Eventos
Viver Santarém
 
Viver Santarém
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Museu Municipal

 

 

 

Águas de Santarém

 

 

 
MEO Autarquias
 
 
Caminhos de Fátima
 
 
Eventos
2014-11-28  -  2014-11-29
 
I Tertúlia Internacional de Santarém de Poesia e Lusofonia
 

tertúlia

28 e 29 de nov. | Tertúlia

I Tertúlia Internacional de Santarém de Poesia e Lusofonia

 

Cancelado por motivos imprevistos relacionados com entidade promotora deste evento


Nos dias 28 e 29 de novembro a Academia de Letras do Brasil, representada em Portugal pela escritora Arlete Piedade promove I Tertúlia Internacional de Santarém de Poesia e Lusofonia.

No dia 28, pelas 17h00, no Instituto Politécnico de Santarém (Complexo Andaluz) são apresentadas as antologias bilingues, Era Das Palavras I e II já publicadas e o Edital - Convite para participar na Era Das Palavras III, que vai ser publicada em Português/Alemão. É também apresentado o livro de Carlos Venttura O Verdadeiro Paraíso de poemas dirigidos à Mulher.

No dia 29, pelas 21h00, na Casa do Brasil, também com Carlos Venttura, tem lugar o espetáculo musical “Caminhos Abertos”, o qual percorre o mundo desde 2009, dando a conhecer os sons da música brasileira a par da rica cultura bahiana. Neste evento a entrada é de 2,5. Posteriormente, vai haver um momento dedicado à poesia Brasileira com a presença de vários poetas convidados. Este evento encerra com a atribuição de diplomas e honrarias, pela Academia de Letras do Brasil, a diversas personalidades, que se distinguiram na cultura e outras áreas relevantes.

Carlos Venttura é escritor, poeta, compositor e cantor, natural de Salvador da Bahia e residente em Berna, na Suiça. Tem visto a sua obra reconhecida internacionalmente e, neste momento, é Presidente para Europa da Academia de Letras do Brasil.

Local: Instituto Politécnico de Santarém (28 nov.) e Casa Pedro Álvares Cabral | Casa do Brasil (29 nov.) 

 
Instituto Politécnico de Santarém (28 nov.) e Casa Pedro Álvares Cabral | Casa do Brasil (29 nov.)
 
 
2014-11-28  -  2014-11-30
 
Seminário V | Walter Ruta
 

walter ruta

28 a 30 nov.

Seminário V | Walter Ruta

“Aprofundar a transmissão da tradição do Yoga”

 

O seminário realiza-se de 28 a 30 de novembro na sede da Federação Portuguesa de Yoga em Santarém. Ver programa

(Preço) 100 euros (Membros FPY c/ cotas em dia) 80 euros

Local: Federação Portuguesa de Yoga em Santarém

 
Federação Portuguesa de Yoga em Santarém
 
 
2014-11-28  -  2014-11-28
 
“A Cores” por Peripécia Teatro
 

A Cores

28 nov. | Teatro

“A Cores” por Peripécia Teatro

 

A protagonista desta criação é a tinta. Ou as cores. Também os actores, mas com fatos de pintores. E o papel. E o plástico (daquele que se usa para não sujar o chão). Um espectáculo onde os actores pintam, e se pintam, com muita tinta e alguma pinta.

Desenhos dos corpos sobre o papel. Pintura dos pincéis sobre os corpos, da tinta sobre o chão, do corpo sobre a tinta, da tinta sobre as caras, da boca sobre a pintura… Ternura e alegria. Azul-bebé. Verde Água. Branco Sujo... Histórias de cores e com cores contadas pelas pinceladas, pelas manchas, pelas gotas, pelos desenhos.

Histórias mais ou menos simples. Mais ou menos abstratas. Mais ou menos divertidas. Mas todas muito coloridas e que pretendem tocar de forma poética e divertida assuntos profundamente humanos e universais.

O objectivo dos criadores foi a realização de um espetáculo visual com elementos interessantes para o público infantil e adulto.

Ideia, Criação e Interpretação Ángel Fragua, Noelia Domínguez e Sérgio Agostinho | Co-Criação, Direcção e Dramaturgia José Carlos Garcia | Fotografia, Vídeo e Assistência de Direcção Nádia Santos | Música e ambiente sonoro Fernando Mota | Iluminação Paulo Neto | Adereços e Design Gráfico Zetavares | Montagem, Operação de Luz e som Paulo Alves, Tiago Pires | Produção executiva Sara Casal

(Teatro) (Duração) 50’ (Classificação) M/06 (Preço) 3 | Lotação limitada (Prioridade para público Escolar)

Horário: 10h30

Local: Teatro Sá da Bandeira

logos 1 logo 2 logo 3

 
Teatro Sá da Bandeira
 
 
2014-11-28  -  2014-11-28
 
A Arte Sacra e a Percepção do Belo
 

a arte sacra e a percepção do belo

28 nov. | Ciclo de Colóquios “A Arte e o Sagrado”

A Arte Sacra e a Percepção do Belo

 

Apresentação e visita guiada ao Museu Diocesano de Santarém, pelo Senhor Padre Joaquim Ganhão (Diretor do Museu Diocesano) e por Eva Neves (Técnica de Conservação e Restauro do Museu).

Pintura da Catedral de Santarém por Teresa Desterro

Recital de Órgão por David Paccetti Correia – Organista titular da Catedral de Santarém

Org. CCRS (Centro Cultural Regional de Santarém) e Diocese de Santarém

Horário: 21h00

Local: Catedral de Santarém/Museu Diocesano de Santarém

 
Catedral de Santarém/Museu Diocesano de Santarém
 
 
2014-11-28  -  2014-11-28
 
“Monarquia e Municipalismo: os Forais de D. Manuel e a importância do poder local”
 

conferência Monarquia e Municipalismo

28 nov. | Conferência

“Monarquia e Municipalismo: os Forais de D. Manuel e a importância do poder local” 

 

No âmbito dos 500 anos do Foral de Alcanede e Pernes vai ter lugar  o Recital de Poesia sobre o livro “Poemas do Centenário” de Mário Rui Silvestre, no qual participam Carlos Oliveira (Chona), Nuno Domingos e Rosalina Melro. O livro vai ser apresentado pelo autor no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Alcanede.

Seguido do Recital de Poesia, em conjunto com o programa “Educar” promovido pela Causa Real, a Câmara Municipal de Santarém, a Junta de Freguesia de Alcanede e Junta de Freguesia de Pernes promovem a conferência e debate sobre “Monarquia e Municipalismo: os Forais de D. Manuel e a importância do poder local” com a intervenção da professora Maria João Matos.

Maria João Quadrio Ferro de Matos é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tem formação em História da Arte, de vários anos a esta parte desenvolveu carreira docente como professora de História no Ensino Básico e Secundário, teve também diversas funções dirigentes e foi autora do programa curricular em vigor para a disciplina de História.

Horário: 21h00

Local: Salão Nobre da Junta de Freguesia de Alcanede

 
Salão Nobre da Junta de Freguesia de Alcanede
 
 
2014-11-29  -  2014-11-29
 
Mia Festival
 

mia festival

29 nov. | 7º Aniversário do Aqui Há Gato

Mia Festival

 

11h30 | Teatro Mia Festival – Apresentação do Teatro/trabalho final dos Atores que frequentaram a Oficina Eu e o Teatro durante os 4 sábados do mês de novembro

(Entrada livre)

12h00 | Arte com Gato – Vamos criar um gato muito divertido (Oficina de Expressão Plástica)

(Preço) 6

15h00 | Pai Natal em Apuros – O Pai Natal está com dificuldade em preparar o Natal deste ano e o tempo está a passar... Mas, mais uma vez, ele sabe que pode contar com os amigos do Aqui há Gato para o ajudar... Se és nosso amigo, vem ajudar-nos!

(Marcação Prévia) (Preço) 6

16h00 | Teatro de Marionetas – será verdade, Pai Natal? Como muitos meninos crescidos, o Frederico não acredita que o Pai Natal exista. Tentar convencer a Maria do mesmo é que não vai ser tarefa fácil - e se o Pai Natal deixar de acreditar no Frederico?

(Entrada livre)

16h30 | Chegou o Pai Natal – Vamos dar as boas vindas ao Natal com um toque de Artista (Oficina de Expressão Plástica) (Preço) 6

Exposição Eu e a Arte | O Aqui Há Gato tem todo o prazer em mostrar o trabalho final dos Artistas Plásticos que frequentaram a Oficina Eu e a Arte durante todo o mês de novembro (1, 8, 15 e 22 de novembro, às 16h30)

Local: Livraria Aqui há Gato

 
Livraria Aqui há Gato
 
 
2014-11-29  -  2014-11-29
 
Celebração do 60º aniversário do Círculo Cultural Scalabitano | Homenagem a “Ilustres Amigas do CCS” Maria Antónia Costa & Maria Helena Stoffel
 

aniversário CCS

29 nov. | 60º Aniversário CCS

Celebração do 60º aniversário do Círculo Cultural Scalabitano | Homenagem a “Ilustres Amigas do CCS” Maria Antónia Costa & Maria Helena Stoffel

 

No seu 60.º aniversário, o Círculo Cultural Scalabitano decidiu homenagear duas grandes mulheres que tomaram nas suas mãos o destino desta instituição e a ajudaram a catapultar-se no panorama cultural da nossa cidade, do nosso país e além-fronteiras.

A celebração conta com três momentos:

Um Abafado de Honra;

Inauguração da Exposição “Documentos Históricos do CCS”;

Jantar Comemorativo do 60º aniversário do CCS com merecida homenagem a Sócios Honorários, a Sócios do CCS há mais de 50 anos e agradecimentos a alguns sócios como reconhecimento da sua dedicação e cooperação com o CCS.

Informações: Círculo Cultural Scalabitano | telf.: 243 321 150 (14h00-20h00) | e-mail: circuloscalabitano@gmail.com

Horário: 16h00

Local: Teatro Taborda – CCS e Restaurante Quinzena – Santarém Hotel

 
Teatro Taborda – CCS e Restaurante Quinzena – Santarém Hotel
 
 
 
 
 
 
 
 
Fale Connosco
Fale Connosco
 
 
 
 

Início

inalentejo

QREN

UE-FEDER