Ass. De Investigadores Nº 120 - “O Tejo português "

Local: Casa de Portugal e de Camões | Localidade: Santarém
“O Tejo português no final da Pré-História. Circulação de ideias, de produtos e de pessoas no decurso do Bronze Final (ca. 1300-850 a.C.)”
O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) realiza a Assembleia de Investigadores n.º 120.
Durante a Sessão Solene é proferida a comunicação “O Tejo português no final da Pré-História. Circulação de ideias, de produtos e de pessoas no decurso do Bronze Final (ca. 1300-850 a.C.)”, por João Luís Serrão da Cunha Cardoso.
Resumo:
O maior rio peninsular teve um papel determinante, ao longo dos tempos, na circulação de pessoas, de bens e das ideias, para além de ter favorecido o próprio povoamento humano verificado ao longo do extenso seu curso. Nesta comunicação, apresenta-se a realidade recuperada pela Arqueologia para uma época para a qual se conhecem, ao longo do Tejo, notáveis evidências materiais, o Bronze Final (ca. 1300-850 a.C.), respeitantes tanto à natureza e diversidade dos espólios recuperados como aos vestígios dos próprios sítios habitados e funerários identificados. O levantamento e caracterização das mais importantes destas ocorrências explica o acréscimo da importância do sítio de Santarém logo a partir dos alvores da Idade do Ferro.
Currículo:
João Luís Serrão da Cunha Cardoso é Professor Catedrático da área da História (Pré-História e Arqueologia) da Universidade Aberta (Lisboa).
Membro da Academia Portuguesa da História, da Academia das Ciências de Lisboa, da Real Academia de la Historia (Madrid) e do Instituto Arqueológico Alemão (Berlim).
A sua atividade como arqueólogo iniciou-se em 1975, sendo presentemente autor ou co-autor de mais de 650 publicações, incluindo artigos, capítulos de livros e livros, entre os quais duas sínteses da Pré-História de Portugal. Membro do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.
(Entrada livre)
Mapa
Todas as datas
- 2018-12-06 18:30 - 20:00