Operação Floresta Segura 2021
De modo a dar cumprimento ao definido no Decreto-Lei 124/2006, à semelhança dos anos anteriores, a Guarda Nacional Republicana (GNR) desencadeou a Operação Floresta Segura 2021, no concelho de Santarém.
A operação iniciou-se dia 22 de fevereiro, com a fase de monitorização e sensibilização, seguida da primeira fase de fiscalização. Esta operação é realizada através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), da Unidade de Emergência, de Proteção e Socorro (UEPS) e dos Comandos Territoriais, para prevenir comportamentos de risco com a finalidade de garantir a segurança das populações e do seu património e salvaguardar o tecido florestal nacional.
Na primeira fase de fiscalização foram identificadas um total de 139 situações de incumprimento face ao estabelecido no DL 124/2006, na sua atual redação. Estes incumprimentos dizem respeito a terrenos/faixas com necessidade de limpeza, e portanto, onde a gestão de combustíveis não foi realizada ou não respeita os critérios definidos no Decreto-Lei anteriormente mencionado.
Numa segunda fase de fiscalização, caso ainda se verifiquem situações de incumprimento, serão elaborados os referidos autos de contraordenação no âmbito do Decreto-lei 124/2006.
No mapa em baixo, é possível aceder a essa informação, onde cada ponto marcado no mapa corresponde à localização dos terrenos/faixas onde a GNR registou não ter sido realizada a gestão de combustíveis, e que, portanto, se encontraram em situação de incumprimento.
Esta passagem foi feita nos dias 2 e 5 de março de 2021. Ao clicar sobre cada um dos pontos, é possível aceder a informação mais detalhada do mesmo, nomeadamente o tipo de infração e a freguesia.
Caso pretenda poderá descarregar aqui o ficheiro no formato .kmz (compatível com Google Earth e ArcGis Earth).