Museu Municipal
Breve Historial
A realidade museológica de Santarém nasce com a publicação do alvará de 16 de Fevereiro de 1876, da iniciativa do Governador Civil do Distrito, José Ferreira da Cunha e Sousa (1813-1912). O local escolhido para a instalação do Museu de Santarém foi a igreja de S. João do Alporão, então sede de uma sociedade particular de teatro.
Após obras de remodelação que decorreram entre 1877 e 1889, o Museu abriu ao público, com um figurino distrital, no ano de 1889, passando para a competência municipal apenas três anos depois, em 24 de Dezembro de 1892. Após uma longa hibernação, em 1992 o município de Santarém determina o fecho do velho ‘Museu dos Cacos’, iniciando uma profunda reestruturação.
As bases fundamentais da realidade museológica actual repousam numa estrutura polinucleada, integrando os núcleos já existentes: Núcleo Museológico de Arte e Arqueologia (Igreja de S. João do Alporão), Núcleo Museológico do Tempo – 1ª fase (Torre das Cabaças), Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire e Centro de Interpretação Urbi Scallabis
Para mais informações consulte o site do Museu Municipal de Santarém em http://museu.cm-santarem.pt/.
Poderá efetuar aqui a marcação de visitas.