I Semana do Piano de Santarém - Cancelado

O Conservatório de Música de Santarém (CMS) organiza a I Semana do Piano em Santarém, com o diretor artístico André Piolanti, Coordenador do Departamento de Teclas e Acordeão deste Conservatório.
O número de praticantes é limitado. Inscrições até 13 de março, através do email ou 91 53 35 478, 91 38 90 411, 243 327 070.
Programa:
30 mar. | Workshop de Improvisação ao Piano – Ricardo Sá Leão
Como parte integrante do projeto ''I Semana do Piano'' do CMS, propõe-se um workshop de improvisação ao Piano, cujo público alvo são jovens estudantes de Piano.
Para além de uma breve exposição com fundamentação teórica, no início do workshop, prevê-se que a interação com os alunos seja, essencialmente, prática e dinâmica ao longo do dia.
Esta atividade tem a duração prevista de 6 horas e decorre em 4 períodos: 9h30-11h00, 11h15-12h45, 14h30-16h00 e 16h15-17h45.
Os docentes envolvidos na preparação desta atividade estão conscientes que não é possível formar improvisadores proficientes em apenas um dia. No entanto, esta abordagem pode abrir caminhos de exploração e trabalho para o desenvolvimento integrado de competências de musicalidade prática e de criatividade. Estas constituem um complemento de formação que lhes permite não só aprender a fazer música "para além da partitura", mas também lhes possibilitará uma abordagem mais informada em relação ao estudo do reportório pianístico.
Local: Conservatório de Música de Santarém
31 mar. | Workshop de Leitura à primeira vista – Jaime Mota
Jaime Mota, considera a leitura à 1ª vista um tema cada vez mais indispensável na formação de jovens pianistas. Não se trata de uma matéria teoricamente complexa, mas exige uma metodologia adequada, concreta, eficaz e essencialmente prática. As lacunas apresentadas por vários pianistas sobre este assunto, levou a que o pianista introduzisse esta temática na formação dos seus alunos, de forma prematura, consciente, meticulosa e progressiva.
Jaime Mota escreveu um livro de âmbito teórico sobre a leitura e o acompanhamento ao Piano, onde procurou deixar alguns alicerces fundamentais nestas matérias. A par disso, tem realizado vários workshops onde o objetivo principal é desenvolver, coletivamente, as capacidades de cada jovem pianista neste domínio.
Local: Conservatório de Música de Santarém
01 abr. | Concerto de Professores
Horário: 21h00
Local: Teatro Taborda
02 abr. | Aula Aberta – O Alfabeto em Música – Bernardo Santos
Horário: 11h00
Local: Teatro Taborda
Danças e Contradanças: Espetáculo de Piano e Dança (audição)
Horário: das 18h00 às 20h00
Local: Teatro Taborda
03 abr. | I Concurso Interno de Piano
Horário: das 09h00 às 20h30
Local: Teatro Taborda
Todas as datas
- De 2020-03-30 09:30 a 2020-04-03 20:30