UF Achete, Azoia Baixo e Póvoa Santarém
![]() |
![]() |
![]() |
União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém
A união de freguesias foi criada no âmbito da reorganização administrativa do território - Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro
Casais da Igreja – 2000-336 Achete
243 469 555 | 243 468 330
Rua dos Barreiros Brancos, nº 4 – 2005-099 Azoia de Baixo
243 468 149 | 243 468 240
Rua da Igreja - 2000-531 Póvoa de Santarém
243 428 428 | 243 428 428
Órgão Executivo (Junta de Freguesia)
Presidente: Guida Isabel Finote Henriques Botequim da Gaga
Secretário: António João Ferreira Henriques
Tesoureiro: Nelson Frazão Almeida Mendes
ACHETE
Área: 32,163 km2 | Distância à sede do Concelho: 12 Km
1918 habitantes = 938 H | 980 M (Censos 2011)
Atividades Económicas: Agricultura, Pecuária, Lagares de Azeite e Rações para animais
Situada na zona do Bairro, fazendo parte dos famosos olivais de Santarém, a freguesia de Achete (antiga paróquia de N. Senhora da Purificação) dista 12 km da sede do Concelho.
Embora seja desconhecida a data da sua fundação sabe-se que Achete, referida como “Acheita” num documento de 1393, é uma das freguesias mais antigas do concelho de Santarém, como o demonstram as esculturas cristãs datadas dos séculos VII /VIII encontradas nos calabouços da sua Igreja Matriz.
Freguesia predominantemente agrícola, foi uma comenda da Ordem de Cristo.
Devido à riqueza das suas terras, colheu do Rei D. Dinis importantes benefícios ligados à cultura dos campos. Foi, por esse motivo, solar de algumas famílias nobres.
As culturas predominantes continuam a ser as de trigo e de oliveira.
O turismo rural está em crescimento nas vertentes da caça e tiro desportivo pela ação, principalmente, de uma dinâmica associação de caçadores local.
AZOIA DE BAIXO
Área: 4,750 km2 | Distância à sede do Concelho: 7 Km
297 habitantes = 124 H | 173 M (Censos 2011)
Atividades Económicas: Agricultura, pecuária, lagares de azeite e turismo
Situada num vale sobre a margem direita de um pequeno ribeiro, o Alvaiázere, afluente do Rio Tejo, a freguesia de Azoia de Baixo (antiga paróquia de N. Senhora da Conceição) dista 7 quilómetros da sede do Concelho.
O topónimo Azoia é de origem árabe (az-zâwiya) e significa canto, ermida ou capela.
Azóia de Baixo é uma povoação muito antiga, de fundação anterior à nacionalidade.
A vinda de Alexandre Herculano para a Quinta de Vale de Lobos contribuiu bastante para o desenvolvimento desta freguesia. Na agricultura, introduziu a cultura da beterraba, construiu um lagar de azeite e outro de vinho e uma azenha. Dedicou-se à produção de azeite de qualidade, que viria a comercializar, através da casa Jerónimo Martins, sob o nome "Azeite Herculano". Este azeite alcançou por diversas vezes os primeiros lugares em exposições industriais. A população da freguesia erigiu um monumento em sua memória.
A agricultura é uma das mais importantes atividades económicas da freguesia, tal como a pecuária, a indústria de betão, a carpintaria, a construção civil e o comércio que têm tido um papel igualmente importante na economia local.
PÓVOA DE SANTARÉM
Área: 7, 938 km2 | Distância à sede do Concelho: 9 Km
708 habitantes = 342 H | 366 M (Censos 2011)
Atividades Económicas: A Agricultura é predominante
Situada num outeiro, rodeada de olivedos seculares, na zona do "Bairro", a freguesia da Póvoa de Santarém dista 9 km da sede do Concelho.
Foi criada a 5 de Agosto de 1673, depois da sua separação da Azóia de Baixo.
O seu nome era então "Póvoa dos Galegos", topónimo que, segundo o historiador Albertino Henriques Barata, tem origem no facto de aqui se terem radicado muitos trabalhadores oriundos das Beiras e de Trás-os-Montes, destinados à construção de estradas, nos reinados de D. Pedro e D. Luís, a quem chamavam galegos. Os campos desta freguesia são bastante produtivos. Os seculares olivedos, assim como os vinhos e pomares, constituem, em finais do Séc. XX, a sua maior riqueza. Tem uma excelente localização no que respeita a rodovias sendo por isso um local popular como residência.