Alunos da Escola Básica de Pernes lançam Livro no Dia da Criança
A Biblioteca de Pernes recebeu ontem, dia 1 de junho, a apresentação do Livro "Histórias da Imaginação em torno do Pião”, realizado pelas crianças da Escola Básica e Jardim de Infância de Pernes com o apoio das suas famílias.
A Coletânea de histórias escritas e ilustradas pelos alunos da EB1/JI de Pernes foi lançada no Dia Mundial da Criança e contou com a participação de João Teixeira Leite, Vice-Presidente do Município de Santarém, de Diogo Gomes e Nuno Domingos, vereadores da Câmara de Santarém, de Raúl Violante, Presidente da Junta de Freguesia de Pernes, de Manuel Maia Frazão, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, de Maria Helena Vieira, Diretora do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, de Cândido de Azevedo, dos alunos da EB1/JI de Pernes, professores e familiares dos alunos.
Nuno Domingos dialogou com as crianças e disse-lhes que veio “ao lançamento do Livro ouvir as vossas histórias. As histórias que escreveram.”
O Vereador com o Pelouro da Cultura “confidenciou” ainda aos alunos da EB1/JI de Pernes que “nunca tinha estado num lançamento dum livro com tantos autores” – mais de cem autores, e lembrou os alunos que “é importante ler e escrever para que as histórias que queremos contar não se percam”.
Raúl Violante lembrou que a elaboração deste livro surge do “desafio lançado às crianças desta escola de Pernes, para elaborarem contos e desenhos, com a temática do pião. Este desafio surge do grande entusiasmo que estas crianças demonstraram quando participaram nas comemorações do Dia Mundial do Pião, no dia 12 de outubro de 2022, em que tiveram oportunidade de ver uma enorme variedade de piões”.
O Presidente da Junta de Pernes referiu que “tendo em conta que o pião é uma das imagens de marca da nossa terra”, e que “Os torneados de madeira tiveram o seu início em Pernes, no ano de 1776, com a instalação de uma fábrica de limas, anexa à serralharia instalada em 1772 (…), O fabrico de limas exigia o fabrico de cabos de madeira, daí ao tornear o pião foi um salto”.
Integrado no Projeto “DAC – Património Local de Pernes”, cada aluno da EB1/JI de Pernes construiu uma história com a colaboração da família, que foi posteriormente partilhada e ilustrada, em contexto de sala de aula. Este livro tem como objetivo estimular o conhecimento do património local, ao mesmo tempo que envolve as crianças na elaboração de lembranças da escola, com vista à construção do futuro Museu do Pião de Pernes.
Com o espólio doado recentemente a Pernes, pelo Professor Cândido de Azevedo, com grande significado histórico e cultural, tendo em conta que se trata de um valioso conjunto de peças relacionadas com a presença portuguesa no Oriente, entre os quais, mais de mil piões, de diversas formas e materiais, vai ser criado um Centro Museológico, constituído pelo Museu do Pião e pela Galeria do Oriente, tendo em conta o vasto espólio que alavancou, durante três décadas: tapeçarias, faianças, quadros, pedras preciosas, mobiliário, artigos musicais e relógios.
O Museu vai ser criado no centro da Vila, num edifício que a Junta de Freguesia de Pernes já adquiriu, e que vai albergar o Museu do Pião e a Galeria do Oriente.