Assembleia de Investigadores Nº 105

ASSEMBLEIA DE INVESTIGADORES Nº 105
“O Palácio da Anunciada: quotidiano, “novidades e modernidades” de uma casa nobre lisboeta nos finais do Antigo Regime"
O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) realiza a Assembleia de Investigadores n.º 105. Da sessão solene consta a comunicação “O Palácio da Anunciada: quotidiano, “novidades e modernidades” de uma casa nobre lisboeta nos finais do Antigo Regime", proferida por Carlos José de Almeida Franco.
Resumo:
Nesta comunicação, o autor, partindo do estudo do arquivo da Casa de Rio Maior e do Palácio da Anunciada, propriedade dos Condes e, depois, Marqueses de Rio Maior, situado na Rua das Portas de Santo Antão, em Lisboa, propõe-se enunciar, numa perspetiva abrangente, o quotidiano naquela casa nobre nos últimos anos de Setecentos e ao longo do primeiro quartel do século XIX, demonstrando, pela análise de patrimónios de diferentes matrizes, a existência, de um dia-a-dia onde ressaltam muitas ideias provenientes de um novo quadro político, económico e social, anunciando os modos de vida e os modelos das casas das elites da Lisboa contemporânea.
Currículo:
Carlos Franco é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mestre em Artes Decorativas e doutorado em Estudos do Património pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
É investigador integrado do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR) – Escola das Artes/Universidade Católica Portuguesa, membro do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, formador de professores nas áreas e domínios da História da Arte, Didácticas Específicas da História e Didácticas Específicas da História da Arte.
Tem estudado e organizado arquivos familiares e participado em cursos, seminários, conferências e ações de formação relacionadas com o estudo dos interiores decorativos e as vivências domésticas nos séculos XVIII e XIX. Publicou diversos artigos acerca desta temática e é autor dos livros “O mobiliário das elites de Lisboa na segunda metade do século XVIII” (Livros Horizonte), “Casas das elites de Lisboa: objetos, interiores e vivências 1750-1830” (Scribe) e” Madame Burnay: modas e figurinos de Oitocentos” (Scribe).
(Entrada livre)
Todas as datas
- 2018-02-08 18:30 - 20:00