PiiCiE LT

O PIICIE LT é um projeto piloto e inovador em Portugal, baseado num modelo integrado e multidimensional, que visa combater o abandono e o insucesso escolar e promover o sucesso educativo.
A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) é a promotora do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE LT), financiado pelo Fundo Social Europeu no âmbito do Portugal 2020 – Alentejo 2020, tendo como parceiros 10 municípios da Lezíria do Tejo. O PIICIE LT dirige-se a alunos do pré-escolar ao ensino secundário, abrangendo ainda as respetivas famílias e comunidade educativa.
O PIICIE LT é um projeto piloto e inovador em Portugal, baseado num modelo integrado e multidimensional, que visa combater o abandono e o insucesso escolar e promover o sucesso educativo no biénio 2020-2022, tal como ocorreu no triénio 2017-2020, através do desenvolvimento integrado de ações de excelência.
O Município de Santarém conta com uma Equipa Multidisciplinar de 5 técnicas, na área da Psicologia (2), Educação Social (2) e Animação Cultural (1), desenvolvendo as várias ações /atividades nos 4 Agrupamentos Escolares - AE Afonso Henriques, AE Alexandre Herculano, AE Sá da Bandeira e AE Ginestal Machado.
O PIICIE LT pretende dinamizar e implementar ações que promovam o desenvolvimento de competências socioemocionais, criatividade, inovação, cidadania, pensamento crítico e resiliência, entre outras.
EDUCAÇÃO POSITIVA
EDUCAÇÃO PELA INOVAÇÃO

Considerando-se a necessidade de desenvolver a ligação da comunidade educativa ao território da Lezíria do Tejo, definiram-se estes dois eixos de intervenção para a dinamização e implementação de subprogramas e atividades que possibilitem o trabalho em torno do desenvolvimento de competências socioemocionais, a criatividade e a inovação, o pensamento crítico e a resiliência, o espírito de equipa, a autonomia, a literacia científica, tecnológica, cultural, e o intercâmbio de experiências.

O PIICIE LT procura promover a igualdade de acesso ao ensino, fomentando a qualidade e eficiência da aprendizagem, educação e formação, e prevenindo o absentismo e abandono escolar. Paralelamente, o PIICIE LT pretende potenciar nas gerações futuras uma cidadania ativa, responsável e participativa.
EIXOS DE EDUCAÇÃO POSITIVA – AÇÕES
ACADEMIA DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (do PRÉ-ESCOLAR ao ENSINO SECUNDÁRIO)
Pretende promover a SAÚDE emocional e prevenir a doença mental através do desenvolvimento da Inteligência emocional (IE) das crianças e jovens potenciando o seu desempenho académico, sucesso escolar, motivação, autoconfiança e autoestima; através da realização de avaliações e acompanhamentos psicológicos, workshops e ações de sensibilização / seminários / colóquios; e implementação de um Programa de Oficinas Criativas de Inteligência Emocional em contexto de sala de aula que consiste num treino de competências socioemocionais.
PROGRAMA DE MENTORIA (2ºCEB E 3ºCEB)
Através da realização de sessões individuais semanais de Mentoria os alunos do 2º e 3º CEB, trabalham em contexto escolar um plano de desenvolvimento pessoal e de concretização de objetivos ao nível comportamental, socioemocional e relacional, com especial enfoque em metas escolares.
Pretende promover o sucesso de alunos do 2º e 3º CEB que se encontram em risco médio ou forte de abandono ou de insucesso educativos; favorecer o aumento do desempenho escolar médio; reduzir o número de negativas por aluno e o número de alunos com, pelo menos, uma negativa.
EDUCAÇÃO PARENTAL POSITIVA E CONSCIENTE NA LEZÍRIA DO TEJO
Através da implementação de Grupos de Pais, do acompanhamento psicológico parental individual e da realização de Ciclos de Seminários de treino de competências parentais e estilos educativos positivos; procura dar suporte e formação parental ajudando os pais a compreender as suas próprias necessidades e as dos seus filhos, nomeadamente ao nível do desenvolvimento infantil. Em simultâneo visa incrementar a relação entre os contextos familiar e escolar e potenciar o envolvimento dos pais na educação dos seus filhos.
BOOTCAMPS DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
Recorrendo a aprendizagem não formal, pretende-se fomentar o desenvolvimento de talentos, a cidadania ativa, espírito e conhecimento empreendedor, do pensamento crítico, da responsabilidade e do potencial criativo o crescimento saudável onde a igualdade de direitos e o respeito pelo próximo sejam um alicerce inabalável. Capacitar os jovens para os desafios da vida com confiança, foco, assertividade, resiliência, liderança, resolução de problemas e trabalho em equipa.
OFICINAS CRIATIVAS DE MEDITAÇÃO MINDFULNESS
Visa ajudar a criança a conhecer, a aceitar e a gerir as suas emoções, promovendo a capacidade de autocontrolo e a autorregulação, desenvolvendo competências sociais positivas e potenciando diferentes formas de expressão e comunicação, bem como a atenção e concentração. Pretende aumentar o foco, o bem-estar e a calma, com técnicas de meditação mindfulness, relaxamento e gestão emocional.
EIXOS DE EDUCAÇÃO PELA INOVAÇÃO – AÇÕES
LABORATÓRIO MÓVEL DE INOVAÇÃO E APRENDIZAGENS CTEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (pré-escolar e Secundário)
Pretende criar ambientes educativos inovadores, verdadeiros laboratórios de aprendizagem, espaços de inovação para professores e alunos, propícios à utilização de novas metodologias; repensar o papel pedagógico, da tecnologia e do design em contexto educativo.
Proporcionar experiências recorrendo a materiais do dia-a-dia em ambiente informal, colaborativo e cooperativo, complementando atividades práticas com as disciplinas de Estudo do Meio, Biologia, Ciências Naturais, Física, Química e Educação Física.
ESPAÇOS MUNICIPAIS DE INOVAÇÃO: SALAS DO FUTURO
Ambientes educativos inovadores constituídos por três elementos chave: Espaço, Pedagogia e Tecnologia; tendo o Município 4 espaços inovadores, um em cada agrupamento, estando eles na EB 23 Alcanede, EB 23 Alexandre Herculano, EB 23 D. João II e EB 23 Mem Ramires.
Nestes laboratórios de aprendizagem pretende-se recorrer a metodologias que favoreçam a mudança educativa e a possibilidade de desenvolvimento de competências para o século XXI. Criar novas formas de organização da sala de aula, com recurso a equipamentos inovadores/facilitadores e aceleradores das aprendizagens e potenciar a Educação para as CTEM, através do uso das tecnologias digitais potenciadoras de inovação pedagógica.
EDUCAÇÃO NO PATRIMÓNIO NATURAL E CULTURAL DA LEZÍRIA DO TEJO “DIAS DE AULAS NA NATUREZA”
Através da aprendizagem no exterior (natureza), pretende-se potenciar capacidades cognitivas, motoras e sociais e desenvolver ferramentas criativas, o trabalho de equipa, a capacidade de liderança e de resolução de problemas, privilegiando o saber-fazer, a experimentação e o contato com a natureza/património. Pretende proporcionar aos alunos aprendizagem no exterior, estabelecendo o paralelo entre os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas e o mundo real.
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