Antestreia Nacional do Filme “Prazer, Camaradas!” de José Filipe Costa

Local: Teatro Sá da Bandeira | Localidade: Santarém
PRAZER CAMARADAS!
Um filme de José Filipe Costa
Organização: Cineclube de Santarém.
M/12 | 105min | 2019 | Preços: 2,50€ sócios do Cineclube e estudantes | 5€ público geral
21 de abril 2021 às 19h
1975 – pós-revolução 25 de Abril. Eduarda, João e Mick viajam da Europa do Norte para trabalharem nas cooperativas das herdades ocupadas em Portugal.
Como muitos outros, ajudam nas actividades rurais e pecuárias, dão consultas médicas, aulas de planeamento familiar, mostram filmes de educação sexual e participam nos bailes tradicionais. Vêm fazer a revolução sexual, abalando as velhas certezas de quem viveu tanto tempo em ditadura: como convivem homens e mulheres nas aldeias do Ribatejo? Por que é que as mulheres têm de ir virgens
para o casamento? Por que é que só os homens têm direito ao prazer sexual?
O filme explora as tensões, mas também as cumplicidades e os amores
que nascem entre os “estranjas” e os camponeses. As diferenças entre
os “camaradas do Norte” e os “camaradas do Sul” manifestam-se, não
apenas na língua e na cultura, mas na esfera da intimidade e das relações conjugais, na demonstração do afecto e do comportamento do corpo, no modo de viver o casamento, ou de dividir as tarefas domésticas entre homens e mulheres.
Mapa
Todas as datas
- 2021-04-21 19:00 - 20:30