Assembleia Municipal

folclore

25 set. | Tradição

Tarde de Folclore Ribatejano

O Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Graínho e Fontaínhas promove uma tarde de Folclore Ribatejano com a participação do Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Graínho e Fontaínhas (Santarém), Grupo Danças e Cantares de S. João da Ribeira (Rio Maior)  e Rancho Folclórico Regional do Sorraia (Coruche).

Horário: 16h00

Local: Fontaínhas - Centro Cultural e Recreativo das Fontaínhas e Graínho - Fontaínhas

Fontaínhas - Centro Cultural e Recreativo das Fontaínhas e Graínho - Fontaínhas

2016-09-27  -  2016-09-27

Palestra “Em Tempo de Guerra, Viver a Paz”

palestra

27 set. | Palestra

“Em Tempo de Guerra, Viver a Paz”

Palestra por Maria José Costa Félix astróloga e autora de livros de desenvolvimento pessoal, a realizar na Casa-Museu Passos Canavarro dia 27 de setembro pelas 19 horas.

(Preço) 5€

Telf. 243 325 708/9 | www.fundacaopassoscanavarro.pt

Horário: 19h00

Local: Casa-Museu Passos Canavarro

Casa-Museu Passos Canavarro

2016-09-28  -  2016-09-28

Cinema | Gett: O Processo de Viviane Amsalem

Gett

28 set. | Cinema

Gett: O Processo de Viviane Amsalem

A história da batalha legal de Viviane, que durante cinco anos lutou por obter o seu divórcio junto da única autoridade legal competente para julgar casos de divórcio em Israel, o Tribunal Rabínico. Viviane enfrenta a atitude inflexível do seu marido, que se recusa a dar-lhe o divórcio, (gett) apesar de viverem separados já há alguns anos.

Título original: Gett: The Trial of Viviane Amsalem | De: Ronit & Shlomi Elkabetz | Género: Drama | Com: Ronit Elkabetz, Menashe Noy e Simon Abkarian | Outros dados: Israel, 2014, Cores

(Cinema) (Duração) 115’ (Classificação) M/14 (Preço) 4€ / 2€ Sócios Cineclube Santarém

Org. Cineclube de Santarém | Mais informações em: http://cineclubesantarem.wordpress.com

Horário: 21h30

Local: Teatro Sá da Bandeira

Teatro Sá da Bandeira

2016-09-29  -  2016-09-29

LXXVII Assembleia de Investigadores | “Pedro Hispano, as Summulae Logicales e a Inteligência Artificial”

assembleia de investigadores

29 set. | LXXVII Assembleia de Investigadores

“Pedro Hispano, as Summulae Logicales e a Inteligência Artificial”

O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) realiza a LXXVII Assembleia de Investigadores. Da Sessão Solene consta uma comunicação proferida pelo Professor Doutor António José Gonçalves de Freitas com o tema: “Pedro Hispano, as Summulae Logicales e a Inteligência Artificial”, entrega da Medalha do Centro de Investigação ao Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Carlos António Marçal e um momento musical pelo Conservatório de Musica de Santarém.

“No início do século XIII (c. 1205) nasceu em Lisboa Pedro Julião.  Muito cedo viajou para a Universidade de Paris onde estudou sob a direção de grandes mestres da época, entre eles, São Boaventura. Após finalizar estudos, escreveu um dos mais famosos livros de lógica: as Summulae Logicales. Esta obra foi usada como livro de texto nas universidades europeias, até ser substituída pela Lógica do conimbricense Pedro da Fonseca.

As Summulae Logicales ou Tractatus apresentava avanços significativos em relação à lógica aristotélica. O capítulo VI discute a Teoria da Suposição, que fundamenta a teoria das redes semânticas, nas quais se baseia a inteligência artificial. Pedro Julião, chamado Petrus Hispanus Portucalensis, foi Papa, com o nome de João XXI.

Nesta conferência dissertaremos sobre a vida e obra de Pedro Hispano, com especial atenção à sua influência na inteligência artificial”. Professor Doutor António José Gonçalves de Freitas

(Entrada Livre)

Horário: 18h00

Local: Salão Nobre dos Paços do Concelho

Salão Nobre dos Paços do Concelho

2016-09-30  -  2016-09-30

40 º Aniversário da União dos Sindicatos de santarém

aniversário união sindicatos

30 set. | Comemoração

40 º Aniversário da União dos Sindicatos de santarém

A Sala de Leitura Bernardo Santareno recebe as comemorações do 40 º Aniversário da União dos Sindicatos de santarém.

Org. União dos Sindicatos do Distrito de Santarém

Horário: 21h00

Local: Sala de Leitura Bernardo Santareno

Sala de Leitura Bernardo Santareno

2016-09-30  -  2016-09-30

Cesta d’Artes

cesta d'artes

30 set. | Tema livre

Cesta d’Artes

Traga as suas fotografias para projeção e mostre-nos a sua arte.

Org. Teatrinho de Santarém e Centro Cultural Regional de Santarém

Apoio: COPIMODEL – Centro de Cópias e Imagem

Horário: 21h30

Local: CCRS – Fórum Actor Mário Viegas

CCRS – Fórum Actor Mário Viegas

2016-10-01  -  2016-10-29

Exposição Ed Ribeiro: o Pintor dos Orixás

exposição ed ribeiro

1 a 29 out. | Exposição

Ed Ribeiro: o Pintor dos Orixás

“(….) Uma imensa busca de transformação e de expressão em pinturas que retratam o mundo mágico e misterioso do Candomblé, de enorme importância para formação cultural do Brasil. Ed Ribeiro entende com profundidade toda a ligação da religião e da arte com a sensibilidade do nosso povo, na procura da valorização universal da cultural brasileira. (…)”

Neville D’Almeida (cineasta)

Os trabalhos de Ed Ribeiro resultam de forma inovadora de pintar, sem utilizar pincel ou outros instrumentos. Todos os trabalhos são feitos derramando as tintas e movimentando a tela, criando imagens fortes com uma profusão de detalhes.

A obra de Ed Ribeiro tem sido reconhecida no Brasil (Medalha de Ouro da Sociedade Brasileira de Belas Artes) e internacionalmente (Láurea da Academie de Arts e Scienes et Lettres de Paris). Tem realizado exposições no Brasil, em França, EUA, Noruega e em Portugal, entre as quais citamos, por exemplo, na sede da ONU em Nova Iorque ou no Museu do Louvre em Paris.

Inauguração 1 de outubro às 16h00.

Horário: terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Local: Casa do Brasil | Casa Pedro Álvares Cabral