Exposição "Pedra conta-me histórias"

O Departamento de Educação Pré-escolar do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, organiza e apresenta este projeto coletivo com a parceria da Câmara Municipal de Santarém, e que conta com a participação de todos os agrupamentos de Escolas do Concelho, IPSS e instituições particulares de ensino.
O grande objetivo é valorizar e dar a conhecer o olhar das crianças perante o património cultural e artístico da terra onde vivem. Todos sabemos a importância da forma como o conhecimento artístico e cultural é integrado nas atividades de expressão e nos questionamos até que ponto a mesma integração é feita com intencionalidade pedagógica.
Conscientes de que cabe aos profissionais de educação fomentar a experiência artística em contexto de jardim de infância, mais uma vez nos lançámos ao desafio de proporcionar condições de contacto com a arte.
A proposta que vos trazemos foi em parte inspirada numa frase de Almeida Garrett, referindo-se à monumentalidade deste lugar:
“Santarém é um livro de pedra em que a mais interessante das nossas crónicas está escrita.”
Os Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas D.Afonso Henriques situam-se na zona da Serra de Aire e Candeeiros e do rio Alviela e como na zona da serra existem pedras de calçada e na zona do rio existem seixos, surgiu a ideia de juntar os dois tipos de pedra. Com este projeto de trabalho vamos também ao encontro dos temas propostos no documento interno “Organização do ano letivo 2018- 2019”, que são: “Parque Natural da Serra d’Aire e Candeeiros – PNSAC” e o “Património Cultural e Ambiental da Região”.
Partindo deste conjunto de realidades, apresentam a produção de trabalhos em pedra, que podem ser bidimensionais ou tridimensionais. Como se em pleno século XXI sonhássemos dar continuidade àquele livro a que o autor se refere. Não se trata de reproduzir ou fazer recriações em pedra do património que caracteriza a região, mas de, através deste elemento, criar uma tentativa de eternizar factos ocorridos na vida real ou no imaginário. Porque não construir a casinha de pedra da avó do Capuchinho Vermelho, ou a gruta onde os anões da Branca de Neve procuravam pepitas de ouro? Isto para falar de histórias bem conhecidas… Não se descarta, contudo, um outro tipo de produções mais ligadas à realidade da região.
Por isso este projeto é intitulado “Pedra, conta-me histórias.” Desta vez a ideia comum não é tanto o património cultural e artístico, mas o elemento que através do tempo tem sido utilizado e com o qual crianças e educadoras vão trabalhar. Propomo-nos distribuir pelos jardins de infância que queiram envolver-se neste projeto, um Kit com algumas pedras (da serra e do rio) às quais cada grupo poderá juntar as que entender, dando largas à criatividade. Estamos certos de que todos nos vamos admirar e encantar com as produções das nossas crianças.
“Pedras no caminho? Guardo-as todas. Um dia vou construir um castelo”
(Anónimo)
Org.: Docentes do Departamento de Educação Pré-escolar do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques
Parceria: Câmara Municipal de Santarém
Todas as datas
- De 2019-03-16 10:00 a 2019-03-22 17:00