Santarém recebe ações de ativação da Chave Móvel Digital
O Município de Santarém vai receber seis ações de ativação da Chave Móvel Digital, da responsabilidade da AMA - Agência para Modernização Administrativa, de 15 a 18 de março. As ações de ação de capacitação de serviços digitais vão decorrer na Casa do Campino, no âmbito das Festas de S. José: nos dias 15, 16 e 17, das 19h00 às 22h00, e no dia 18, das 10h00 às 19h00.
Nos dias 16 e 17, as ações decorrem das 10h00 às 17h00, nos Paços do Concelho, para os trabalhadores do Município.
Os cidadãos precisam de ter consigo:
1.Via Biometria (só para portugueses com Cartão de Cidadão):
a. Um Smartphone;
b. Acesso à Internet no equipamento;
c. Capacidade para instalar a app autenticação.gov nesse equipamento;
d. Cartão de Cidadão dentro do prazo de validade.
2. Processo normal de registo (portugueses e estrangeiros, com ou sem Cartão de Cidadão):
a. Identificação Civil:
i. Portugueses: Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade;
ii. Estrangeiros: Passaporte, Título de residência, Cartão de Residência (números da Segurança Social, Serviço Nacional de Saúde e de Contribuinte - NIF);
b. Telemóvel (não é necessário ser Smartphone, basta que o equipamento receba SMS’s).
Não é necessária a carta com os códigos PIN do Cartão de Cidadão.
Para Diogo Gomes, Vereador responsável pela transformação digital do Município de Santarém “esta ação é de grande importância e insere-se na estratégia em curso na edilidade e tem como objetivo promover o uso da chave móvel digital, nas tarefas diárias dos munícipes em geral, e dos funcionários do município, em particular”.
A AMA também vai realizar as seguintes ações de capacitação: autenticação em 5 sites do Estado e demonstração de assinatura digital.
A Câmara de Santarém pretende reforçar a capacitação dos trabalhadores com as ferramentas que a Administração Pública e a AMA já disponibilizam para a prossecução e operacionalização para a transição digital, alicerçado sobretudo no reforço das potencialidades do sistema de gestão documental (MGD) em uso. Para assegurar o sucesso de uma das ações em operacionalização: a integração do uso da Chave Móvel Digital com o MGD, bem como a assinatura digital integrada no SPO (Sistema de Processo de Obras) – entendemos ser oportuno a envolvência e reforço das competências digitais, não só dos funcionários do Município de Santarém como dos cidadãos em geral, no uso desta ferramenta, tão facilitadora da desmaterialização processual que pretendemos.
A Chave Móvel Digital é a forma simples e segura de autenticação em vários sites públicos e privados. Com um simples PIN de 4 a 8 dígitos, permite aceder online a uma grande diversidade de portais e de serviços digitais, para além de possibilitar que a assinatura de documentos eletrónicos, seja simples ou qualificada.