia-se no Convento de São Francisco a visita guiada à cidade com o tema “O Brasil em Santarém” conduzida pelo historiador José Raimundo Noras, com duração 02h30.

O percurso vai estar focado na ligação da cidade ao Brasil, através de figuras como Pedro Álvares Cabral, Estácio de Sá ou Duarte Pacheco Pereira, assim como do próprio património edificado.

A visita é gratuita mas sujeita a inscrição até dia 16 de setembro no Posto de Turismo ou na Casa do Brasil.

Local: Convento S. Francisco (início da visita)

Convento S. Francisco (início da visita)

Histórias de Mimar / para Bebés

histórias de mimar

20 set. | Histórias

Histórias de Mimar / para Bebés

Os bebés vão descobrir que os livros estão cheios de segredos. Os pais vão aprender novas técnicas para fazer com que os mais pequeninos ganhem o gosto pelas histórias e pelos livros, para que quando crescerem se tornem grandes leitores.

(Duração) 30’ (Classificação) dos 0 aos 3 anos inclusive (Preço) 6€ (Marcação prévia)

Horário: 10h30 e 15h00

Local: Livraria Aqui há Gato

Livraria Aqui há Gato

2014-09-20  -  2014-09-20

O Comissário Inquisitorial Alexandre Marques Do Valle | Um percurso biográfico entre Portugal e o Brasil no séc. XVII

conversas do brasil
20 set. | “Conversas no Brasil”

Como conta a historiadora Inês Borges: “Alexandre Marques do Valle, natural de Tondela e familiar do Santo Oficio de Coimbra foi um homem que expressou as demonstrações de poder de uma das elites da Idade Moderna. Cosmopolita, esteve no Brasil onde foi Ministro Eclesiástico e Visitador Diocesano na região de Minas Gerais (Goiás). Fundou uma Casa Senhorial em Tondela que se afirma ainda hoje, no tecido urbano, como um modelo barroco por excelência.”

Local: Casa Pedro Álvares Cabral | Casa do Brasil

Casa Pedro Álvares Cabral | Casa do Brasil

2014-09-20  -  2014-09-20

C de… Cinema | Forever (Para sempre)

C de cinema - forever

20 set. | Cinema

C de… Cinema | Forever (Para sempre)

PARA SEMPRE é um filme sobre o poder e a vitalidade da arte e um lugar onde amor e morte andam de mãos dadas e a beleza perdura: o cemitério Père-Lachaise em Paris, local de descanso final de famosos como Gertrude Stein e Jim Morrison. Pelos seus portões, chegam turistas com câmaras fotográficas que visitam a campa de Marcel Proust (apesar de nunca o terem lido) e que cantam junto ao túmulo de Yves Montand.

Vencedor do prémio do público no IndieLisboa 2007.

Sessão de formação de público, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2014 - memória e tradição, em colaboração com o Espaço C do Círculo Cultural Scalabitano.

Título original: Forever | De: Heddy Honigmann | Género: Documentário | Outros dados: HOL, 2006, Cores, 96 min.

Informações: Círculo Cultural Scalabitano | Tlf. 918926506 | espaco.c13@gmail.com | Facebook/Espaço C | (Entrada livre)

Local: Auditório Teatro Taborda – Círculo Cultural Scalabitano

Auditório Teatro Taborda – Círculo Cultural Scalabitano

2014-09-20  -  2014-09-20

C…de Curiosidade Cósmica | Ilusões à Solta (Magia polvilhada com poesia e outras histórias mal contadas)

C de curiosidades - iluminismo

20 set.| Ilusionismo

A dupla de Ilusionistas, Manuel Barata e António Rodrigues apresenta alguns “truques” que nos vão enganar a todos/as. Pelo meio surge o ContràCultura com Pedro Gouveia e as suas “citações” pouco ortodoxas mas cheias de boa-vontade.

Classificação: M/12 | Informações: Círculo Cultural Scalabitano | Tlf. 918926506 | espaco.c13@gmail.com | Facebook/Espaço C |(entrada livre)

Local: Bar – Círculo Cultural Scalabitano l Teatro Taborda

Bar – Círculo Cultural Scalabitano l Teatro Taborda