Viver Santarém

hora do conto

01, 08, 15, 22 e 29 nov. | Histórias

Hora do Conto

Vamos ouvir histórias que nos fazem sonhar, rir, pensar e imaginar. Momentos que nos fazem acreditar que o mundo da fantasia pode estar tão perto...

(Duração) 30’ (Classificação) dos 0 aos 80! (Entrada livre)

Horário: 11h30 e 16h00

Local: Livraria Aqui Há Gato

Livraria Aqui Há Gato

2014-11-01  -  2014-11-29

Oficinas de Arte | Mia Festival

oficinas de arte

01, 08, 15, 22 e 29 nov. | Artes Plásticas

Oficinas de Arte | Mia Festival

Mês de novembro é mês do aniversário, é mês especial:

12h00 | Eu e o Teatro

Os nossos artistas vão preparar um teatro de natal (nos sábados 1, 8, 15 e 22 de novembro às 12h00) para que todos o possam ver no dia do aniversário do Aqui Há Gato... Se tens coragem de ser um Grande Ator...inscreve-te na Oficina de Teatro

Participação como ator no teatro (4 Oficinas de Arte obrigatórias) 20

Participação pontual (exclui a participação no dia do teatro) 6 cada oficina

16h30 – Eu e a Arte

Os nossos artistas vão pôr as mãos na massa nos sábados (nos sábados 1, 8, 15 e 22 de novembro às 16h30), e vão construir uma obra de arte digna de uma grande sala de Exposições que será o Aqui há Gato no seu dia de aniversário, dia 29 de novembro.

Se tens mãos de um Grande Artista...inscreve-te na Oficina de Artes Plásticas.

Participação como artista na exposição (4 Oficinas obrigatórias) 20

Participação Pontual 6 cada oficina

Local: Livraria Aqui Há Gato

Livraria Aqui Há Gato

Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças | Destaque: Relógio da Torre

relógio da torre

01 a 30 nov.

Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças | Destaque: Relógio da Torre

A estrutura do relógio de torre de Santarém associou duas lógicas técnicas para cumprir as funções horárias. Primeiro, a ‘máquina do tempo’, de pesos, de oscilador e escape – uma forma mecânica de medição das horas. Associado ao engenho, o sino de tanger transmitia periodicamente à comunidade os resultados do primeiro. O atual relógio foi fabricado na região de Morez, em França. O engenho tem três tambores (para movimento, toque das horas e repetição) servidos por um escape de cavilhas que mantém as oscilações do pêndulo. Este oscilador, com relevo de Febo (deus da Luz da mitologia greco-latina), é de madeira e de ferro fundido. Uma ventoinha de duas pás reduz a velocidade do toque das horas através de travagem aerodinâmica. O sistema motor de força constante possui uma manivela para enrolamento manual da corda (cabo de aço), o que obrigava à existência de um encarregado municipal especializado com a função de “dar corda”, corrigir as variações de marcha, olear e conservar o relógio. Em 1876 a máquina foi modernizada por Augusto César dos Santos, relojoeiro lisboeta, passando a receber um mostrador com corda para 8 dias no movimento de pêndulo e 36 horas no movimento das horas. A obra implicou a montagem de um novo martelo, cordas de tecido de arame e miniatura apropriada. A estrutura seria protegida por vitrina de madeira envidraçada, ao centro da casa da máquina. Dele saíam os cabos que acionavam o martelo do sino e os pesos que pendiam para o piso inferior. O custo total rondou os 6.050 escudos, pagos em prestações pelo município.

Horário: quarta-feira a domingo das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 | Telf: 243 377 290 / 912 578 970

Local: Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças

Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças

“Metal que (se) dobra”

metal que se dobra

01 a 30 nov. | Exposição

“Metal que (se) dobra”

Com o objetivo de divulgar e sensibilizar a população para a riqueza do nosso património, vamos dar enfoque ao ferro forjado. Venha conhecer uma diversidade de peças consideradas autênticas obras de arte nas fachadas dos edifícios do Centro Histórico e da Ribeira de Santarém.

Horário: segunda a sexta-feira das 09h30 às 18h00 e sábados das 09h30 às 12h30

Local: Sala de Leitura Bernardo Santareno

Sala de Leitura Bernardo Santareno

2014-11-01  -  2014-11-30

Viagens em 4 L’s (Letras, Livros, Leitura, Leitores)

viagens em 4 ls

01 a 30 nov. | Projeto

Viagens em 4 L’s (Letras, Livros, Leitura, Leitores)

Projeto integrado na Oferta dos Recursos Educativos do Município, que visa promover o livro e a leitura, lançar desafios numa viagem efetuada nas escolas do concelho de Santarém, cujos principais “passageiros” que a integram são – Letras, Livros, Leitura e Leitores.

Inscrições reservadas à Oferta de Recursos Educativos.

Contatos: telf. 243 304 649 | slbernardosantareno@cm-santarem.pt

Local: Estabelecimentos de Ensino afetos ao projeto

Estabelecimentos de Ensino afetos ao projeto

Centro de Interpretação Urbi Scallabis (USCI) | Uma experiência a não perder

usci

01 a 30 nov.

Centro de Interpretação Urbi Scallabis (USCI) | Uma experiência a não perder

Instalado no Jardim das Portas do Sol, o Centro de Interpretação Urbi Scalabis concilia, de forma harmoniosa, a dimensão turística e a vertente científica, fruto de um aprofundado trabalho de estudo e investigação.

A área expositiva oferece uma fácil abordagem no domínio inovador da interatividade, que lhe permitirá, à distância de um toque digital, identificar e localizar o valor do património arquitetónico, a riqueza da tumulária, a abundância da heráldica e a qualidade da azulejaria que a cidade ostenta e que, muitas vezes, os escalabitanos e os turistas desconhecem.

Horário: quarta-feira a domingo das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 | Telf: 243 357 288

Local: Jardim Portas do Sol

Jardim Portas do Sol

2014-11-01  -  2014-11-30