Viver Santarém

artes e gatafunhos

01 a 30 set. | Arte depois da Escola

Artes e Gatafunhos

Todos os dias da semana são bons para Criar, Inventar, Descobrir Talentos. Expressar Emoções…

(Inscrições abertas!!)

Horário: de segunda a sexta-feira das 14h30 às 18h30

Local: Livraria Aqui Há Gato

Livraria Aqui Há Gato

2015-09-01  -  2015-09-30

“Falam documentos de outras eras” - Projecto Da Escola Central do Sexo Feminino A Construir No Largo Das Capuchas.1915

falam doc

01 a 30 set. | Arquivo Histórico Municipal-Mostra Documental

Em 1910, aquando da implantação da República, a maioria da população portuguesa era analfabeta. Por acreditarem que as pessoas valiam pela educação que possuíam, os primeiros governos republicanos fizeram importantes reformas no ensino, pelas quais procederam à construção de novas escolas tanto nas cidades como no espaço rural.

Horário: segunda a sexta-feira das 09h30 às 18h00

2015-09-01  -  2015-09-30

Exposição Bibliográfica “O Teatro”

o teatro

01 a 30 set. | Exposição Bibliográfica

“O Teatro”

A Biblioteca Municipal de Santarém associa-se a mais uma edição do FITIJ 2015 (Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude) com a exposição bibliográfica “O Teatro” patente ao público durante o mês de setembro.

O Teatro que teve a sua origem no século VI a.C. na Grécia, identifica-se como uma arte em que o ator/atores interpretam uma história ou actividades para o público. Considerada uma arte muito rica e sempre presente na história da humanidade, o teatro sofreu marcante evolução em pleno século XX, tornando-se um instrumento de discussão e crítica da sociedade e da realidade.

Horário: segunda a sexta-feira das 09h30 às 18h00

Exposição Bibliográfica | Vamos Ler… Hélia Correia

vamos ler

01 a 30 set. | Exposição Bibliográfica

Vamos Ler… Hélia Correia

Distinguida com o maior galardão de Literatura em Língua Portuguesa “Prémio Camões 2015”, Hélia Correia apresenta uma vasta obra pautada pelo romance e pelo conto, tendo contudo feito a sua estreia na poesia em 1981 com a obra “O Separar das Águas”. Cultiva nas suas obras vários géneros em diversos estilos e explora a natureza humana através das suas raízes.

Natural de Lisboa, Hélia Correia é licenciada em Filologia Românica e com uma pós-graduação em teatro clássico. Esta escritora portuguesa que nutre uma paixão pela língua portuguesa afirma que escrever “é uma natureza”, “um respirar”.

Horário: segunda a sexta-feira das 09h30 às 18h00 e sábados das 09h30 às 12h30

Local: Sala de Leitura Bernardo Santareno

Sala de Leitura Bernardo Santareno

Centro de Interpretação Urbi Scallabis

usci

01 a 30 set. | Museu (USCI)

Centro de Interpretação Urbi Scallabis

Instalado no Jardim Portas do Sol, o Centro de Interpretação Urbi Scalabis concilia, de forma harmoniosa, a dimensão turística e a vertente científica, fruto de um aprofundado trabalho de estudo e investigação. A área expositiva oferece uma fácil abordagem no domínio inovador da interatividade, que lhe permite, à distância de um toque digital, identificar e localizar o valor do património arquitetónico, a riqueza da tumulária, a abundância da heráldica e a qualidade da azulejaria que a cidade ostenta e que, muitas vezes, os escalabitanos e os turistas desconhecem.

Tel: 243 357 288

Horário: quarta-feira a domingo das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Local: Jardim Portas do Sol

Jardim Portas do Sol

2015-09-01  -  2015-09-30

Exposição “XXI Destaque da coleção de arte contemporânea Manuela de Azevedo”

destaque coleção manuela azevedo

01 a 30 set. | Exposição

“XXI Destaque da coleção de arte contemporânea Manuela de Azevedo”

Na Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire encontra-se em exposição parte do espólio artístico de Manuela Ferreira de Azevedo, doado à Câmara Municipal de Santarém no final da década de 80, espólio esse que contempla reconhecidos artistas nacionais e internacionais.

Até ao final de setembro está em destaque trimestral uma obra da autoria de Ofélia Marques: Menina, desenho a tinta-da-china e lápis s/ papel, atribuído ao 2º quartel do séc. XX.

Horário: segunda a sexta-feira das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Torre das Cabaças

torre das cabaças

01 a 30 set. | Núcleo Museológico do Tempo

Torre das Cabaças

A Torre das Cabaças, ou Cabaceiro – como o vulgo a denomina - é, na realidade, uma Torre Relógio, género arquitetónico introduzido em Portugal desde os primórdios do século XV.

A designação popular fixou-se nos finais do século XVIII, derivada das sete ou oito cabaças de barro colocadas na estrutura de ferro que suporta o enorme sino de bronze datado de 1604.

As cabaças – identificadas pelo povo como sendo as cabeças ocas dos vereadores municipais, numa tradição anedótica reportada ao tempo de D. Manuel I – servem de ressonância no tanger das horas, espalhando o som em várias direções.

Do conjunto de cabaças primitivas apenas subsistem quatro, vidradas a amarelo e verde. As restantes quatro são mais recentes, sendo três delas vidradas a castanho e colocadas em 1933, por altura do restauro da DGEMN. A sua forma e configuração são distintas. As mais antigas têm o colo praticamente fechado e os buracos de ressonância mais abertos; as do restauro de 1933 têm o colo aberto e os buracos de ressonância mais espaçados. A abertura inferior servia para as enfiar na estrutura de ferro forjado superior, sobre espigão.

Horário: quarta-feira a domingo das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 (sob marcação através do tel. 912578970)

Local: Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças

Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças