Misericórdia de Santarém promove X Ciclo de Conferências em Economia Social
A Santa Casa da Misericórdia de Santarém promove hoje, dia 23 de maio, no Teatro Sá da Bandeira, o X Ciclo de Conferências em Economia Social, subordinado ao tema: “Um Olhar integrador nas Organizações de Economia Social”. A sessão de abertura desta iniciativa, integrada nas comemorações do 523.º Aniversário da Misericórdia de Santarém, contou com a participação de Diogo Gomes, Vereador do Município de Santarém, de Hermínio Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, de Renato Bento, Diretor da Segurança Social de Santarém e de Sónia Seixas, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Santarém.
Diogo Gomes felicitou a Misericórdia de Santarém pelo seu 523º aniversário e pela promoção deste Ciclo de Conferências, sob o tema “Olhar as Diferenças” e referiu que “Falamos de uma Instituição com reconhecido mérito no trabalho que desenvolve e na procura das melhores soluções face às necessidades da comunidade, sendo este encontro, um momento que proporciona o pensar, refletir e analisar, quando somos diariamente confrontados com a necessidade de agir, muitas das vezes em situações de emergência”.
O Vereador da Câmara de Santarém referiu que o Município de Santarém “congratula-se e agradece a pertinência do tema deste Ciclo de Conferências, num Concelho onde contamos com uma rede de trabalho em parceria, onde se valorizam os diferentes olhares e diferentes experiências, convictos que juntos e disponíveis nesta caminhada conseguiremos criar novas perspetivas e modelos de intervenção, ajustados aos problemas e desafios dos nossos dias”.
A organização deste X Ciclo de Conferências em Economia Social que está a decorrer até ao fim da tarde de hoje, convidou quem tem, quem vive experiências de integração, quem não tem receio de as partilhar e continuar a pensar sobre um futuro onde a Imigração e os Imigrantes fazem parte.
A sessão da tarde conta com uma apresentação de Fátima Gameiro, da Universidade Lusófona, sobre “Violências(s), Oficinas de Arte no D’ARTE, por Ana da Silva, do Instituto Politécnico de Santarém, apresentação dos resultados do Projeto D’ARTE e debate com Fernando Castelo Branco, Diretor Executivo da ADORIOR - Assessoria Económica Lda. .
Para além das questões identificadas pretendem ainda refletir e dar a conhecer os resultados da intervenção preconizada nos últimos três anos, pelo projeto D’AR-TE, dinamizado na Casa de Acolhimento Residencial da Misericórdia de Santarém.
Este projeto teve como objetivo a diminuição e a prevenção de situações de (re)incidência da agressão, através da promoção de competências pessoais, da socialização interpessoal e do fomento das relações, com recurso à integração sistémica de um conjunto de atividades de estimulação, nas áreas do desporto (judo), das artes e da realidade virtual, intervindo na individualidade das crianças e jovens, potenciando comportamentos mais integradores, quer na Casa de Acolhimento, quer na Comunidade onde estão integrados.