Os Quadros Vivos de Caravaggio | CIA Ludovica Rambelli

Construído com a técnica dos quadros vivos, La Conversione di un Cavallo é um trabalho de extrema simplicidade, mas com um grande impacto visual. Sob os olhos dos espectadores são compostas 23 telas de Caravaggio com os corpos dos atores, usando objetos do quotidiano e tecidos drapeados. Um único ponto de luz ilumina a cena criando uma moldura imaginária. A precisão iconográfica, a expressiva força dos corpos e expressões faciais, trazem amplamente a poesia da realidade que constituem e diferenciam o trabalho de Michelangelo Caravaggio.
As mudanças de quadros são feitas todas à vista, marcadas ritmicamente pela música de Mozart, Bach, Vivaldi e Sibelius.
Este trabalho nasce em 2006, graças a um projeto educacional da Faculdade de Arquitetura Luigi Vanvitelli desenvolvido por Ludovica Rambelli. Após a primeira apresentação a sua força cénica foi clara e forte, marcando logo presença no Festival Maggio dei Monumenti do Museo di Capodimonte, em Nápoles, nas edições de 2008, 2009, 2010, 2011, e por toda a Itália em museus, galerias, praças, igrejas, preservando sempre a sua sugestão, a sua magia, perante um público muito mais atento e cúmplice, de um trabalho artesanal simples mas rigoroso.
Hoje a Companhia Ludovica Rambelli é residente permanente do Museu Diocesano, na Igreja Donnaregina Nuova, em Nápoles.
Lista de obras representadas
1. La Deposizione (1602-1603) Musei Vaticani, Città del Vaticano
2. Estasi di maddalena o Maddalena Klein (1606) Collezione privata.
3. Crocefissione di Pietro (1601) Cappella Cerasi, Santa Maria del Popolo, Roma.
4. Decollazione del Battista (1608) Cattedrale di San Giovanni, La Valletta, Malta.
5. Morte della Vergine (1604) Museo del Louvre, Parigi
6. Giuditta e Oloferne (1599) Palazzo Barberini, Roma.
7. Incredulità di Tommaso ( 1600- 1601) Bildgallerie di Postdam
8. Flagellazione (1607-1608) Museo di Capodimonte, Napoli.
9. Sacrificio di Isacco (1602) Collezione Cremonini
10. Martirio di Matteo (1600) Cappella Contarelli, San Luigi dei Francesi, Roma.
11. Annunciazione (1609-1610) Musée des Beaux-Arts, Nancy.
12. Adorazione dei Pastori (1609) Museo Nazionale, Messina.
13. Riposo durante la fuga in Egitto (1595-1596) Galleria Doria Panphilj, Roma.
14. Madonna dei Pellegrini (1604-1606) Sant’Agostino, Roma.
15. Santa Caterina d’Alessandria (1597) Museo Thyssen-Bornemisza, Madrid.
16. Narciso (1599) Palazzo Barberini, Roma.
17. Giovanni Battista (1604) Nelson-Atkins Museum of Art, Kansas City, Missouri.
18. Seppellimento di Santa Lucia (1608) Santa Lucia, Siracusa.
19. Martirio di Sant Orsola (1610) Palazzo Zevallos, Napoli
20. Resurrezione di Lazzaro (1609) Museo Nazionale, Messina.
21. La Maddalena (1594-1595) Galleria Doria Panphilj, Roma.
22. San Francesco in Estasi (1594-1595)Wadsworth Atheneum, Hartford.
23. Bacco (1596-1597) Galleria degli Uffizi, Firenze.
Canestra con Frutta (1596) Pinacoteca Ambrosiana, Milano
Biografia
Dora de Maio é uma atriz, performer e professora de teatro. No final dos anos 90, integrava a Companhia de Teatro Malatheatre, dirigida por Ludovica Rambelli, primeiro como atriz e depois como assistente de direção. Frequentou a escola Campo Teatrale em Milão com o maestro Matteo Lanfranchi, continuou a estudar teatro incluindo o treino com artistas nacionais e internacionais. Em paralelo com o seu treino teatral, tirou um mestrado em comunicação e marketing da indústria do entretenimento (2007) e trabalhou como professora de teatro em sistemas prisionais e áreas desfavorecidas (2008) – licenciou-se com honras em Humanidades, no departamento de Arte e Entretenimento da Universidade de Salermo (2003). Após uma experiência de trabalho contínuo no Teatro Pubblico Campano, trabalhou como especialista em artes dramáticas e ensinou escrita e leitura em workshops. Entre 2012 e 2015, leccionou o workshop “Il mondo incantato. Impariamo a raccontare un fiaba” (O mundo encantado. Aprendamos a contar uma história) na Suor Orsola Benincasa, Universidade de Nápoles. Entre 2012 e 2017, leccionou um curso avançado de ensino de teatro e desde 2018, tem sido professora e membro do comité educacional no Mestrado em Gestão dentro e fora da escola, na mesma universidade, na Suor Orsola Benincasa, Universidade de Nápoles. Paralelamente produz performances para museus como o “Pan” (Palazzo Arti Napoli), o “Mann” (Museu nacional de Arqueologia de Nápoles) e o Donnaregina, Museu de Arte Contemporânea. Em 2016, consegue o certificado de instrutora de yoga no centro internacional Sivananda Yoga Vendanta. Fala Francês e Espanhol fluentemente. De momento, dirige a Companhia Ludovica Rambelli.
Ficha Técnica
Direção Ludovica Rambelli | Assistente de direção Dora De Maio | Atores Andrea Fersula, Serena Ferone, Ivano Ilardi, Laura Lisanti, Chiara Kija, Antonella Mauro, Paolo Salvatore, Claudio Pisani | Música Lux Aeterna, Requiem, Mozart; Erbarme dich mein Gott, Passione secondo Matteo, Bach; Corale, Passione secondo Matteo, Bach; Il Favorito, Vivaldi; Es ist vollbracht, Passione secondo Giovanni, Bach; Valse triste, Sibelius
Teatro
Sáb, 13 abr
21h30
Catedral de Santarém
Classificação Etária: M/06
Duração: 00h40
Lotação limitada ao espaço
Mais informações em www.cm-santarem.pt ou na página do facebook Santarém Cultura
Todas as datas
- 2019-04-13 21:00 - 22:10