Arquivo Histórico Municipal
ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL

Câmara Municipal de Santarém, 2007
O Arquivo Histórico Municipal é composto pela produção documental e informativa ao longo da sua existência temporal, no âmbito das funções exercidas pelo serviço camarário municipal e sua administração.
A documentação que constitui o referido acervo, que se encontra armazenada no edifício da Biblioteca Municipal de Santarém, não chegou até nós na sua totalidade por inerência de diversas calamidades sofridas ao longo do tempo, desde fogo ao excesso de humidade (vestígios encontrados na informação existente), ou ainda a recolha de documentação a mando da monarquia para a Torre do Tombo.
A informação contida no Arquivo Histórico Municipal constitui a história da administração local e do Concelho na sua época.
Este Fundo é composto pela legislação, normas e posturas municipais próprias de sua administração e confirmadas nas Ordenações régias (ALBUQUERQUE e NUNES 1998, VII, 20, 170, 202, 612-613); (LIÃO; COSTA 1987, 168v).
O Arquivo é possuidor de algumas das Posturas Municipais compreendidas entre os séculos XVII e XVIII; Livros de Atas do século XVII-XX; do livro “Livro do Tabelião da Azinhaga” , do século XVI; Livros de Notas; Registo Geral; Escrituras; Impostos (Real de Água, imposições, terças, quintos, décima); Pautas Camarárias; Arrematações; Tombos; Correições; Rendas; Fianças; Orçamentos; Receita e Despesa; Cofre do Órfãos; Justiça (Autos de Agravo; Autos Cíveis) igualmente compreendidos entre os séculos XVI a XIX e duzentas caixas de informação (não livro) manuscrita, por tratar arquivisticamente, igualmente compreendida no século XVI-XIX.
Existe ainda, documentação do século XX como: Recenseamento Militar; Registo de Correspondência Recebida, Expedida; Registo de Requerimentos; Relatórios de Atividades e Contas e Escrituras Notariado Privativo.